Harukana Receive #03 – Impressões Semanais

Trazendo mais um episódio interessante, Harukana Receive mantém o esquema da semana passada, apresentando um pouco mais das personagens, enquanto tenta movimentar um pouco do episódio com os jogos de vôlei, além de construir o passado da Kanata,  e sua relação inicial com a Narumi.

Um episódio bem distribuido.

Sem perder muito tempo, a primeira parte do episódio serve para introduzir as duas garotas loiras que apareceram no final do último episódio, que  por sinal, conseguiram funcionar até que bem.

Elas não chegaram a ser tão carismáticas quanto a Haruka foi para mim na sua apresentação, mas também estão longe de serem chatas. O character design delas é bem bonito, e por não terem nenhum maneirismo irritante na personalidade, acaba sendo bem tranquilo acompanhar as interações entres as quatros garotas, e de quebra,  elas ainda trouxeram uma situação um pouco inesperada por mim.

Aquelas cenas da semana passada me fizeram pensar que seria mais um daqueles casos de rivalidade declarada, com elas aparecendo apenas para provocar a Kanata ou a Haruka, e então gerar um novo jogo, porém, na verdade, elas acabaram se tornando amigas, e virando membros do mesmo clube, o que se mostrou uma adição interessante para o elenco no final, pelos motivos que falei mais acima.

Deu até para rir com algumas bobeiras.

Já na segunda parte, depois dessa apresentação das gêmeas, temos mais um jogo para render o tempo do episódio, que acaba sendo ok em termos técnicos, sem nenhuma grande cena que chegue a impressionar (fanservices não inclusos).

Devido ao fato das duas loiras não serem tão fortes quanto a Narumi e a Ayano, a partida acaba parecendo bem mais balanceada, com a bola se movimentando um pouco mais antes do ponto ser marcado, por mais que, na prática, as duas protagonistas acabem tomando outra lavada na pontuação final.

No meio desse jogo-treino, surge a oportunidade de mostrar o passado da Kanata, mais especificamente o primeiro encontro com a Narumi.

A ideia é legal, e consegue justificar um pouco dos motivos para Narumi ter ficado tão emotiva no final do episódio passado, já que a Kanata se mostrou um fator importante na vinda dela para a nova escola, e uma de suas bases para gostar de vôlei. Além disso, os flashbacks dão alguns fundamentos para a falta de motivação da Kanata, e sua insegurança, o que, por consequência, acabou garantindo um desenvolvimento bem interessante para o episódio.

Uma continuação dos problemas.

A Kanata não queria usar a “deixadinha” por acreditar que somente as cortadas a faziam pontuar, o que até faz sentido levando em conta o psicológico dela em relação ao seu passado, e a maneira como foi deixada para trás, devido as desvantagens que a sua altura tem.

A parte mais interessante em tudo isso, é notar que mesmo tomando a decisão certa, e fugindo da zona de conforto que tinha criado, a Kanata ainda não conseguiu pontuar, o que quebra bastante daquela sensação de protagonismo que a cena poderia ter, e até mesmo funciona de forma interessante para contrastar com os ideais da própria personagem.

Ela, mesmo falhando, ainda conseguiu superar uma das principais barreiras que tinha, furando o bloqueio e dando “um passo a frente” para conseguir formas de lidar com a sua altura.

Talvez, o único ponto problemático ali, que mesmo assim não é nada absurdo, tenha sido a necessidade de fazer a Haruka ser o centro da evolução dela.

A lógica de “um ponto é um ponto” não é algo difícil de se chegar sozinho, então não era algo que precisasse, obrigatoriamente, vir de uma pessoa para trazer essa mudança para Kanata.

Porém, como disse, nem de longe chega a ser uma demérito para o desenvolvimento dela, e graças a maneira como conseguiram expor isso, usando dos flashbacks e das próprias circunstâncias do jogo, essa nova superação da Kanata acaba sendo bem legal de acompanhar.

A coitadinha ficou até tremendo.

Harukana Receive consegue trazer outro episódio bacana, apresentando duas novas personagens, mostrando um pouco mais dos jogos e ainda trazendo um pouco de desenvolvimento para uma das suas protagonistas.

A menção de um campeonato deve trazer um pouco mais de desafios que, caso mantenham esse mesmo ritmo apresentado até aqui, pode ser bem divertido de acompanhar.

[yasr_overall_rating]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

Extra

Vamos ver como vão forçar a reconciliação entre ela e a Narumi.

Olha esse fanserv– Quê?

Faltou alguma cena mais legal durante o jogo…

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.