Os 15 Melhores Animes de 2019

Como é comum no início/final de ano, vamos a um top melhores animes de 2019, ou uma lista dos meus animes favoritos do ano.

A ordem só importa a partir do top 5, vale dizer.

Lista:

Menção honrosa – Babylon

Fonte: Light Novel
Gênero: Suspense, Ficção cientifica
Diretor: Suzuki Kiyota (Psycho Pass 2)
Estúdio: Revoroot
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Amazon Prime

Sinopse: 
Um procurador se mete no meio de uma conspiração mundial envolvendo uma eleição muito importante.

Mini-review:
Uma trama muito boa e a melhor vilã do ano (Askelad é top, mas não considero necessariamente um vilão mais…). Só não entrou no top oficial porque esse estúdio é super enrolado e só vai terminar o anime em 2020.

Menção honrosa – Ore wo Suki nano wa Omae dake ka yo

Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Diretor: Noriaki Akitaya (Bakuman, Tonari no Kyuuketsuki)
Estúdio: CONNECT (Strike the Blood 3)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
A história acompanha um garoto que parece avoado e super gente boa com todo mundo, mas na verdade é um cínico que só se finge de bobo na esperança de conseguir o que quer. A história acompanha ele formando um plano para conseguir a confissão amorosa da presidente do concelho estudantil e da sua amiga de infância, até que tudo dá errado. Ele, ao invés disso, acaba com a confissão de uma stalker maluca que está apaixonada pela verdadeira personalidade cínica dele.

Mini-review:

Diretor mega inspirado nesse aqui e uma proposta diferente de comédia romântica focada em plot twists. Uma pena que terminou absurdamente aberto prometendo um final só para 2020, se não entrava no top também.

Mensão honrosa – Honzuki no Gekokujou

Fonte: Light Novel
Gênero: Fantasia, Slice of Life
Diretor: Mitsuru Hongou (World Trigger, Reideen)
Estúdio: Ajia-do Animation Works (Isekai Maou)
Episódios: 14
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 

Na história uma garota que iria realizar seu sonho de começar no emprego de bibliotecária acaba morta em um terremoto, soterrada por sua própria coleção de livros.

Ela reencarna como filha de um soldado em outro mundo, onde não existem muitos livros. Impossibilitada de ler, ela não desiste de seus sonhos, decidindo ela mesmo criar livros. E então começa sua jornada para se tornar bibliotecária em um novo mundo.

Mini-review:

Uma anime bem gostoso de assistir, e com uma proposta diferente em isekais para variar, o que sempre é bom de ver.

Mensão honrosa – Enen no Shouboutai (Fire Force)

Fonte: Mangá
Gênero: Ação
Diretor: Yuki Yase (Kubikiri Cycle, Mekakucity Actors)
Estúdio: David Production (Cells at Work, Jojo’s Bizarre Adventure)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: “Fontes alternativas”

Sinopse: 
Na história existe um fenômeno sem explicação que aterroriza a humanidade, a combustão humana. Para combatê-las e encontrar sua causa, foi criada a equipe chamada Fire Force, na qual o protagonista, apelidado de demônio devido a um incidente do passado, acabou de entrar, na tentativa de realizar seu sonho de virar um herói. Junto a seus amigos ele vai enfrentar as “tochas humanas” diariamente.

Mini-review:

Um shounen direto e reto com toneladas de lutas esbanjando em animação. Fire Force foi algo que se vendeu para mim mais pelo entretenimento que qualquer coisa, até porque não consegui ligar tanto para os personagens em si. Já os mistérios foi legal ver respondidos até o final da série, principalmente o da mãe do protagonista, que me surpreendeu.

Mob Psycho 100 II

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Comédia, Sobrenatural, Slice of Life
Diretor: Yuzuru Tachikawa (Death Parade)
Estúdio: Bones (Darker than Black, Noragami)
Episódios: 13
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 

Segunda temporada de Mob Psycho 100, encerrando a história do mangá. A história acompanha um garoto que perde o controle de seus poderes de telecinese se sua capacidade emocional passar de 100%. Ele então tenta se manter distante dos outros para não machucar ninguém, enquanto trabalha ao lado de um paranormal charlatão.

Mini-review:

Gostei mais da S1 em geral, e a animação fluida em forma de gelatina estilizada de mob não me atrai ou emociona nem um pouco (só curto animação assim para comédia, não ação). Mas o desenvolvimento do protagonista ao menos foi bom, então salvo isso no valor da S2.

Sword Art Online 3ª temporada – Alicization – Parte 2

Fonte: Light Novel
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Romance
Diretor: Manabu Ono (Mahouka, Asterisk War)
Estúdio: A1-Pictures (Sword Art Online, Kimi no Uso)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
Segunda parte da 3ª temporada. A história foca em um mundo habitado por inteligências artificiais, em que o protagonista acaba preso depois de um acidente grave.

