5 Melhores clichês em anime na minha opinião (Marcelo)

Por mais que normalmente sejam ligados a um conotação negativa, clichês, quando bem usados, podem ser bem divertidos.

Na verdade, clichês só são clichês por justamente serem uma ideia funcional, que acaba parecendo a sonhada fórmula mágica do sucesso.

Todo mundo deve ter um estilo de personagem, uma cena ou evento que, mesmo já tendo sido repetido várias vezes, ainda consegue prender sua atenção e ser divertido.

Pensando nisso, decidi juntar alguns clichês que gosto, e que sempre funcionam para dar aquele up nas obras para mim.

Vai na frente que eu cuido disso!

Que atire a primeira pedra quem nunca pegou um shounen, ou qualquer história de ação, em que os personagens foram ficando pelo meio do caminho para que o protagonista pudesse chegar ao objetivo final.

Fairy tail é um mestre nesse tipo de jogada, sempre dividindo o grupo de heróis para enfrentarem individualmente cada vilão secundário.

Dentre os motivos de gostar disso, diria que é pelo fato de que fica um ambiente mais variado, com diferentes lutas acontecendo, e diferentes situações de crise para você se importar.

Essa não era minha verdadeira forma!

Ah transformações, outro dos grandes trunfos dos animes de ação.

Sou obrigado a citar Bleach porque o Ichigo é uma verdadeira salada de frutas, tendo uma mudança a cada arco, além dos demais personagens também apresentarem variações (bankais, remoção das máscaras dos hollows).

Eu gosto muito desse tipo de clichê por permitir que se tenha coisas “novas”, com os personagens mudando de aparência e gerando aquela sensação de novidade na história.

O festival de fogos de artifício

Saindo um pouco das lutas, os festivais culturais japoneses são uma das coisas que me inspiram muito quando estou assistindo.

As garotas usando yukata – uma vestimenta que acho muito bonita –, o clima noturno e os ditos fogos de artifício fazem com que as cenas sejam sempre bonitas e nunca me deixem cansado de ver.

Se tudo isso vier embalado com alguma situação de romance, melhor ainda.

A garota misteriosa de cabelos pretos

Cabelos longos e pretos já chamam muito da minha atenção por si só, e quando você mistura isso com uma personalidade misteriosa tem um xeque-mate para o meu waifuísmo.

Não importa quantas vezes seja usada, eu vou sempre sentir interesse por esse estereótipo (pelo menos inicialmente).

O fato delas serem misteriosas se torna um charme adiciona, me fazendo querer saber mais das personagens e por consequência acompanhar a história sem reclamar muito.

Você não precisa seguir por esse caminho!

Outro dos meus grandes fracos para animes de ação, se houver uma situação em que o vilão possa ser recrutado, lá estará o Marcelo torcendo para acontecer.

A Kyouka de Bungo Stray Dogs é um ótimo exemplo desse tipo de clichê, começando como uma inimiga e, depois de certos eventos, se tornando uma aliada.

Se tiver bons discursos de herói para convencer o personagem, fica melhor ainda, em especial, se envolver uma situação de sacrifício, como foi o caso do exemplo de cima.

E então, existe algum clichê que sempre funciona com vocês? Ou aquele padrão de personagem que te faz abrir um mangá apenas para conferir se vale a pena acompanhar.

Relacionado

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.