Sword Art Online 3 Alicization #02 – Impressões Semanais

O que de fato é a alma humana? No que ela consiste? Vários filósofos e cientistas tentaram e ainda tentam responder isto, mas sem uma resposta que seja 100% correta, a alma humana pode ser tratada como a própria mente humana em todo o seu construto e em como ela se desenvolve.

E depois de um episódio introdutório movimentado, SAO nos oferece um episódio mais calmo, mas que trabalha um pouco mais a experiencias feita em Underworld e sobre as inteligencias daquele mundo em si.

Sendo que o episódio não teve eventos tão dramáticos como o anterior ou que te pegassem de surpresa, mas simplesmente  introduz alguns mistérios e te incita a pensar na ética daquele experimento em si, já que as inteligencias daquele mundo não são simples programas cheios de códigos criados por um programador.

Pelo contrário, eles são cópias de mentes humanas submetidas a um sistema virtual que simula um mundo realístico o bastante para que se você fosse criado dentro dele não distinguisse que aquilo não é real e tomasse tudo a sua volta como a realidade.

Cópia ou seres individuais? Quando um apanhado de dados deixa de ser uma mera cópia?

Na verdade, para aquela inteligencias “artificiais”, aquele é o mundo real, a sua realidade e coisas absurdas como tabus e os códigos de restrição seriam naturais, elementos inerentes ao mundo que eles vivem, como a gravidade e as leis da física para nós.

Contudo, a experiencia é antiética quando estas IA’s mesmo tendo aspectos de seres livres e que pensam autonomamente, ainda são submetidos a papeis pré-programados, no caso , aqueles propósitos imposto a eles, como se fosse um script do qual eles não pudessem fugir.

Então, as pessoas daquele mundo estão praticamente presas em uma gaiola com tranca dupla, já que também possuem os aspectos culturais que tratam aquilo tudo ali como natural e sagrado, ou seja, quem vai contra a lei imposta pelo sistema mácula o divino, a ordem imposta pelo cosmos.

Sagrado x Profano: Quando violar um tabu é correto? Quando trazer o profano para o que é sagrado?

Apesar de que as características daquele mundo estão de acordo aspectos gerais da sociedade medieval em si, já que nesse período as pessoas realmente viviam em um propósito pré-imposto e se você nascesse em determinada classe ou casta, dificilmente haveria uma transição para uma classe ou casta superior.

Casos no qual pessoas que nasceram em classes pequenas ascenderam a uma classe mais alta era praticamente incomum, há certas ocorrências, mas realmente eram casos muito pontuais, como de você ser presenteado a um nobre e ele decidisse te educar e te fazer um pajem dele, por exemplo.

O que se pode observar com o papel social do Eugeo em sua aldeia, ele tem o proposito de ser um lenhador e como todos das gerações anteriores, seu destino imposto é cortar uma árvore pelo resto da vida dele e obviamente, sem a intromissão do Kirito, ele passaria a vida toda cortando aquela árvore mesmo que almejasse outra coisa.

Marco Abreu deveria ser o deus desse mundo, porque haja proposito sádico

Então esta transição entre classes é coisa inerente a sociedade moderna e ao nosso tão demonificado capitalismo. Liberdade é uma das coisinhas que só nasce com a lógica de mercado.

Mesmo que atualmente alguém nasça em uma periferia, ela ainda tem chance de tentar mudar sua própria realidade, mesmo que não possua oportunidades de uma pessoa de classe média alta e que nasceu em um bairro nobre, então possuímos uma opção de escolha maior.

Além disso, fazer o que é justo e traz bem para a sociedade também tem suas ressalvas, somos iguais por sermos humanos, mas mesmo assim somos individuais e o que aquele mundo de Underworld veta é esta individualidade, já que as pessoas são criadas para seguirem os desígnio da sua sociedade.

O que ela fazem é para o bem do sistema, para o bem de sua aldeia e não para o bem de si próprio. O que é um problema, já que até que ponto pensar no bem de uma sociedade é sadio se acabamos esquecendo a nossa própria individualidade?

Havendo portanto uma clara doutrinação naquelas pessoas, pois o que vemos é uma clara obediência inquestionável aos tabus e as normas da tal igreja e daquele mundo.

Mas saindo dessa parte mais filosófica do episódio em si, também temos a construção dos mistérios. Afinal o que aconteceu com o Kirito para ele ser transportado para Underworld? E porque dessa vez ele não tem o bloqueio feito pelo sistema as memórias do mundo real?

Será que quem colocou ele neste sistema novamente quer que ele se lembre do mundo real? mas por que? qual a intenção?

Então aqui, observamos algum tipo de erro ou algum evento feito de forma proposital para haver esta sobreposição entre o eu dele do mundo real e o eu dele de Underworld, mesmo que ainda não sabemos os porquês disso.

Mesmo que estas memórias ainda estejam meio que sendo liberadas aos poucos, será interessante ver a reação do Kirito aos sentimentos reprimidos de suas lembranças trancadas de Underworld.

Outro fato interessante, é que aparentemente o Eugeo também não tem lembranças do Kirito, o que demonstra que o sistema também aparentemente restringe as memórias daquelas IA’s.

O porquê de fazerem isto sendo que a experiencia inicial é testar a interação dos humanos criados no mundo virtual com os criados no mundo real e fazendo isto você burla os resultados da interação, me faz crer  que o projeto tem interesses mais sombrios.

Wft, Eugeo não tem lembranças dele? Bem suspeito

E mais uma coisa interessante é os tais filhos de Vecta, aparentemente estes podem ser os seres humanos que testam o sistema e são experimentados para interagirem com os humanos criados nesse mundo virtual.

O que me deixa curioso, teria portanto, com ele neste mundo outros seres humanos do mundo real? E como seria possivel reconhecer esta pessoas se os seres humanos do mundo real não possuem memorias do real?

E seria possivel que a introdução deles é para provocar algum tipo de mudança no sistema que possibilite as pessoas daquele mundo quebrarem os tabus? São perguntas que infelizmente, ou felizmente, só teremos com os próximos episódios.

Por enquanto, Sword Art online Alicization possui um cenário intrigante e interessante que acaba agradando quem gosta de ambientações fantásticas, mas com um pouco de questões filosóficas e éticas envolvidas nelas.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

#Extras

Kirito já começa a usar hack, coisa feia Kirito

Prevejo o perigo e o caos, quem é você moça?

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.