Mini-review:

Muito melhor dirigido que a Parte 1, e em um ritmo mais funcional, essa Parte 2 apresentou um lado diferente de SAO (sem o protagonista) que achei bem legal de ver, dando espaço para outros personagens brilharem e um ar de novidade. Espero que consigam entregar algo digno na parte final.

High Score Girl 2ª temporada

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Diretor: Yoshiki Yamakawa (B: The Beggining)
Estúdio: J.C Staff (Dungeon ni Deai, Sakurasou)
Episódios: 9
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Netflix

Sinopse: 
Na história acompanhamos um garoto em 1991, que não se considera bom em nada, fora jogos. Ele não é popular, bonito, inteligente, ou sequer simpático, só é bom em jogos. Um dia ele esbarra com a garota mais bonita, inteligente e rica da escola, em um fliperama, e ela humilha ele completamente em Street Fighter 2. Não satisfeita com isso, ela começa a segui-lo todo dia, o humilhando em qualquer coisa que ele tente jogar. Mas embora com um começo conturbado, os dois acabam virando amigos, e talvez algo mais…

Mini-review:
Mais um romance com um final fechadinho. Esse aqui você não dá muito mais te surpreende bastante com a quantidade de momentos climáticos e emocionais. O final encaminha algo bem fechado, embora obviamente seria ainda melhor ver aquela promessa concluída. Uma pena não ter sido feito em 2D, já que teria ficado bem mais popular.

 

Shingeky no Kyojin 3 – Parte 2

Fonte: Mangá
Gênero: Ação, Aventura, Drama
Diretor: Koizuka Masashi (Attack on Titan 2)
Estúdio: WIT (Magis Bride)
Episódios: 10
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
Continuação de Attack on Titan 3.

Mini-review:

Pensei que seria a ação a me impressionar mas no fim das contas foram os plot twists do final. Finalmente a história teve um sentimento de conclusão para o que foi iniciado na S1 também.

 

Araburu Kisetsu no Otome

Fonte: Manga/Original
Gênero: Comédia, Drama, Escolar, Romance
Diretor: Masahiro Ando (Sword of the Stranger, Hanasaku Iroha, Akagami no Shirayuki Hime)
Estúdio: Lay-duce (Release the Spyce, Fate Grand Order)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
As garotas de um determinado clube do colégio se conhecem respondendo uma simples questão, “Qual seria a coisa que você mais quer fazer antes de morrer?”. Uma das garotas diz, “Sexo”. Pouco sabem elas sobre isso, mas o vento da mudança que essa palavra carrega vai levando as garotas com diferentes personalidades e vidas em sua própria jornada desajeitada, engraçada, dolorosa, e emocional, enquanto caminham em direção a vida adulta.

Mini-review:

Um romance bem legal com um tema diferente e início impactante. Pena que o melhor do anime foi no episódio 9 (muito top!), com os outros sendo apenas um fechamento ok. Ainda assim, vale muito uma olhada para quem curte romance onde os casais se fecham.

Tate no Yuusha no Nariagari

Fonte: Light Novel
Gênero: Fantasia, Ação, Comédia, Aventura
Diretor: Takao Abo (Norn9)
Estúdio: Kinema Citrus (Made in Abyss, Black Bullet)
Episódios: 25
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1PV2

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
Tate no Yuusha (apelidado de ‘ShieldBro’) acompanha um universitário que acaba indo parar em um mundo de fantasia, junto a outros estudantes. Cada um deles recebe uma arma lendária, sendo a do protagonista um escudo. Traído logo que chega lá, ele muda rapidamente sua atitude positiva para o ódio e desejo de vingança, até que encontra uma pequena escrava, que começa a ajudá-lo a mudar.

Mini-review:

Outra série que se encaixou em “bom entretenimento de 2019”, me divertiu bastante, mas o único personagem que simpatizei de fato foi a Raphtalia. Outro ponto positivo foi o final, que ao invés de seguir o original tentou algo mais fechado, para minha surpresa. Tem uma das OPs que mais gostei no ano também. Deviam trocar o diretor do anime pelo diretor e storyboarder daquele OP 2, o cara tem talento!

The Promised Neverland

Fonte: Mangá
Gênero: Suspense, Mistério
Diretor: Mamoru Kanbe (Elfen Lied, The Perfect Insider)
Estúdio: CloverWorks (Darling in the FranXX, PERSONA 5)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
A história acompanha a vida de várias crianças em um orfanato bastante rígido, onde eles passam por diversos testes e exames estranhos. Um dia, ao quebrarem uma das principais regras do local, saindo da área do orfanato, algumas crianças do grupo descobrem a horripilante verdade por trás daquele local, onde nada era o que parecia.

