SAO: Alicization S2 #01 – O protagonista cadeirante

Sirlene – Resgatada da prisão do esquecimento em terras sombrias pelo cavaleiro da integridade Breno, voltamos esta temporada com as torturas saozonais.

Breno– Pois é, cá estamos para falar sobre essa maravilhosa temporada de SAO, com Alice reinando e Kirito catatônico. Mas antes do enredo, que tal falarmos da opening? 

Sirlene – Ahhh vamos ter que admitir as openings de Alicezation possuem um storyboard empolgante, é o padrão de ação, mas bem feito, diferente das lutas no anime em si.

Breno – Sim, as openings vendem uma ação que não aparece depois, não é? Tirando esse bom ponto positivo, o que você achou da direção do Manubu Ono nesse primeiro episódio? Confesso que ele alterou os eventos de uma forma estranha (pelo menos para mim).

Sirlene – Sinceramente, eu não me preocupo com rearranjo de eventos desde que eles façam sentido e tornem a narrativa mais fluida, contudo, neste episódio eu achei mau roteirizado, iniciar no presente e pular pra eventos anteriores não caiu bem, e você?

Breno – Concordo! Até porque quem não leu a light novel, perdeu alguns detalhes importantes. Vamos ver se ele acerta no rearranjo daqui para frente, mas se olharmos para o primeiro cour, é para se preocupar, não acha? 

Sirlene – Eu não acho, tenho certeza, quem espera uma super adaptação desse arco é bom embarcarem preparados para baterem em um iceberg, porque as coisas podem desandar dependendo de como forem feitas, o primeiro cour foi um verdadeiro banho de água fria, começou muito bem, mas foi decaindo de forma desastrosa, e compreendam, que Alicization é sim o melhor arco de SAO.  Os personagens são melhor desenvolvidos e a trama um pouco mais densa, contudo, o anime rushou partes que não deveria enquanto não cortou outras que poderiam ser podadas sem prejudicar o todo.

Breno –  Exatamente! O grande problema é que esse banho de água fria, como você mesmo disse, pode ter deixado algumas pessoas desmotivadas a continuar vendo. Sem falar também no péssimo fim que o Eugeo teve e também a forma a qual ele se tornou um personagem de suporte no anime, não é? 

Sirlene – Isto foi o que mais me aborreceu na adaptação, Eugeo não é um personagem de suporte, mas um dos protagonistas, na novel você simpatiza e se emociona com a morte dele porque ele é tratado com a mesma importância e atenção dada ao Kirito e a Alice, afinal o trio, o caminho e a jornada que os três personagens realizam é a história de Alicization, mas praticamente no anime, chutaram o garoto pro escanteio. O Eugeo não é um kirito loiro, ele tem personalidade e marcas próprias na novel. Mas cortaram tudo que podia dar mais destaque a ele :/

Pelo menos não cortaram este esporro na adaptação, espero que o Kirito tenha sentido ele XD

Breno – Sim! E tudo começa quando eles cortam um momento importante (ainda na vila), quando o Eugeo luta com o Jink e vence para mostrar o valor dele como espadachim e seguir a jornada com o Kirito – parece que o diretor achou esse evento insignificante, não é? 

Sirlene – Sinceramente, corataram um tanto de informações do Eugeo e eventos que dariam mais profundidade a ele que o personagem realmente passou de protagonista para o ajudante do batman, ops, quer dizer, do kirito

Breno – Eugeo ou Robin? Eis a questão… mas já que a direção não teve coragem de dar um destino melhor ao rapaz, que tal falarmos da Alice? – que promete mostrar o motivo dessa saga levar o nome dela agora nesse cour.

Sirlene – A Alice é uma das personagens mais complexas e bem desenvolvidas dessa saga, principalmente na segunda parte, se o roteirista não tratar ela como apenas mais uma para o harém do senhor Kirito. Começando pelo fato dela possuir um dilema existencial, ela praticamente saiu da batalha da catedral sem noção de quem ela é, já que tudo que ela acreditava ser foi desconstruído e se sente indigna de ocupar um espaço que não deveria ser dela, mas de seu eu original, Alice Zunberg, mas convenhamos ela é mais do que digna de ser quem é e de existir, a jornada dela é de renascimento, esta temporada basicamente não é apenas o renascimento do Kirito, mas da Alice, ela vai ter que se redescobrir.

Dado o fato que a maioria ai não presta, tão protegendo FDP’S

Breno – Pois é! Toda a história da Alice é uma boa junção de ideias do tio Reki Kawahara (apesar de eu não gostar de certas coisas relacionadas ao vilão), mas enfim, a direção e a composição de série têm que saber muito bem fazer esses episódios, pois eles são da Alice! O Kirito demora voltar e a Alice não merece ter uma temporada mal dirigida que a prejudique como personagem. 

Sirlene – Olha eu não ficaria otimista pelo o que a composição fez com o Eugeo, mas esta segunda fase do anime tem que dar jus ao porquê da saga se chamar alicization e porque a Alice é a waifu de muitas pessoas – desculpa Asuna, mas eu gosto de loiras XD

Breno –  Espero que eles botem a mão na consciência, mas enfim, qual a leitura geral que tiramos dessa estreia, Sirlene? 

