Violet Evergarden #13 – Impressões Finais

Admito que fiquei dividido com esse final. Foi lindo e meio decepcionante, ao mesmo tempo. A mensagem e conclusão da parte emocional é ótima, mas o clímax do combate em si foi meio sem graça.

O cara da bota com super poderes

O encerramento do arco do trem não tem lá muita emoção ou algo extremamente impactante visualmente, como eu esperava. Eles de fato guardaram o clímax do combate para esse episódios, mas o clímax não era tão grandioso, e tinhas umas maluquices no meio, como o loiro chutando uma bomba e arrancando ela com o pé (tava presa por parafusos!), e depois ainda salvando a Violet. De onde esse personagem tirou essas habilidades absurdas? Jogaram meio que do nada ali, só para resolver a situação.

A questão do “não matar” também foi tratada de forma ingênua. Como assim? Sem consequências graves. O próprio cara fala que se tivesse matado ele estaria tudo resolvido, mas a Violet não mata mais. Até ai tudo bem, a questão é que no fim das contas, eles não matam ele e resolvem a situação sem ninguém se machucar de qualquer forma. Não colocaram um preço na escolha da Violet, ela só prolongou o conflito, e fica como a escolha certa.

Isso sempre me deixou frustrado em histórias: tem a escolha bonitinha que salva todo mundo sem causar nenhum mal. Acho que foi essa frustração constante que fez com que eu sacaneasse os personagens do meu livro o tempo todo com escolhas difíceis. Como assim? Não existe escolha que salve todo mundo na maioria das situações, você sempre vai pagar um preço, às vezes menor, às vezes maior e falo no sentido de prejudicar os outros, e não a si mesmo. Isso aumenta bastante o peso psicológico em cima da escolha do personagem, mas a maioria dos animes se acovarda e evita esse tipo de situação, quase sempre tem a escolha X que é vista como a certa e faz milagre.

A ação foi decepcionante, mas o drama entregou!

Bem, terminado meu resmungo quando ao clímax fraco, vem a conclusão emocional da Violet, o fechamento do amadurecimento dela até ali. Ela não precisava mais do Major para viver, ela aprendeu a ter empatia e a expressar seu sentimentos, e por fim, ela não era mais uma arma, não precisava mais viver por ordens, e ela descobriu o que era o amor.

É uma conclusão muito bonita, feita em várias fases, e que completa bem a parte dramática de tudo que foi abordado até agora. Em suma, um bom fechamento. Só que não um fechamento absurdamente marcante, como eu esperava. Digamos que o episódio 9 tem um final que fecha uma parte do amadurecimento da Violet de forma mais forte que esse. Na verdade, o arco do episódio 7 ao 9 ficou como o melhor do anime. O arco final foi apenas bom.

E é assim que Violet vai terminar para mim, um bom drama, sem dúvidas, que desenvolve muito bem sua personagem central. Mas é isso, não chegou a um Kimi no Uso 2.0. Por quê? Porque Kimi Uso consegue fechar em seu momento máximo em termos emocionais (a cena da carta), enquanto Violet, embora feche bem, acaba marcando mais por episódios anteriores do que pelo seu fechamento.

Ainda assim, para quem busca um bom drama, com certeza indicaria esse anime. Não vai para o meu top 10 geral, mas entraria fácil no meu top 5 de drama.

De qualquer forma, alguns podem argumentar que esse não é realmente o final, já que anunciaram a produção de um novo projeto animado (possivelmente um filme). Sim, esse diretor fez um final parecido em Kyoukai no Kanata, com o protagonista reencontrando sua amada, que ele pensava estar morta, nos segundos finais do ep 13, e acabava ali. Aí veio o filme para concluir o romance deles. Violet vai seguir o mesmo caminho e ela vai encontrar seu Major no vindouro filme? Talvez, só o tempo dirá, mas essa parte da história até aqui, foi bem fechada.

Quem será que ela viu?

E falando no Major, pensei que tinha me enganado quanto a ele estar vivo, o que foi frustrante e bom ao mesmo tempo. Bom pela surpresa, e não entrar nesse clichê, e ruim porque eu gosto de um final feliz como todo mundo (só não feliz demais, porque ai eu fico incrédulo). Mas realmente nada do Major aparecer. Fiquei meio “Eita! me pegaram nessa… Mas não sei se acho isso bom ou ruim…”.

Qual minha surpresa, quando vou verificar a comparação desse final com a Novel, e descubro que o Major estava vivo e ele aparece nessa história do trem… No anime trocaram a participação dele pelo irmão. Por quê? Provavelmente acharam que fecharia melhor o desenvolvimento da Violet (que não é tão reforçado na novel como no anime, nisso o anime é bem melhor) com ele morto, e mesmo assim ela seguindo em frente, em vez dele aparecendo para servir de muleta para ela, quando ela estava prestes a se libertar totalmente.

Aí introduziriam ele no próximo projeto, com uma Violet maior de idade até, para evitarem polêmica do romance de uma garota de 14 com um cara de 30. Só o tempo irá dizer se é isso mesmo que vão fazer ou não, mas é minha aposta, um filme para fechar a parte do romance da história. Caso contrário faltaria um pedaço da obra original (na verdade faltam algumas histórias também, que eles podem ou não usar no filme).

De qualquer forma, fica a recomendação desse anime, para quem curte um bom drama. Desde que não coloque as expectativas altas demais (e não esteja atrás de outra coisa fora drama), é difícil não apreciar o desenvolvimento da Violet ao longo da história.

Nota final do anime como um todo: 8,5/10

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

 

Extras

Quem é o cliente que a Violet viu no final? Será o Major, ou só um conhecido? Só vamos descobrir no próximo anime/filme, que vão lançar sei lá quando.

E eis o Major se encontrando com a Violet na Novel. Ele sobreviveu e estava sempre de olho nela, mas não apareceu antes porque preferiu aguardar ela amadurecer, o que ela não conseguiria com ele do lado.

PS: Ver o povo dos spoilers se frustrando ao achar que sabia exatamente como ia terminar foi legal. Acho muito sem noção a pessoa matar a graça que teria ser surpreendido pelo que ocorre na história naturalmente, pegando as informações antes. Só acho spoiler válido quando o anime não adapta a obra toda, e não antes de sequer ver ele… Aí você só está matando parte da graça que iria ter de ser surpreendido durante o anime. Pior que tem uns que fazem para spoilar os outros ainda por cima, esses são ainda piores… Eles devem ter um ataque epilético com animes originais (tipo Darling), onde não tem como catar spoiler de nada.

É muita falta de física…

Os cenários desse anime eram realmente deslumbrantes…

Eu ri dessa parte, foi engraçada e emocionante ao mesmo tempo.