Mini-review:

Embora abaixo do mangá por muitos cortes e uma tentativa da direção mudar o clima para terror em vez de suspense, a ideia da história ainda é algo bem diferente (se você não comparara a fuga das galinhas…), e te mantem ligado a cada episódio com os ganchos e novos desafios. O final também conclui bem a parte 1, e te deixa curioso com o que vem a seguir. Os melhores episódios de longe são o 1 e o 12, com os outros sendo meio discutíveis para quem leu o mangá.

Vinland Saga

Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Ação, Histórico, Drama
Diretor: Yoshiaki Iwasaki (nuyashiki)
Estúdio: Wit Studio (Shingeki no Kyojin, Owari no Seraph)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Onde assistir: Amazon Prime

Sinopse: 

Thorfinn é filho de um dos maiores guerreiros vikings, mas quando o seu pai é morto na batalha contra o mercenário Askeladd, ele jura vingança. Thorfinn se junta ao grupo de Askeladd para um dia desafiá-lo para um duelo e derrotá-lo, mas acaba se envolvendo na guerra pela coroa da Inglaterra.

Mini-review:

Esse aqui tem o protagonista mais detestável do ano, mas quem liga para ele? Askelad roubou a cena o anime inteiro, então para mim foi a história dele, o garoto só estava ali de extra. Uma direção competente e um antagonista premium tornaram esse anime bem marcante para mim. O final me surpreendeu bastante também pela coragem do autor… O problema é que o autor me fez ter tanto nojo do protagonista que ficou “só” cometendo o mesmo erro por 10 ANOS, que não estou nem um pouco afim de ver como a história dele continua. Só tenho desprezo pelo mesmo.

Go-toubun no Hanayome

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Harém, Escolar, Ecchi
Diretor: Satoshi Kuwabara (Dagashi Kashi 2, Yu-Gi-Oh! Zexal)
Estúdio: Tezuka Productions (Dagashi Kashi 2, Black Jack)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
A obra foca em um garoto estudioso e antissocial contratado para ser o tutor de uma família com 5 filhas que odeiam estudar. Bastante excêntricas, cada uma em um aspecto diferente, ele vai ter que dar um jeito de se aproximar de cada uma delas, que vão fazer de tudo para se livrar dele, desde armações complexas a tentar envenena-lo.

Mini-review:

Um romance com ideia criativa te criar um mistério de com quem o protagonista vai casar no futuro, e já garantindo que o evento vai ocorrer logo de cara. Algumas heroínas simpáticas e um protagonista que não faz feio levaram bem esse anime como um dos romances mais divertidos do ano.

Dr. Stone

Fonte: Mangá
Gênero: Aventura, Ação, Sci-fi
Diretor: Shinya Iino
Estúdio: TMS Entertaiment (ReLife, Megalo Box)
Episódios: 24
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
Na obra um evento sem explicação transforma todas as pessoas do mundo em pedra, bem quando um dos personagens centrais estava para se declarar para a garota que gostava. Mais de 3000 mil anos depois, e com a terra completamente tomada por uma densa floresta, o garoto consegue voltar ao normal, e descobre que seu melhor amigo, o protagonista da obra, também conseguiu voltar ao normal meses antes. Agora eles tem que descobrir – usando de ciência – como sobreviver nesse novo mundo e tentar trazer o resto da humanidade de volta. Infelizmente para eles, tem pessoas que não desejam a mesma coisa, e vão tentar impedi-los.

Mini-review:

O que me ganhou aqui foi o carisma do elenco e uma proposta diferente (e backgrounds lindos de morrer). Dr. Stone é sofrível em lutas, mas mesmo com seus furos, consegue emocionar bastante em algumas partes sérias e te deixar curioso com os novos desafios que vão surgindo.

Joshikousei no Mudazukai*

Fonte: Mangá
Gênero: Escolar, Comédia
Diretor: Hijiri Sanpei (Assistente em Rokka no Yuusha)
Estúdio: Passione (High School DxD 4)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
Vida cotidiana de estudantes com personalidades meio doidas.

Mini-review:

A comédia pura (sem romance, ou quase…) mais divertida do ano. Chorei de rir litros com esse anime em diversos episódios. Esse diretor não é aquelas coisas com ação, mas tem dom para comédia, isso é certo.

5 – Kono Oto Tomare!

Fonte: Manga
Gênero: Drama, Música, Escolar, Romance
Diretor: Ryoma Mizuno
Estúdio: Platinum Vision (Servamp, Devils Line)
Episódios: 26
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: “Fontes alternativas”

Sinopse: 
O protagonista é o único membro restante do clube de instrumentos de corda, e agora tem que buscar novos membros para impedir que o clube acabe. Mas antes que ele o faça, um garoto aparece exigindo virar membro. Agora ele terá que lidar com o complicado novo membro e a garota que veio depois dele.

