5 Light Novels interessantes de reencarnação para ler


Estamos em um momento onde as obras tensei (reencarnação) estão começando a ser almejadas. A primeira surpreendentemente acabou sendo Youjo Senki, e Knight’s & Magic já está planejado para a temporada de verão de 2017. Eu particularmente gosto de ler obras tensei, pelas incontáveis possibilidades de histórias diferentes e interessantes que possam vir de uma premissa dessas. Hoje eu gostaria de falar um pouco sobre algumas.

Vale dizer que eu provavelmente ainda farei reviews separados de cada uma dessas que estão na lista, então não será algo muito prolongado neste post. Futuramente também pretendo fazer uma parte 2, ou então uma sobre isekais (ir para outro mundo).

OBS: Se você acha que faltou alguma obra que eu deveria ter mencionado, é bem provável que ela esteja guardada para uma segunda lista.

OBS²: Todos os comentários das obras dessa lista são baseados puramente em suas light novels, como eu não costumo ler as adaptações em mangás, não posso confirmar o quão boa em relação as suas respectivas obras originas as adaptações são.

5. Knight’s & Magic

Começando pela próxima obra a ser animada, Knight’s & Magic é uma obra bem interessante, para dizer o mínimo. Dentre as coisas mais chamativas que a obra tem de diferente, o protagonista trap pode afastar muitos, ou atrair alguns… mas o elemento principal que devem focar são os mechas. É um fato que a LN foi feita para quem gosta de mechas, o que não é o meu caso, mas eu não me importo também, então acaba sendo aceitável. Se você não gosta de robôs “gigantes” pode até desistir da obra, pois até um arco inteiro sobre construção de um deles a LN tem.

Falando do que você não saberia se não lesse, acho interessante como o protagonista era alguém talentoso e relativamente popular no trabalho na sua vida anterior, tal como sua reencarnação pode ser um fator bem importante no futuro da história. O começo da LN é meio fraco, principalmente na parte escolar que felizmente acaba bem rápido, mas depois fica mais interessante.

Ser uma obra tensei que se passa em um mundo de fantasia com mechas que usam magia, além das boas dinâmicas entre os personagens, fez merecer um espaço na lista.

 

4. Koushaku Reijou no Tashinami

Oh, talvez vendo a imagem à cima você esteja pensando “isso parece um shoujo!”. Bem, você está parcialmente certo. Parcialmente porque LNs não são divididas em demografias igual mangás são, mas a arte definitivamente é algo mais puxado para esse lado.

Nessa história a protagonista reencarna como a vilã de um Otome Game (visual novel voltada para o público feminino) que ela jogava na sua outra vida, mas só recobra essas memórias quando está prestes a atingir o final ruim, pra vilã no caso, da história.

Apesar do que eu falei antes, o romance não é um foco muito grande na LN, mas sim política e principalmente economia. Não é algo tão aprofundado como… vamos dizer, um Ookami to Koushinryou, mas é um diferencial muito interessante. Também não é um harém reverso, só para constar.

Pelo cenário se passar em uma época onde a monarquia ainda estava em alta, outro foco da história são as posições sociais da época, da realeza principalmente. O ponto forte da história acaba sendo a própria protagonista, que tem uma personalidade forte e cativante até, e que usa muito do seu conhecimento da vida passada para ter sucesso nos seus planos.

 

3. Mushoku Tensei

Essa é uma obra que dispensa muitos comentários, tenho certeza que muitos já têm uma boa noção sobre ela. Sendo uma das responsáveis por popularizar o subgênero, o maior diferencial da LN seria como o autor se deu ao trabalho de mostrar basicamente toda a vida do protagonista, desde o nascimento até a vida adulta.

Toda a obra é uma história com muitos elementos fantásticos envolvidos, incluindo diferentes raças, culturas, viagens por incontáveis lugares e tudo que alguém poderia pedir de uma aventura.

O misticismo da LN e toda a história do mundo ajudam a criar um mistério sobre qual o rumo e possíveis coisas que possam vir na história. O protagonista pode ser um problema para alguns, como eu, mas no geral a diversidade do universo de Mushoku Tensei acaba pendendo pro lado positivo do que negativo.

 

2. Elf Tensei kara no Cheat Kenkokuki

Em Elf Tensei o protagonista… hmm, melhor dizendo, um mago passa a vida inventando uma magia de reencarnação para usar em si mesmo, até que ele consegue. Sua alma, podendo reencarnar sempre, acaba passando por muitas vidas diferentes. Nós vemos a história do ponto de vista da trigésima primeira reencarnação, que é um elfo.

Diferente do padrão, as reencarnações só recobram as memórias da vida passada depois de uma certa idade. Além disso, o protagonista e suas vidas passadas são basicamente pessoas diferentes, com ele podendo acessar essas vidas e suas habilidades com certas limitações.

Na história a vila dos elfos trabalha como escravos e são frequentemente sacrificados pelo Império. A LN é sobre o protagonista se livrando das mãos do Império e tornando aquela pequena vila em um país independente.

Apesar disso, no geral a obra certamente não é uma LN de ação e aventura. A maior parte da história se passa na vila, e ela é muito específica na produção de materiais e alimentos, plantações e afins. Algumas pessoas com certeza se entediariam em ter que ler sobre quais grãos são ideais para se plantar em quais estações do ano e seu tempo de crescimento, mas eu achei um aspecto bem único e que dava um ar de realismo interessante…

O romance também é um elemento bem presente, que surpreendentemente consegue ter um desenvolvimento rápido, sem ficar forçado e mal feito como outras obras.

 

1. Bu ni Mi wo Sasagete Hyaku to Yonen. Elf de Yarinaosu Musha Shugyo

Para fechar a lista, nada mais justo que falar de uma das minhas obras favoritas. Como prova de que é uma das minhas favoritas, digo que sei o nome da LN de cabeça.

Seguindo a linha de diferentes ideias, em Bu ni Mi o protagonista morre e reencarna no mesmo mundo, só que dessa vez como um elfo. Em suma, a obra já se inicia em um mundo de fantasia, onde existem 4 continentes com 4 diferentes raças.

Na sua vida passada o protagonista era um artista marcial já com mais de 100 anos. Ao morrer, tudo que ele deixou foi sua única discípula, que era uma elfa, mas ao reencarnar 30 anos depois ele descobriu que não só as artes marciais se tornaram extremamente populares, mas que seu nome virou uma espécie de lenda graças ao feito da sua quase filha adotiva.

Ao envelhecer o bastante, ainda escondendo sua identidade, o protagonista decide começar a viajar pelo mundo em busca de se tornar o artista marcial mais forte, que é o sonho dele.

Esse é o tema principal nessa LN onde todos os protagonistas são elfos—artistas marciais. A LN cria uma atmosfera bem diferente por se tratar especificamente de artes marciais, que é um tema que eu gosto bastante, praticamente não ter humanos na história também é curioso.

Porém, a jornada acaba não sendo algo só pelas artes marciais, já que depois que alguns pontos são revelados a história toma um rumo bem mais sério. Existe também uma boa passagem de tempo na história, mas como todos são elfos não faz realmente muita diferença haha.

Testarossa

Escritor amador, fã de animes, mangás, light novels, visual novels e outras coisas da cultura japonesa. "Nunca tenha certeza de nada, por que a sabedoria começa com a dúvida."