Harukana Receive #05 – Impressões Semanais

Na semana passada tivemos um foco bem maior no dia a dia das garotas, e para compensar, nesse episódios, Harukana Receive traz um jogo bem interessante, dando início ao esperado arco do torneio de vôlei para animar as coisas.

Que os jogos comecem.

Uma das partes mais legais desse jogo para mim, foi terem mantido o ar de iniciante que a Haruka tem, e ainda adicionarem uma dupla que também tem certas dificuldades no esporte. Isso me pegou até um pouco de surpresa, porque depois de todo aquele treinamento com as gêmeas, daria muito bem para a Haruka aparecer jogando melhor.

Terem usado dessa falta de experiência e prática das jogadoras para conduzir o jogo deu uma cara bem interessante para o episódio, misturando momentos cômicos, com algumas jogadas mais competitivas, dividindo bem o tempo entre algo sério, e algo mais descompromissado.

Além disso, o fato de ambas as duplas terem jogadoras “fracas” acaba reforçando ainda mais a ideia levantada pela Narumi no primeiro episódio, onde diz que o vôlei é um jogo de duplas, e mesmo que tenha uma jogadora mais experiente para compensar, nem tudo se resolve sozinho.

De forma simples, esse primeiro jogo, ou início dele, já que a partida ainda não foi encerrada, conseguiu juntar tudo aquilo que o anime mostrou nos episódios passados, misturando um pouco das estratégias do esporte, a motivação das jogadores e um clima interessante de competitividade, mas sem perder o lado light que a obra tem, o que no final, garantiu um jogo bem divertido de acompanhar.

O primeiro bloqueio foi engraçado.

Falando das motivações das jogadores, o episódio mostra um pouco da dupla adversária, e das razões que as levaram a jogar.

Eu gostei de como a Senpai passou a jogar sério depois de lembrar da promessa que fez, assim como a Mai também ganhou um pouco mais de presença quando começou a jogar na posição em que ela era boa, e mesmo que tenha sido um flashback rápido, conseguiu me convencer das motivações de ambas.

De início até me lembrou um pouco a situação da Haruka/Kanata, mas a medida em que foram mostrando o que as duas passaram, acabou sendo criado uma visão diferente, e entregando um passado legal para a dupla.

Mesmo que simples, são motivações que ajudam a comprar a vitória para os dois lados.

De quebra, a Kanata não deixa de trazer um pouco de tensão para o seu lado, mantendo um ar bem mais focado, o que é muito bom, já que mostra que ela está perdendo a insegurança que tinha, mas sem afastar muito daquele dilema de “o que ela vai fazer para superar isso?”.

Assim como os personagens, eu passei o episódio todo me perguntando sobre os porquês dela estar usando aquela técnica, sendo que não estava mais funcionando, então eu espero que consigam explicar bem o porquê semana que vem.

Além disso, graças ao fato do jogo não ter sido finalizado ainda, o próximo episódio ganha mais um pontinho do meu interesse, porque pode trazer algo bem legal.

O resultado mais óbvio e esperado seria a vitória das protagonistas, mas se considerar que não existe nenhum grande objetivo nesse torneio para as duas, a derrota logo no primeiro jogo poderia criar um impacto maior na história, do que vencer essa partida, para então serem derrotada pelas loiras no futuro.

Espero que venha algo legal.

Iniciando o seu arco do torneio, Haruka Receive traz um episódio inteiramente dedicado ao jogo, mantendo um nível bem agradável de entretenimento, mas sem se afastar da competitividade necessária para chamar a atenção do espectador.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Já tem meu interesse.

Acho que podiam ter mostrado mais jogadas que deram certo. Focaram tanto nos “erros” da Kanata, que se não fosse pela pontuação, pareceria que elas estavam em completa desvantagem.

Imagem das duas porque, né?

Gostei de como fizeram um mini jogo de vôlei no flashback xD

Kanata tem que voltar a fazer coisas assim.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.