Mini-review:

Uma das minhas surpresas do ano. Não dava muito mais os personagens e suas histórias rapidamente me cativaram. O Começo e encerramento da parte 2 do anime é lindíssimo, e concluiu bem a jornada inicial dos protagonistas. E de bônus tem dois casais ótimos de shippar! Para quem gosta de um bom drama com música fica a recomendação.

4 – Kaguya-sama wa Kokurasetai*

Fonte: Mangá
Gênero: Comédia, Romance, Escolar
Diretor: Mamoru Hatakeyama (Sankarea, Shōwa Genroku)
Estúdio: A-1 Pictures (Sword Art Online, Shigatsu wa Kimi no Uso)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
Na história a vice-presidente, e o presidente estudantil, ambos considerados os maiores gênios da escola, gostam muito um do outro, mas por orgulho, e suas personalidades bizarras, querem fazer o outro se apaixonar completamente e se declarar. A história acompanha o dia a dia deles, enquanto ficam em uma guerra fria tentando que o outro se declare.

Mini-review:

Uma direção e animação premium junto a personagens loucos fez desse anime algo bem charmoso. Com direito a dancinha mais famosa do ano e interações hilárias é recomendação obrigatória para quem curte comédia romântica. A única parte ruim é a baixa progressão do romance, algo que espero que a S2 melhore.

3 – Kono Yuusha ga Ore Tueee Kuse ni Shinshou Sugiro*

Fonte: Light Novel
Gênero: Comédia, Ação, Aventura
Diretor:  Masayuki Sakoi (Sword Art Online Alternative, Sora no Method)
Estúdio:  White Fox (Re:Zero, Goblin Slayer)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 

Onde assistir: “Fontes alternativas”

Sinopse: 
Na história uma deusa invoca um herói para ajuda em um mundo parecido com de um jogo no ‘hard mode’. Mas embora o protagonista invocado seja completamente overpower, ele é ridiculamente precavido quanto a qualquer situação, desde comprando 3 sets de armadura de reserva a usando seu ataque mais forte para matar uma slime, só para garantir. A história acompanha as aventuras dos dois nesse mundo.

Mini-review:

Outra surpresa de 2019, quem diria que um anime que começa hilário iria terminar te arrancando lágrimas. Com uma mistura de comédia louca e cheia de caras e bocas ao lado de cenas pesadas as vezes, Kono Yuusha foi algo bem diferente dentro dos Isekais. Fora isso tem uma deusa hilária e cheia de caras e bocas carregando a comédia da história. E claro, aqueles dois episódios finais totalmente inesperados!

2 – Kanata no Astra*

Fonte: Mangá
Gênero: Sobrevivência, Sci-fi.
Diretor: Masaomi Andou (Kuzu no Honkai, White Album 2)
Estúdio: Lerche (Asobi Asobase, Ansatsu Kyoushitsu)
Episódios: 12
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1

Onde assistir: “Fontes alternativas”

Sinopse: 

A história se passa em 2061, quando as viagens espaciais são agora possíveis e vitais para o comércio, e os estudantes da Caird High School embarcam em seu Planet Camp. Mas logo após o grupo B5 chegar ao seu acapamento planetário, uma misteriosa esfera de luz transporta os nove membros para o espaço sideral, deixando-os a 5012 anos-luz de distância de seu planeta natal. Os nove alunos encontram uma nave espacial abandonada chamada Astra, começando uma longa e perigosa jornada com o objetivo de voltar para casa.

Mini-review:

Outra surpresa desse ano, um anime que começa divertidinho no máximo mas vira algo completamente insano da metade para frente, com um twist em cima do outro explodindo seu cérebro, até chegar em um final fechadinho e muito satisfatório.

 

1 – Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba

Fonte: Mangá
Gênero: Ação
Diretor: Haruo Sotozaki (Tales of Zestiria the X)
Estúdio: Ufotable (Fate Unlimited Blade Works, Tales of Zestiria the X)
Episódios: 26
MAL: Clique aqui
Trailer: PV1 | PV2

Onde assistir: Crunchyroll

Sinopse: 
Na história foca em um garoto chamado Tanjiro, o filho mais velho de uma família que é massacrada por um demônio, com a única sobrevivente sendo uma de suas irmãs, que acaba transformada em um demônio. A partir daí o protagonista sai em uma jornada para tentar achar uma ”cura” para a sua irmã, e matar qualquer demônio que apareça em seu caminho.

Mini-review:

Um anime que eu já tinha boas expectativas pela staff, mas que me surpreendeu com um time de personagens que fui simpatizando cada vez mais e lutas eletrizantes. Foi tão bom ver um anime onde eu não tinha praticamente nada para reclamar da parte técnica. Direção, trilha sonora, coreografia, animação, Kimetsu tinha tudo.  E apesar de uma história de proposta simples, conseguiu se virar muito bem com isso.