Sirlene – O primeiro episódio foi razoável, bastante ok para mim, mas eu acho que o storyline poderia ter sido em ordem normal de eventos, começar com a igreja e não parando na metade dele pra fazer um retrocesso do que ocorreu, como disse, não caiu bem, este flashback rearranjou a narrativa de uma forma que a quebrou, do nada você tem um salto abrupto para o passado , estes saltos, eles têm que serem mais suaves ou bem encaixados, entende? A sensação que você tem é literalmente que aquilo não deveria ter sido colocado ali. Em suma começar o episódio introduzindo o presente é ok, mas a sequência após a opening poderia começar na igreja, seguindo todas as ações e acontecimentos até voltar para o presente. Daria um compasso mais natural a narração, não concorda? 

Alguém me lembra se ela explicou porque ainda não curou o olho no anime

Breno – Concordo sim! Eu acho que poderia ter começado já mostrando o passado (um pouco mais detalhado até) e aí sim, vinha a opening e teríamos o presente explicando as coisas, mas em linhas gerais, julgo uma estreia ok, nada mais. 

Sirlene – Realmente, a impressão de SAO para mim é que está sendo um anime mais mediano que o normal e a culpa é da composição da série e não do material original, contudo, teve alguns cortes nestes episódios que eu gostei, e você?

Breno – Alguns méritos para o storyboard, certo? Eu também gostei de certos cortes e a animação não há o que reclamar. 

Sirlene – A animação de SAO é bem fluida e possui uma boa direção de arte, o que peca realmente é a falta de uma mão mais forte na ação e cadenciar melhor o drama, mas gostei especificamente do final, no qual a Alice percebe que a aldeia estava sendo atacada, desde o reflexo na janela, a direção do olhar do dragão, os ângulos utilizados foram bem desenhados e compostos, realmente passaram de imediato que algo muito ruim estava acontecendo.

Quando falo que ela é o Kirigaya de saias…

Breno – Exato, vamos esperar por um bom episódio semana que vem, certo? Vejo você na próxima semana? 

Sirlene – Se o nosso grande comandante Marco não querer me executar pelos sumiços recorrentes no cumprimento do dever, voltarei para nossa missão semanal de resmungos, mas o que eu gostaria de realmente saber é o que achou do Kawhara ter colocado o Kirito catatônico e inoperante? De ter deixado o protagonista em uma posição tão frágil e delicada?

Breno – Eu admito que ele teve coragem e apoio à decisão. Na verdade, já é algo que eu queria que tivesse acontecido há tempos – Kirito fora de cena. Eu sempre gosto de dar exemplo do Fairy Dance arc, aquele arco não precisava ter Asuna na gaiola, Kirito no mundo das fadinhas… cara, deixa o Kirito no mundo real, buscando a Asuna, se recuperando, e o protagonismo do jogo fica pra Leafa, simples! Eu preferiria mil vezes assim, então, por fim, apoio a decisão, pois a Alice merece o devido espaço que está sendo entregue a ela. 

Grande parte das incisivas críticas em cima da Suguha são por causa disso, espaço roubado pelo primo dela. 

Tá aqui algo que bato palmas, corajoso colocar um protagonista nesta situação

Sirlene – Eu concordo, acho que muitos personagens de SAO possuem uma boa concepção, mas são mal aproveitados já que Kirito acaba centrando todo o enredo em si,o que consequentemente faz que as outras personagens percam um pouco o brilho, a exemplo, a Asuna que foi diminuindo a sua personalidade e ação no decorrer da obra, fiquei feliz que no arco de Mother Rosário o Reki tenha voltado a dar atenção a ela, mas a própria heroína principal de SAO é apagada pelo namorado.

Breno – A Asuna vira uma personagem de suporte e isso é triste. Eu confesso que sou bem mais apegado a Sinon, mas a Asuna também é uma grande personagem que fica de segundo plano durante boa parte do enredo central de SAO. Inclusive, sempre vejo as retomadas dela feitas de uma maneira meio imprudente, o que acaba forçando a personagem a voltar do nada. 

Sirlene – Sinon também é uma personagem bem complexa e interessante que só participa de fato no enredo no arco dedicado a ela, GGO, este é outro problema de SAO, os personagens só atuam em seus arcos e depois perdem o destaque para novos personagens e não são colocados nem em suporte, são basicamente esquecidos mesmo. Mas mudando o assunto, espero que não transformem os dragões em meras montarias no anime e você?

Staff, lembre, isto é um dragão e não um cachorrinho, obrigada XD

Breno –  Pois é, eles são seres bastante inteligentes, eu gosto bastante e é descrito na light novel que Ayamori (dragão da Alice) foi libertado por ela, mas mesmo após a quebra de vínculos, ele quis permanecer ao lado da loira, por livre e espontânea vontade. Parece um fato bobo, mas não é explicado no anime. 

Sirlene – Na verdade, não deram atenção às bestas, é só você perceber como trataram a Charlote, chega a ser revoltante, pelo menos na novel você consegue se apegar a observadora dos protagonista e fiel escudeira da Cardinal, no anime ela tem destaque e atenção nenhuma quando a novel deixa claro que não são simples feras ou mascotes.

Breno – É fato que a Charlote virou motivo de chacota por causa do anime, que nem as plantinhas do Kirito, mas vamos ver como as coisas se sucedem com os dragões, certo? 

Sirlene – Esperemos ou melhor oremos para os deuses da animação permitirem a staff se redimir esta temporada já que a única coisa que podemos fazer é tentar pensar positivo com SAO daqui pra frente e até nossa próxima jornada.

Breno – Até a próxima “fofocas de Underwolrd”!

#Extras

Qual o tamanho dos galhos da Asuna atualmente? Alguém já mediu?

E esta sombra… Eugeo ou Akihito? Quem ela representa?

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.