Professor de universidade japonesa causa polêmica ao comparar KyoAni com traficantes de drogas

O professor da universidade de artes de Osaka, Teruaki Sumioka, gerou uma forte polêmica na internet japonesas ao ligar a ideia de que estúdios focados em Slice of Life estariam em uma posição de traficantes de droga ao oferecer obras do gênero.

Teruaki escreveu um artigo onde argumenta que tais obras exploram a fragilidade das pessoas que não tiveram uma boa vida escolar, as induzindo a consumir esse tipo de material como uma forma de suprir as necessidades que não foram alcançadas, além de as manter presas em suas fantasias idealizadas. De acordo com o professor, esse tipo de prática poderia ser tão questionável quando a venda direta de drogas.

Não só pelo conteúdo polêmico do seu artigo, outro fator que levou a um repercussão nada positiva para Teruaki, foi o fato do mesmo ter citado a Kyoto Animation como sendo um desses “traficantes”, usando Lucky Star e Haruhi como principais exemplos de obras que abusam dessa fuga da realidade para incentivar o consumo das mesmas.

Após perceber o quão grande as coisas ficaram, o site Insight Now!, onde o texto havia sido publicado no dia 21, removeu o artigo alegando que conteúdo tinha citações inapropriadas, e que por conta disso temiam pelo bem do professor.

 

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.