Impressões de meio de Temporada: 18 Animes de Abril 2017 comentados

Essa temporada me deixou um pouco impressionado, não pela qualidade dos animes, mas sim pela situação geral em que me envolvi. Se você é uma pessoa que não tem nada para fazer gosta da cultura japonesa, ou simplesmente gosta de assistir animes (assim como eu), provavelmente se deparou com uma boa quantidade deles se acumulando nas primeiras semanas.

Por eu não ter o costume de olhar sinopse ou PV, para manter a “surpresa” de ver algo novo, acabou criando uma bola de neve gigante nas coisas que poderiam ser interessantes, principalmente se compararmos com as duas últimas temporadas em que mal chegavam a 5 animes.

Lógico que nem tudo são flores, e estamos falando de uma pessoa como eu, alguém que se vende facilmente por character designs (cof cof, Sin: Nanatsu no Taizai, cof cof). Mas ainda assim, pensei que seria interessante fazer um “vale, ou não a pena dar a chance” baseado nos meus gostos.

Os animes estão organizados de acordo com o que fui me lembrando, ou seja, não representa a qualidade deles ou coisa do tipo. Além do mais, o que eu falar aqui não necessariamente significa que seja a verdade.

Atualização: Acabei deixando passar Rokudenashi Majutsu Koushi to Akashic Records, que deveria ter entrando na lista. Ele já foi acrescento, podem relaxar seus kokoros.

Sabendo disso, vamos aos animes. E só entram os que não estão sendo comentados semanalmente no blog:

Rokudenashi Majutsu Koushi to Akashic Records

Temos aqui, um bom exemplo de clichê funcionando como clichê. Não digo isso negativamente, mas sim como um elogio. Akashic Records não se propõem a entregar algo grandioso, mas nem por isso deixa de oferecer um conteúdo divertido. A história gira em torno de estudantes de uma classe de magia (apesar de duas garotas serem o foco), e sobre um professor substituto com uma história, possivelmente sombria, apagada.

A comédia é bem interessante, e para os últimos episódios tem me agradado muito mais do que antes (provavelmente porque passei a simpatizar mais com a Shiro-Neko… Quero dizer, Sistine). O arco da festival de magia me deixou bem animado, e o pequeno drama em torno as relações de família foi agradável de assistir.

As explicações sobre o uso da magia também foram algo que gostei bastante, especialmente da parte em que o Glenn explica os conceitos fora das aplicações dos livros, isso, que por sinal, é uma boa base para o termo “Akashic Records” no título. (vale a pena pesquisar a ideia para, pelo menos, adicionar um pouquinho de conteúdo ao esforço do autor).

Vale ou não a pena?: Dentre as opções  do gênero que estão na temporada, para mim, tem sido o melhor. É raro encontrar algo clichê que agrade por justamente ser clichê, especialmente quando o assunto é manjado (escola de magia, tsudere de família rica, garota abandonada pelo bem do reino, e coisa do tipo).

Frame Arms Girl

O responsável por muitas revoltas após a previsão de vendas, Frame Arms é um anime com uma ideia peculiar. Para mim, ele foi parecido com Keijo!!!! (não nos mesmos aspectos, claro). A ideia é estranha, e quando você assiste percebe que é bem estranho mesmo (principalmente nos primeiros episódios onde surgem alguns fanservices questionáveis). Mas bizarramente, pode ser que você não consiga dropar o anime. As batalhas do início são horríveis, mas depois que entra em um clima de “4koma“/comédia, acaba não sendo um incomodo assistir. Não é nenhuma obra prima, ainda mais para quem não curti CGs, entretanto, para quem tem tempo, e padrões de qualidade “flexíveis”, pode ser um anime aceitável.

Vale ou não a pena?: Se você fez a regra dos 3 Eps. e dropou, então não está perdendo nada, mas se conseguiu passar pela prova de teste, é bem capaz que termine a série… acho.

Alice to Zouroku

Se não fosse pelo fato dos episódios saírem na segunda (um dia morto para mim), eu nem mesmo teria percebido a existência dele, o que seria uma grande pena. Os traços simples, com uma paleta de cores “calma”, te fazem pensar em um slice of life, mas a história é bem séria.

