Diretor de Kimi no Na Wa e Tenki no Ko comenta sua mudança para finais mais positivos e planos para o futuro

Durante a pré-estreia de Tenki no Ko em Moscou, a Crunchyroll Rússia teve a oportunidade de conversar um pouco com Makoto Shinkai, diretor responsável pelo filme.

A conversa trouxe alguns pontos já comentados pelo diretor, como a influência que ele sofreu pelas mudanças climáticas, e  a forma como retratou isso em seus filmes.

Shinkai aproveitou para reforçar que o clima mostrado em Tenki no Ko é um bem mais agressivo que os vistos anteriormente em suas obras – que normalmente tinha um ar mais poético –, já que era essa mudança brusca que ele queria retratar em seu novo filme.

Outro ponto levantado durante a conversa, foram as possíveis influências que Shinkai poderia estar sofrendo por conta das leves mudanças que suas obras passaram a ter, deixando o lado mais depressivo e negativo (aka bad ending) para dar lugar a finais felizes.

O diretor respondeu que sempre pensa primeiro na sua audiência quando vai criar seus filmes, se eles querem ou não ver um final triste. De acordo com Shinkai, seria mais uma questão de mudança na visão de romance dos japoneses, do que apenas dele próprio.

O diretor acrescentou que o terremoto de 2011 teve um grande impacto em sua vida, e que a partir dali ele passou a querer colocar uma imagem mais positiva em suas obras, onde as pessoas pudessem enxergar oportunidades de se viver e amar, e que, provavelmente, foi por conta disso que se deu essa diferença apontada pelo entrevistador.

Por fim, os últimos pontos levantados durante a conversa, foi a possibilidade de se criar um “Shinkaiverse”, e se o diretor tinha como objetivo questionar o peso entre bem comum x bem próprio, em um comparativo com o contraste criado entre os eventos de Kimi no Na wa e Tenki no Ko, e se esse seria o tema do seu próximo trabalho.

Sobre a primeira pergunta, Shinkai respondeu que o ocasional aparecimento de seus personagens em diferentes obras seria mais como uma forma de fanservice, e que a criação de um universo compartilhado por todas as suas obras seria um tanto caótico, por isso, no momento, ele não tem muita certeza se deveria trazer isso a vida.

Já sobre o conflito entre bem comum x bem próprio, e seu futuro trabalho, Shinkai disse que não sabe ainda qual será o tema abordado, já que não deve lançar nada nos próximos 3 a 5 anos, e por isso fica difícil apontar qual seria um bom tema para o momento.

Ele ressalta que a ideia de se questionar o que tem mais valor – o seu bem próprio, ou o bem da maioria –, é uma ideia relevante, não somente em Tenki no Ko. Mas, no entanto, não era sua intenção criar esse tipo de discussão, e que isso acaba sendo uma consequência do que o publico tem interesse em ver.

Por último, ele agradece a todas as pessoas que assistirem a seu filme, e que ele e sua equipe fizeram o melhor para entregar um entretenimento que possa fazer o espectador tanto sorrir, quanto chorar.

Esse post é uma adaptação traduzida da entrevista feita pela Crunchyroll, que pode ser acessa por aqui.

Fonte: Crunchyroll

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.