Não vai adiar? A situação complicada da temporada final de Attack on Titan

Nos últimos dias voltaram a surgir informações sobre a 4ª e última temporada de Attack on Titan.

Inicialmente houveram boatos que ele sairia do estúdio WIT depois da S3, que foram confirmados posteriormente. Tudo mudou, estúdio, diretor, designer, etc. Agora o anime está com a Mappa.

Isso é bom ou ruim? Em resumo? Ruim, a Mappa é um bom estúdio que consegue produzir animes variando de animação mediana a boa. O grande problema dele é que ele vem ficando ganancioso e pegando mais e mais animes para fazer por ano, a um ponto que a qualidade vai começar a cair drasticamente se ele tiver que dividir sua força de trabalho mais experiente em tantos projetos ao mesmo tempo.

Alguns animes como God of High School ou mesmo o vindouro Jujutsu Kaisen estão com mais folga devido a terem um tempo de produção bem mais longo que o normal (estão adiantados!).

O problema é que a Mappa já tem Jujutsu, Attack on Titan S4 e um outro anime original para Outubro. Três animes sendo produzidos na mesma temporada é coisa demais, mesmo para um estúdio grande!

Existiam esperanças que adiassem a S4 de SNK para o ano que vem, mas segundo duas fontes que costumam acertar 99% dos boatos que soltam, vai ser para Outubro mesmo, a não ser que os dois tenham errado dessa vez. Aqui:

Outro ponto é que dos 3 animes da Mappa que vão sair em Outubro só um não tem um trailer com cenas dos episódios prontos, Attack on Titan S4. Lembro que o trailer que saiu dele faz uns meses era só um pre-made encomendado do diretor de Vinland Saga (do estúdio WIT), mesmo da staff das temporadas antigas de SNK. Já a animação do trailer foi feita por animadores do Mappa.

Não preciso dizer o quão mal pega a staff do novo anime dar para um membro principal da staff antiga fazer um trailer bacana para chamar atenção para S4, né… Inclusive, se deram ao trabalho de soltar um aviso depois que o que se viu naquele trailer não reflete como vai ficar nos episódios do anime, tanto design quanto animação… Ou seja, não temos ideia ainda de como vai sair a nova temporada, já que esse trailer da S4 ainda soa como coisa da antiga staff. Se o diretor e designer novos estivesse por trás dele teríamos uma ideia melhor do que poderia sair.

Outro problema é que faltando 1 mês para a estreia não temos 1 trailer sequer, nada fora aquele pre-made que soltaram, levando a crer que a produção pode estar atrasada. Por um milagre pode não estar, mas trabalhamos com dados, e falta de trailer com cenas de episódios prontos não é um bom dado.

E a mudança de staff? É obvio que uma staff cheio de animadores de ponta com anos de experiencia no projeto tem mais chances de entregar algo legal comparado a uma nova staff que, embora competente, não tem experiencia com o projeto ou um Imai da vida (o animador que fez as cenas mais legais de Gear em SNK). Não quer dizer que vai ser um desastre, mas quem espera cenas de ação e direção empolgante como as temporadas antigas pode se frustrar. Algo parecido mas abaixo? Ai é mais provável, como esse artigo do melhor blog sobre animação da internet comenta.

O lado bom da coisa toda é que a nova temporada vai ser bem parada. A que nível? A cada 12 episódios uns 3 a 4 devem ter ação apenas, com o resto sendo mais diálogos e interação (Arco político 2.0).

Com isso o cenário ideal seria a staff nova se virar nos episódios mais lentos e dar os poucos com mais foco em ação para a staff antiga fazer no WIT, ou ao menos conseguir os animadores mais experientes da staff para ajudar neles. Como são poucos episódios exigentes seria possível. Vão fazer? Ai só deus sabe.