Caso Ufotable – Estúdio deve 400 milhões em impostos e é suspeito de desviar doações para o terremoto de 2011

A investigação sobre evasão fiscal supostamente cometida pelo estúdio de animação Ufotable (Kimetsu no Yaiba, Tales of Zestiria the X) está em andamento desde março no Japão. Agora, a revista Weekly Bunshun Magazine, que divulgou as denúncias, trouxe novas informações sobre o caso.

A revista revelou, com base numa fonte do Departamento Regional de Impostos de Tóquio, que o estúdio Ufotable acumula uma dívida de 400 milhões de ienes (aproximadamente 13 milhões de reais) em impostos. Além disso, o estúdio está sendo investigado por desviar fundos arrecadados em um leilão de caridade para o terremoto de Tohoku em 2011. Caso a investigação confirme que o dinheiro de doações para as vitimas do terremoto foi desviado, a acusação resultaria em uma sentença de até 10 anos de prisão para os responsáveis.

A revista também revelou que, de acordo com uma fonte interna da Ufotable, o presidente e fundador do estúdio, Hikaru Kondo, permaneceu em casa e consultou frequentemente seu advogado por alguns dias após o relatório original de investigação, mas supostamente voltou a trabalhar há duas semanas no estúdio da empresa em Suginami.

Em 12 de março, o Departamento Regional de Impostos de Tóquio realizou uma busca nos escritórios do estúdio Ufotable como parte de uma investigação da empresa por supostamente cometer evasão fiscal. Segundo as investigações, Hikaru Kondo teria recebido diretamente parte dos lucros obtidos com as vendas de mercadorias do estúdio.

Enquanto isso, o estúdio de animação conhecido pelas adaptações animadas da franquia Fate está atualmente produzindo a trilogia cinematográfica Fate/stay night: Heaven’s Feel, cujo terceiro filme será lançado nos cinemas japoneses na temporada de primavera de 2020, e a adaptação para anime do mangá Kimetsu no Yaiba, que estreou no dia 6 de abril.

Fonte: ANN