A interação do Zouroku e Sana é bem interessante, e foge um pouco dos padrões, caindo naquele esquema de relação “paterna” (Logan, e The Last of Us, por exemplo). O mistério sobre o passado/origem da garota te dá um bom motivo para continuar assistindo, e no último episódio tivemos uma longa luta, com bastante destruição de cenários e demonstrações de poderes (o que pode agradar que curte ação).

Vale ou não a pena?: Se esse anime não estava na sua lista, talvez seja válido dar uma chance aos primeiros eps. A ideia dele é simples, porém, bem cativante.

Granblue Fantasy

Outro anime que surpreendeu em vendas, mas que até acho justo nos números que teve, foi Granblue Fantasy.

Como não joguei, não posso ligar nenhum sentimento da história ao jogo (se está ou não sendo bem representada). Porém, tem sido bem divertido acompanhar. O protagonista cumpre bem seu papel quando necessário, e os demais companheiros não são chatos. A heroína, por mais que seja frágil, não fica inteiramente dependente do grupo, tomando atitudes quando precisa. Além disso, a animação é bem bonita, e a trilha sonora ajuda bastante a compor um clima agradável (aquela opening S2).

Vale ou não a pena?: Para quem gosta de temas medieval/fantasia, pode ser bem interessante dar uma chance aos primeiros episódios. Algumas semanas atrás o anime apareceu no top 5 cenas marcantes do Marco, o que ao menos garante algumas coisas interessantes nos episódios.

Gin no Guardian

História chinesa com dublagem japonesa. Os episódios têm 13 mim, sendo que disso você tira uns 4 para abertura e encerramento. Os primeiros episódios me fizeram ficar confuso, parecia ser uma anime sobre fantasia, mas depois se tornou uma espécie de slice of life baseado em um jogo de computadores para aproximar o casal, e nos últimos episódios entrou em uma proposta mais sci-fi, misturada com realidade virtual.

Como os episódios são pequenos, o justo seria assistir todos que saíram até o momento (se juntar dois não dá o tamanho de um ep. normal). A história parece finalmente ter se conectado (o sci-fi, o lance místico/fantasia e a relação do casal) então daria para dizer que só agora ele está mostrando se vai ser algo produtivo, ou não.

Vale ou não a pena?: Eu diria para seguir por sua conta em risco. Não é algo que recomendaria para as pessoas, mas também não tacaria pedras do nada. Pode ser que a história se desenvolva em algo interessante, mas pela questão do tempo fica complicado apostar em algo acima da média.

Boruto: Naruto Next Generation

Juro que fui de coração aberto para assistir, mas não deu. Aquele primeiro episódio me deixou um pouco dividido sobre se valeria a pena, ou não acompanhar. Acabei indo até o terceiro episódio, mas depois disso eu esqueci de assistir o resto (pior que é sério), o que era 1 ep. virou 3 e provavelmente vai continuar aumentando a contagem.

Eu gosto muito da primeira fase de Naruto, mas depois da luta contra o Pain, meio que virou uma obrigação terminar a série, não era mais empolgante como no início. Continuei bravamente até o final e quando ouvi falar de Boruto, acabei torcendo o nariz, principalmente pela aparência “idêntica” a do pai.

Isso não é motivo para dropar uma série, mas a sensação que tive foi a mesma da aparência dele. As nuances são diferentes, mas a base é igual. Boruto é sobre um ninja loiro que vive pregando peças para chamar a atenção, enquanto interage com outros estudantes, e que no final deve enfrentar o mal que ameaça a paz.

Não vou dizer que é ruim, e pode ser que o clímax proposto pelo primeiro ep. seja bom, mas pelo menos para mim, não tinha motivos para continuar vendo o anime.

Vale ou não a pena?: Para grandes fãs da série, provavelmente está valendo muito a pena. Ver o futuro dos personagens que acompanhou por mais de 15 anos deve garantir uma boa doce de diversão. Porém, do meu ponto de vista, existem nomes mais interessantes nessa temporada (especialmente se você não tem muito tempo para gastar).

