Acha que entende de Animes? Tem certeza? AnimeGataris vai te testar! (e ensinar)

Uma surpresa dessa temporada atual, ao menos para mim, tem sido AnimeGataris. A parte irônica, é que como história ele não tem nada demais. Ele não consegue ser super engraçado o tempo todo, e a parte séria do seu plot não empolga. O que realmente acaba o destacando, é a quantidade de referências e explicações que você ganha sobre a industria de animes. E obviamente, piadas sobre elas.

 

A obra se foca em um grupo de Otakus hardcore, cada um focado em uma área diferente, que se juntam em um clube, para falar de animes, mangás, novels, etc. Eles tem problemas para formar o clube, alguns dramas, mas vão superando tudo. A parte interessante, como já mencionei, não está no enredo em si, mas no que ele tem por trás: uma quantidade absurda de referências a animes novos e antigos (mais de 20 por episódio), além de muito conhecimento mais hardcore sobre a industria de animes sendo passado.

Lembra do lance da importância da venda de BD/DVD para nova temporada que eu vivo falando aqui? Eles falam disso com todas as letras no anime. Depois ainda explicam sobre o comitê de produção, como é formado, seus lucros, e como ele manda no anime todo, podendo decidir coisas para o bem e para o mal. Tem até uma piada com isso.

A regra dos 3 episódios também é citada, explicada, questionada, teorizada, etc. Slice of life é chato? Animes de Idols? O que é um clássico? Quase tudo que se discute nos fóruns mais hardcore vira tema do anime. E fora isso, ainda tem as referências para tudo que é lado. Sword Art Online, Madoka, Gundam, Evangelion, Re:Zero (R:Zero), Konosuba (Anosuba), de animes velhos a novos, tem citações para todo lado. Eles mudam um pouco o nome, mas é fácil de pegar.

O que não é tão fácil são os que eles só comentam a sinopse ou falam “anime com o nome de uma deusa”, “anime que a garota vomita”, “animes com velhos machões”, etc. Tem referências visuais também, como a piada com o micro-ondas de Steins;Gate, que só quem viu vai pegar.

Em geral, admito que só peguei 80% até agora, algumas eu perco ou fico em dúvida. Então é um ótimo teste para você descobrir o quanto você entende de anime. Se todas as explicações sobre a industria não são novidade, e consegue pegar todas as referências, você está bem. Caso contrário, está aí um anime interessante para te ensinar algumas coisas.

Como eu disse, o plot em si não tem nada de mais, mas recomendo muito pelo aprendizado que ele passa sobre a industria. Outras recomendações seriam Shirobako, que te ensina como animes são feitos, e Bakuman, que te ensina sobre a produção de mangás.

E vocês, o que estão achando dele? (quem está vendo…).

Relacionado: