Sword Art Online 3 Alicization #07 e #08 | Impressões Semanais

Nota: O video é impressão do Marco do ep.08, enquanto o texto são as impressões dos episódios 07-08 da redatora Sirlene.

Apesar da introdução de um pouco mais de ação nos últimos episódios, Sword Art online continua apostando em uma narrativa realmente mais lenta do que a das temporadas anteriores, voltada a construção e descoberta dos personagens e do mundo apresentado.

Isto é bastante positivo, já que antes que seja introduzido um clímax mais tenso e os confrontos realmente impactantes, há todo um desenvolvimento das motivações por traz da ação e isto faz que o que é apresentado tenha significado e consequentemente envolva mais o espectador quando acontece.

Não sendo apenas uma ação pela ação, mas uma ação com corpo e alma bastante concretos e isto que muitas vezes falta em determinadas obras, uma maior compreensão de seus personagens e de toda ação proposta.

Apesar de que, determinados cortes ao meu ver tenham afetado em uma melhor compreensão daquela sociedade e em como as pessoas daquele mundo pensam. Eu me refiro especificadamente a parte do torneio de Zakkarias.

Flashback não foi ruim, mas um episódio do torneio seria melhor

O corte conseguiu ser bem efetuado e o que era essencial foi condensado dentro do episódio, mas é notório que ao fazer isto, você consequentemente cause uma perda de informação.

Neste caso, se o diretor tivesse optado em apresentar um episódio com o torneio em si, perceberíamos que aquela voz que Kirito escutou no episódio 8 não é algo totalmente sobrenatural ou do além, mas que ele esta sendo claramente observado.

Agora, por quem ou se é mais de uma pessoa de olho nele?! só a história nos dirá. Mas além disso, mostraria um pouco melhor como as coisas funcionam ali, apesar de que, a atitude dos dois espadachins nobres exibidos tenham dado claramente um pouco de noção de que temos muita podridão nesse império a ser resolvido.

Ao que me refiro? Claramente ao fato dos nobres, não todos óbvio, claramente verem os seus súditos como seres inferiores e aparentemente não se importarem com eles, o que é comum em histórias medievais.

Sinto cheiro de inveja e problemas para você Kirito

Mas que infelizmente continua sendo algo bem atual, já que muitas pessoas acham que sua classe social define como elas devem tratar determinadas pessoas. Sinceramente, espero que os próximos episódios mostrem um pouco mais disso e problematize mais o quanto a nobreza ali possa está corrompida.

No entanto, não estou falando que os cortes foram totalmente ruins, já que compreendo que é necessária esta compressão de acontecimentos e informações quando efetuada uma adaptação de uma obra literária para a animação ou o cinema.

Isto porque como dito anteriormente, o roteirista conseguiu colocar as informações que eram necessárias no enredo de forma que quem não leu a novel não sentiria a falta de algo, já que tudo é devidamente explicado.

Em suma, eles realizaram aquele famoso salto temporal, mas colocaram pequenas exemplificações e flashbacks para que a coisa não parecesse abrupta demais ou algo muito deslocado que deixasse quem esta companhando a obra confuso, afinal, Kirito mal saiu da vila nos três primeiros episódios e já esta em uma academia de espadas?

Pluss porque também explicaram de onde surgiu a bendita espada negra

Sendo que estes dois episódios em si foram para basicamente apresentarem novos personagens e a progressão de Kirito neste mundo estranho e desconhecido no qual ele foi emergido.

E uma coisa que estou gostando bastante nesta nova temporada de SAO, é que os personagens secundários ,ou de apoio, estão claramente sendo melhor expostos e mais trabalhados.

Em suma, mesmo que por exemplo, não tenham  focado tanto o Volo como a Seliut, conseguiram introduzir o básico para entendermos o personagem sem ficar um episódio inteiro focando nele.

As ações dele e os diálogos de outros personagens sobre ele já levam ao público a ler o personagem e saber que ele é um espadachim rígido alimentado pelos desejos de sua família, ou seja, a sua família é o personagem em si.

Gostei do simbolismo, mas seria interessante se deixassem á interpretação do público

Então apesar de eu ansiar um pouco mais de detalhamento em determinadas partes ou personagens na obra, no entanto, achei o que foi mostrado bastante satisfatório ao ponto de não deixar as coisas tão superficiais e acontecerem apenas por acontecer.

E saliento, que a direção do anime esta fazendo claramente um ótimo trabalho de adaptação com o tempo que lhe é concedido para animar e narrar cada acontecimento da novel, sendo um por maior o fato que a parte de diálogos entre Kirito e Seilut após o confronto com Volo foi original.

Então, aquele jantar e tudo o que foi dito nele, não consta na novel. O que eu gostei, já que diferente da adição da cena da Asuna falando com os amigos nos episódios anteriores, este não cria furo, mas destaca mais uma personagem que com toda certeza ainda vai aparecer novamente.

Portanto, aqui entra um detalhe que eu admiro em determinadas direções, o diretor não ter medo de acrescentar ou tirar coisas, quando necessário desde que isto colabore para salientar as qualidades da obra ou melhorá-la.

Parabéns Kirito, ganhou um elogio da waifu… quer dizer.. da sua mentora

No entanto, como dito, sinto certa insatisfação em algumas partes ou personagens pelo corte de detalhes da novel. Infelizmente, o Eugeo ficou meio que apagado e servindo apenas como um enfeite pra preencher espaço na animação.

Quando, Eugeo é importante para o enredo, já que ele é o primeiro amigo de Kirito neste mundo e um dos personagens principais junto com Alice. E este é um dos defeitos de SAO, as vezes o anime foca demais o Kirito e esquece que ele não protagoniza a história sozinho.

Além disso, diferente da novel que foca melhor este personagem, Eugeo por enquanto é mostrado de forma muito superficial e esta fazendo mais um papel de apoio para o amigo, ao invés de atuar na obra junto com ele.  Espero, sinceramente, que comecem a trabalhar melhor com o espadachim da Rosa Azul.

Mas eu diria que o pequeno arco de Sortiliena me agradou bastante, já que apresentou o que dá base a esta historia todo, o poder da mente ou da imaginação, ou seja, da alma humana em tornar dados, ou seja, pensamentos em coisas concretas.

Não chamaria o que foi mostrado de poder dos desejos, mas na capacidade da nossa mente em canalizar algo a ponto de torná-lo real ou internaliza-lo, já que tem um principio filosófico de que desde que você pensou em determinada coisa, ela existe ou passa a existir, mesmo que seja na tua mente.

O poder do protagonismo. Literalmente.

Mas retirando esta parte mítica e filosófica, isto só é possivel porque Underworld é moldado através de um pacote da semente com o sistema operacional de SAO, que faz o papel de criar o mundo virtual, de baixa prioridade, e um servidor de fluctlights operando em alta prioridade, que dá forma a imagem mental das almas das pessoas.

Basicamente, o sistema de baixa prioridade lê as almas e monta os avatares. E se tudo o que é montado é praticamente uma imagem que é embutida nas almas contidas no servidor de fluctlights, acredito que os parâmetros do sistema podem ser sobrepostos por outras imagens na criação de objetos.

Mas não deixa de ser hilário o fato de que o autor pode usar isto para justificar o protagonismo, já que basicamente, Kirito teria respaldo de algo na obra pra tirar poder do além para derrotar um inimigo bem maior do que ele.

Mas uma coisa que acho interessante notar, é que aparentemente a espada de Kirito por ter sido moldada com parte daquela árvore, apresenta um tipo de poder próprio, não descartaria tal objeto ser  canalização ou construção de alguma fluchlight, mas pode ser apenas viagem minha.

Concluindo, Alicization esta construindo um cenário interessante, com um mundo repleto de mistérios a serem desvendados e personagens que apresentam um grande potencial narrativo.

E você, que nota daria ao episódio?

Nota dos Visitantes
[Total: 152 Média: 3.9]

#Extras

Estes dois episódios…

…. foram definitivamente… bons, para quem curte um pouco de ação bem coreografada

Essa magia foi bastante simples…

… mas definitivamente, ela foi linda e deslumbrante

Ohhh, Kirito trata bem suas escravas… quer dizer… pajens

E fiquem com um pouco mais de animação fluida e bem coreografada XD

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.