Versões digitais de mangás passam vendas de versão física pela 1ª vez

Relatos da NHK World revelaram que as vendas anuais de mangás digitais passaram as vendas de versão físicas pela primeira vez no Japão em 2017. A venda de volumes somou 116.6 bilhões de yen (1.55 bilhões de dólares), uma queda de 14% comparado ao ano anterior. É a maior queda já registrada. Enquanto isso, as vendas digitais somaram 171.1 bilhões de yen (1.6 bilhões de dólares), um aumento de 17% comparado ao ano anterior.

Foi acrescentado que a queda bruta de volumes físicos foi resultado de séries grandes sendo finalizadas (Naruto, Bleach, etc). O relatório também adicionou que o aumento do número de copias digitais foi devido a várias promoções e títulos antigos com muitos volumes estarem vendendo bem digitalmente.

Somando as versões físicas e digitais, houve uma queda de aproximadamente 1% nas vendas de mangás em 2017, e alegam que a pirataria tem colaborado para isso.

O mais interessante aqui é as versões digitais estarem vendendo tanto. Por quê? Porque elas não são reportadas nas tabelas da Oricon, então podemos imaginar que cada valor que vemos lá é apenas metade das vendas reais daquelas obras, atualmente.

Nos EUA a venda digital de livros e mangás também vai muito bem, mas aqui no Brasil ainda existe muita resistência ao formato digital (experiência própria, todo dia vem perguntas sobre versão física do meu livro, porque a pessoa só lê versão física). Dá minha parte, prefiro digital, é mais barata, não ocupa espaço, as páginas são mais claras e os desenhos melhor definidos. Fora que nunca estraga ou amarela. 

fonte: ANN