Tsuki ga Kirei #06 – Corra, Melos! | Impressões Semanais

A sutileza de Tsuki ga Kirei é o que torna ele tão gostoso de assistir. Seja no romance simples ou na forma como ele retrata situações do cotidiano, que facilmente se encaixam nas nossas vidas, tudo ali parece ter um jeito fácil de prender a sua atenção.

O episódio dessa semana carrega um título bem interessante, que faz uma boa analogia a situação geral que os nossos dois protagonistas se encontram (agradeçam a Ryuuji por sempre colaborar com seu ponto de vista a respeito desses assuntos).

“Corra, Melos” é uma das mais populares história de Dazai, e fala sobre um homem, Melos, que precisa “voltar a tempo” para salvar seu amigo da morte. Basicamente, após fazer um acordo com um severo rei, Melos deve voltar em três dias para receber sua sentença de morte, do contrário, seria seu amigo, que ficou de refém, quem deveria morrer.

Ninguém em Tsuki ga Kirei está sofrendo risco de vida, ou muito menos em uma situação tão complicada como essa, mas a grande sacada da referencia é justamente na mensagem por trás da história de Dazai.

“Corra, Melos” é um conto sobre perseverança, esforço, e confiança. Que são exatamente os temas recorrentes nesse episódio. Diferente dos últimos, esse trata de coisas mais pessoais, e não somente do romance entre os dois.

Bem, ele ainda está ali, e proporciona alguns cenas fofas, mas o real ponto de todo o episódio são os sonhos, esperanças, e possíveis dificuldades que cada um irá enfrentar daqui para frente.

Pequenos passos importantes.

O início do episódio é bem tranquilo, adicionando detalhes sobre a vida do Kotarou e sobre seu sonho de ser escritor. Ele finalmente recebeu uma sinal positivo sobre seus textos, e foi convidado a ir até a editora para conversar sobre algo.

A mãe do Kotarou parece ser bem rígida em relação a educação do filho, e seu pai, por mais que tivesse dado um “ok” da última vez, não é completamente a favor do que o Kotarou está tentando fazer. Em outras palavras, já dá para imaginar que vai rolar uma pressão sobre ele a respeito do seu sonho, principalmente por parte da sua mãe.

Após essa breve nuance do futuro do Kotarou como escritor, temos um pouco da pacata vida da Akane que, logo de cara, já nos diz que não vai ser tão pacata assim nesse episódio.

O olhar de quem planejou isso por dias.

Não se deve deixar vazar informações para irmãos, especialmente sobre relacionamentos. Na melhor oportunidade eles vão jogar tudo no ar, só para ter a satisfação de ver o circo pegar fogo, só pela diversão que isso pode gerar. Falo isso porque eu sou irmão mais velho, e faria o mesmo. Nessa caso até que não gerou grandes repercussões, e tudo acabou sendo “levado pelo vento”. Mas ainda assim, foi muito divertido ver o modo como o anime representou essa pequenas intrigas que irmãos adoram gerar. Pelo menos eu achei bem legal.

Como se esse pequeno “deslize” da Ayane fosse um prelúdio sobre o que iria acontecer, as coisas vão caminhando para algo mais agridoce para Akane.

Esforço é sempre bom.

Graças ao fato de ter que ir encontrar com o editor da revista, Kotarou não vai poder ir torcer por ela na competição que dá vaga para o torneio municipal. Por mais que os dois aparentem não terem ficado muito felizes com esse desencontro, ainda usam a situação para se apoiarem, cada um prometendo se esforçar no sonho que está tentando alcançar, e é justamente aqui que entra o ápice do episódio.

De um lado, Kotarou “fugindo” da sua mãe para poder ir até a editora, do outro, Akane se preparando para poder participar de um importante evento da sua grande paixão, no caso, a corrida. Enquanto que para o Kotarou as coisas vão ligeiramente bem, já que, por mais que não tenha sido uma proposta de trabalho, pelo menos ele recebeu uma direção a seguir. Para Akane nem tudo funciona da mesma forma.

Diferente do que eu imaginava, Akane foi bem direta em expressar o que pensava, talvez um pouco tímida, mas ainda assim, disse tudo o que precisava para deixar claro a relação dela com o Kotarou (por mais que Chinatsu já soubesse disso também).

A conversa deveria ter surtido um efeito positivo na ansiedade dela, porém,  Akane não conseguiu se concentrar muito bem na sua prova, o que acabou resultando na sua não classificação para o torneio municipal. Ela fica bem decepcionada, e então Hira aparece para tentar animá-la só que…

Vai com calma, jovem.

Não é bem assim que se consola alguém. Ok que ouvir sobre como você não estava no seu melhor, pode ajudar a dar uma sensação de “alivio”, mas ainda assim, podia ter sido mais sutil e cobrado um pouco menos da situação.

Por falar no Hira, ele ainda é o que está mais jogado na história. Por mais que de para entender os sentimentos dele, já estamos no sexto episódio, e não definir bem o ponto entre a relação dos dois, pode criar um certo vazio, especialmente se tiverem planos de causarem um plots twist mais para frente.

Melhor irmã.

Após superar, em partes, a frustração de ter perdido a corrida, Akane acaba indo atrás da sua irmã para, ao menos, desabafar sobre o que estava pensando. Desde o início do episódio fica claro que o maior problema para ela está sendo lidar com a confissão da Chinatsu, o que é bem esperado.

E se até aqui parecia que as coisas tinham um final tranquilo, novamente, para fechar com chave de ouro (parece que o anime não cansa disso, o que é muito bom), temos outra frase para geral comentários, e expectativas.

Bem, a Akane foi avisada sobre o que tem que fazer.

Como eu imaginava, o motivo da mensagem da Chinatsu era mais para deixar em panos brancos o que ela sentia, mais para evitar perder a amizade da Akane, do que simplesmente semear a discórdia. Porém, ainda assim, essa pergunta é um pouco pesada.

Sinceramente, eu não consigo me imaginar dando uma boa resposta a algo do tipo caso fosse o contrario, se por exemplo o meu melhor amigo dissesse que iria se confessar para minha namorada.

Infelizmente, a possível solução para minha dúvida só vem na semana que vem.

Comecemos a contar os dias.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E você, que nota daria aos episódios?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Kotarou 2 – Hira 0

 

Estou quase dando o título de melhor casal, só pela bravura dele.

Esse tipo de pergunta… Apenas, por que, mulheres? Por quê?

Essa cena fica melhor ainda animada.

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.