Estúdio de “Shinmai Maou” Production IMS decreta falência

Embora já seja de conhecimento de alguns há tempos que o estúdio IMS estava praticamente morto desde o ano passado (não estava produzindo nada), só agora saiu a confirmação de falência do mesmo, que está de portas fechadas desde o final do ano passado.

Mas e o filme de Shinmai Maou? Bem, eles ficaram com o crédito, mas outros estúdios menores que fizeram a maioria do trabalho (sub-contratação), não é à toa que a animação do filme seja bem meia boca em geral, já que esse processo costuma reduzir a qualidade da produção (que já não era das melhores, mesmo dentro do IMS, por falta de bons animadores por lá).

A falência dele não é um mistério, o estúdio foi formado por ex-integrantes do AIC Build (Sora no Otoshimno, Boku wa Tomodachi), que era especializado em ecchis. O estúdio fazia em geral obras razoavelmente bem animadas, vale dizer. Tem várias deles acima da média. Mas ele acabou sendo fechado, e um dos diretores de lá formou o Production IMS. Ele rapidamente começou a fazer vários animes ecchi depois disso (devido a falta de estúdios especializados nisso no mercado), praticamente todos com qualidade visual duvidosa, dada a pobreza da staff do estúdio e por terem sido recém formados.

Eles herdaram até alguns animes da AIC, como Date a Live, que teve sua segunda temporada e filme produzidos pelo estúdio. Inclusive, já dava para notar a qualidade da animação decaindo em ambos, após mudarem para esse estúdio.

Não o bastante, mesmo sendo novo e sem capital, se meteu em 2 projetos de animes originais. Haifuri até que deu algum dinheiro, mas o outro, Active Raid, foi um fracasso total, que só deu prejuízo. Resultado, começou a se endividar, a receber cada vez menos animes para produzir e acabou falindo. O filme de Shinmai Maou foi a última coisa que ficou no nome dele, apesar de não terem feito quase nada do mesmo.

Isso não impede novos animes da franquia Shinmai e Date a Live (esse já até teve S3 anunciada), por exemplo, eles só teriam que mudar de estúdio, como High School DxD e várias outras obras já fizeram (falando nisso, o estúdio atual de DxD, quer gostem ou não do novo design, está fazendo um trabalho muito melhor na animação). E honestamente? Quase qualquer estúdio de médio porte pode fazer um trabalho melhor que o IMS, então não é uma grande perda ele sumir do mapa.

Minha opinião sincera é que a única coisa do estúdio um pouco mais bem animada foi Haifuri (High School Fleet). Fora isso, o padrão do estúdio era uma qualidade de animação que variava de baixa a mediana (baixa quando pegava um diretor de dentro, e média quando pegava de fora e ele conseguia chamar bons animadores que conhecia para ajudar no projeto). Então não, não acho que vai fazer falta. Provavelmente o estúdio atual de DxD (Passione) vai assumir como novo estúdio focado em Ecchi mais pesado a partir de agora (com “Ecchi light” a A1, Silverlink e diversos outros já trabalham).

fonte: Saiki