Nidome no Yuusha – O Shield Hero versão Dark

Um garoto depois de 4 anos em um mundo de fantasia consegue salvar o mundo. Mas surpresa, ele é traído por seus companheiros e morto logo depois. Para sua surpresa, uma voz em sua cabeça diz que aquele era meramente o tutorial, e agora que a coisa vai começar de verdade.

Ele e o mundo são resetados para o ponto em que ele foi invocado, 4 anos atrás. Com todas as suas memórias intactas e experiencia, agora ele só busca a vingança mais cruel possível contra os que o trairam.

Nidome no Yuusha chama atenção por duas coisas, o protagonista ser muito vingativo, e lembrar muito Tate no Yuusha (no começo). Não tem como não pensar em shield hero com o plot inicial de traição, vingança, e o prota conseguindo uma companheiro que é escrava e meio animal (meio-coelho), que também busca vingança pelo que fizeram a ela e sua mãe.

As semelhanças, no entanto, param por ai. Enquanto Tate vai no caminho da aventura divertida, Nidome é fantasia dark com o protagonista e sua companheira atrás de vingança. Nada de perdão ou pegar leve, o começo da obra já deixa isso bem claro.

O problema, no entanto, pode ser simpatizar com o elenco. Mesmo com uma história triste nas costas (o que sempre ajuda), simpatizar com genocidas loucos não é muito fácil, principalmente quando eles não são engraçados ou tem ações lá muito humanas. Não a toa a maiorias das obras assim não faz sucesso (as que fazem tentam pintar os protagonistas como gente boa e engraçado, mesmo que alguns os vejam como vilões, a exemplo de Overlord).

Não sei se vai ter anime um dia, mas se tiver a reação e ele vai ser muito interessante, já que a maioria dos protagonistas que parecem vilões são na verdade bem lights se você pensar bem. Aqui não, são dois genocidas fazendo loucuras por ai.

A obra não é perfeita, principalmente a adaptação para mangá (o original é uma novel), que exagera tanto nas feições malignas do protagonista que muita coisa fica mais trash do que parece na novel. Mas ainda assim é uma leitura diferente para variar um pouco, com um protagonista que de fato parece e se comporta como um psicopata louco por vingança.