Steins;Gate 0 #09 a #12 – O principio do tempo – Impressões Semanais

O tempo é algo fadigo que pode te ajudar ou te desgraçar, sendo ele um problema inerente no roteiro de diversos animes e que felizmente, não é um problema em Steins;gate.

Por enquanto, a produção do anime esta conseguindo adaptar com decência o conteúdo do jogo, apresentando uma boa administração de tempo para os acontecimentos e para o desenvolvimento do elenco.

Observando-se que  no texto realmente há um foco no momento apropriado para um personagem ou outro. Isto é algo essencial, já que como disse em outras reviews, personagens não são meros enfeites colocados na historia para apenas auxiliarem o protagonista.

Eles precisam da devida atenção para que se possa compreendê-los e principalmente, para não terem uma construção muito superficial.

Então uma das formas de se distinguir se o roteiro de um anime é ruim, mediano, bom ou excelente; obviamente é se conseguiram pelo menos dá tempo de tela para alguns personagens que são essenciais para o desenvolvimento do próprio plot.

E agora José? Vejamo nas cenas dos próximos capítulos XD

Além disso, é muito dificil o roteirista conseguir trabalhar todos os personagens ao mesmo tempo de forma dinâmica e vivida, portanto, é natural que em alguma partes, o foco dado a um integrante do elenco seja maior, principalmente se um acontecimento especifico esteja mais ligado aquele personagem em si.

Então no que estes últimos quatro episódios se destacaram, na minha humilde opinião, foi no cuidado em desenvolver seus personagens secundários como Maho e Kagari enquanto se progredia com a construção do Okabe do futuro e dos eventos dessa nova linha do tempo.

Por mais que o anime em si tenha muitos personagens e obviamente não se consiga dá tempo de tela igual para todos eles, pelo menos os mais relevantes para aquela parte da historia, ou para toda a historia em si , são devidamente trabalhados na adaptação.

Portanto, para a minha felicidade, o roteirista esta conseguindo acertar no que muitas outras adaptações de visuais noveis erram, que é discernir o que mesclar e trabalhar de cada rota dentro da serie de tv.

E não podemos esquecer qual fanservice adaptar tb XD

Já que obviamente, você não vai conseguir adaptar tudo e nem deve tentar adaptar tudo exatamente como esta ali, principalmente se o seu objetivo é fazer uma fusão de rotas como é o caso desse anime.

Mas prestem atenção que não estou dizendo que não se deve ser fiel a obra, já que o ideal é você se manter o mais fiel o possivel ao material original.

Isto porque  muitas vezes uma má adaptação de algo original dentro de um roteiro pode descaracterizar toda a obra.

Agora discutindo a historia do anime, particularmente gostei bastante em como trabalharam a Maho. Há um principio de que o tempo cura tudo, contudo o que vemos aqui é que há um tempo apropriado para se curar algo.

E determinados acontecimentos e pessoas são essenciais para isto. Neste caso, era essencial que Maho conhecesse Okabe para abandonar suas obsessões em relação a Kurisu.

Assim como Okabe, a cientista loli não estava realmente conformada com a morte de sua amiga, mas se enganava querendo continuar um legado que era uma desculpa para conseguir terminar o que  Kurisu começou e obter os louros por isto.

Sendo claramente um clássico caso de inveja mesclada a admiração e de dever forçado pela própria pessoa, uma ilusão gerada de uma obsessão. Além, de mostrar bastante do amadurecimento de Okabe e como ele já esta se recuperando psicologicamente.

Na falta da Kurisu, consola mais a Maho-san Okabe, para eu shipar mais os dois >.<

E o  anime também critica de forma até que descente o princípio que uma descoberta cientifica  que poderia beneficiar a humanidade, dependendo do seu uso, se mostrar sua própria perdição.

Então a frase de Okabe de deve se tomar  cuidado para não se desonrar os mortos é verídica, já que dependendo de como utilizassem o que Maho publicasse ou terminasse de desenvolver das teorias de Kurisu, não seria o que a garota almejava inicialmente.

Contudo, espero que o anime consiga tempo para trabalhar diversas questões que foram incluídas em meio a trama, como o fato das distorções de tempo causadas pela corrida pela maquina do tempo ocasionar que outras pessoas também possuam fragmentos de memorias de outras linhas mundiais.

Então quero analisar quais consequências isto pode ter dentro do próprio enredo, já que nunca se deve jogar uma informação que não irá ser mais utilizada na historia ou tem pouca relevância, porque se torna apenas poluição textual.

Espero que trabalhem bem isto, estou de olho roteirista U.ú

Portanto, você só joga uma informação de forma “aleatória”, quando quer empregar um Red herring , que é uma “mentira” logica para enganar o seu publico e desviá-lo do desfecho real.

Além disso, acho que não devem demorar em revelar logo quem é o líder da força de mercenária que os atacou, porque esta meio chatinho manterem mistério sobre algo que pode ser bastante obvio pelo anime foca em duas opções apenas.

E como nem tudo são flores ,  o que realmente se deve notar neste “spin-off”, é que em relação a impacto e eventos realmente chocantes, o primeiro se sobressai melhor que a serie atual.

Já estamos praticamente com metade da historia  completada e não aconteceu nenhum clímax que realmente marcasse o anime, com a obra apresentando uma ou duas situações mais tensas, mas que apenas cumprem com o seu papel de movimentar a trama. Não que o primeiro anime não fosse um pouco “lentinho” também.

Sendo assim, já estou ansiando para uma reviravolta e algo mais empolgante nessa segunda parte do anime. Não que Steins;gate 0 esteja ruim em como esta caminhando, mas agitar um pouco as coisas sempre é bem vindo.

Nota Informativa: Em relação a Salieri citado no anime, ele era um compositor bem sucedido que não tinha nenhum motivo para ter inveja de Mozart, sendo as citações de Maho algo inerente da própria ficção e não da realidade.

[yasr_overall_rating]

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium]

#Extras

Mini-paradoxo? XD brincadeira, mas achei legal

As vantagens da era moderna: comunicação XD

 

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.