Grand Blue – Review (Mangá)

Esse post é um benefício do VIP ultra, que permite duas postagens por mês no blog.

Grand blue é uma obra com o story board feita pelo mesmo autor de Baka to test Kenji Inoue e desenhado pelo mesmo artista de Amagi Brilliant Park Kimitake Yoshioka.

Sinopse: Uma nova vida começa para Kitahara Iori, ele ingressa na faculdade perto do mar na cidade de Izu, emocionado por um novo começo, ele se muda para casa do seu tio, uma loja de mergulho chamada “Grand Blue.” Lá, ele encontra um lindo oceano, belas mulheres, e os homens que gostam de mergulho e álcool…. Iori vai ser capaz de viver sua tão sonhada vida universitária?

A obra já está sendo adaptado para anime essa temporada.

Grand Blue apresenta para nós uma comédia voltada a pessoas adultas, já que os personagens centrais são adultos, o que é uma coisa rara de se ver. Tem uma comédia um tanto quanto que exagerada, focada muito mais em expressões faciais do que em piadas verbais, o que casa muito bem com o estilo de desenho do autor.

A história não tem enrolação, apresenta os personagens principais da obra em poucos capítulos e de uma maneira que você não fica desentendido com as ações tomadas por parte de alguns.

A relação dos personagens em si deixa a desejar nos primeiros capítulos da história, sendo formada gradativamente e de uma maneira mais lenta, então, quem esperar um foco maior no romance, pode, a princípio, não gostar. Entretanto, o romance é sim um ponto a ser explorado na obra, sendo trazido a tona e trabalhado a partir de determinada parte da história.

Rostinho de quem gosta de reprovar 95% da turma

Grand Blue apresenta situações relacionadas ao dia a dia de uma pessoa comum na universidade, tendo que conciliar várias coisas, como a bebedeira com o estudo. Mostra-nos também um caso interessante de um professor que pega no pé dos alunos, aquele professor que tenta te ferrar de alguma maneira, fazendo você estudar a ponto de não dormir. Porém, o autor consegue passar essas situações de uma maneira muito divertida.

Existem coisas como testes de coragem, viagens, festivais, coisas tradicionais do Japão, como maid café, e até um jogo de tênis, de uma maneira que não fica enjoativa, já que existem milhões de obras que trazem esse tipo de coisa.

A arte da obra é muito bem detalhada e passa a maior parte da comédia. As expressões dos personagens são simplesmente hilárias e muito provavelmente elas irão arrancar boas risadas de você.

A relação dos personagens, ao passar do tempo, melhora bastante e se torna cada mais engraçada, principalmente do protagonista com o amigo otaku, e se torna um ponte forte no enredo da comédia, já que todas as situações da obra ocorrem com mais de um personagem.

Uma coisa é certa, sempre acaba em bebedeira

Enfim, Grand Blue tem sim seus pontos fracos, como a própria demora no desenvolvimento do relacionamento de alguns personagens, porém, o foco maior é na comédia, e nisso ele consegue se sobressair muito bem.