Renai Boukun

O primeiro episódio me fez rir muito, e eu já estava apostando minhas fichas que poderia tapar o vazio existencial de KonoSuba com ele, mas… Não. O anime não é ruim, e a comédia ainda continua sendo boa, mas o hype do primeiro episódio não voltou mais.

Os últimos acontecimentos da história dão indícios de que terão algo mais “sério”, com um possível passado oculto da Akane e Yuzu, o que pode dar um incentivo para acompanhar, mas fora isso, ele é apenas um bom anime de comédia.

Vale ou não a pena?:  Para quem está procurando alguma coisa para distrair, enquanto dá risadas, essa é uma boa opção da temporada. Os personagens interagem de forma legal, e a Yandere Hardcore é divertida.

Hinako Note

Moeservice sobre uma garota que tem sérios problemas de timidez. Devido a uma “habilidade” natural, ela consegue atrair animais para perto, o que acabou tornando-a no “espantalho” dos fazendeiros da sua cidade natal, dessa forma, quando ela fica muito nervosa, acaba assumindo a postura de um para tentar se acalmar (WTF).

Ela decide ir estudar na cidade grande, afim de encontrar um clube de teatro para tentar superar sua timidez, depois disso, a história segue a vida dela com situações bonitinhas, engraçadinhas e eróticas(?).

Vale ou não a pena?: Nada a declarar aqui. A menos que você seja japonês, o anime acaba caindo em um nicho bem especifico de pessoas aqui no ocidente. Na verdade… Bem, sei lá. Nem eu entendo os motivos de ainda estar assistindo a isso, mas depois dos exageros do 5º episódio, estou reconsiderando meus ideais.

Berserk 2017

A segunda temporada segue o mesmo padrão da anterior, com aquela CG meio estranho, e o desenvolvimento da história de Guts. Como não acompanhei o mangá, não posso dizer se está sendo recontada de forma correta, mas tem sido interessante acompanhar. Berserk foi um dos meus animes “porta de entrada” para o mundo fora do gênero shounen, então por consideração, e uma certa nostalgia, eu estou acompanhando tranquilamente.

Vale ou não a pena?: Ação e sangue são o que não faltam aqui. Para quem ficou no limbo existencial criado pelo final da primeira temporada (a mais antiga) pode ser interessante… apesar do CG.

The King’s Avatar

Tenho sérios problemas com animes dublados em chinês, e quando isso é ligado a jogos fica ainda mais complicado para mim. Eu não sou lá muito fã desse tipo de história, e a dublagem tinha me desmotivado ainda mais.

Peguei o anime para ver porque estavam falando muito sobre ele, o que acabou sendo uma surpresa pela qualidade. As lutas são bem legais, e a representação dos esquemas de MMOs é divertida (Dungeons e World Boss). Mas o que fez ele ganhar bons pontos comigo foi o modo como representou o E-sport no geral.

Isso foge bastante do tradicional, que seria focado em realidade virtual, e me deixou bem surpreso. Toda a questão sobre conhecimento técnico do jogo, velocidade nos dedos, jogabilidade, estratégia, faz com que seja um bom adicional para o anime. Além de dar uma boa base para a apelação do protagonista.

Vale ou não a pena?: Mesmo para mim, que não sou muito fã do gênero, o anime conseguiu ser divertido, então para aqueles que gostam de ação e “imersão em jogos”, se torna quase uma obrigação de ser assistido.

Tsugumomo

Eu cheguei a ler alguns capítulos do mangá, porém, nunca senti vontade de continuar. Quando o anime foi anunciado, decidi dar uma nova chance e acompanhar, até então, não tem sido uma grande perda de tempo.

O protagonista é o padrão de sempre, fraco, denso, mas que deve ir melhorando devido ao passado apagado da sua mãe.  A comédia está ali, como na maioria dos shounens, e o ecchi também faz presença, porém, disseram que era pesado, o que até agora, não mostrou ser.

Acredito que tenha sido censurado, mas como não li o mangá por completo, não posso apontar onde e como. O destaque para mim é Kihara, ela é uma personagens divertida, e ajuda a dar vida para os desenvolvimentos da história.

Por ela ter a mesma dubladora da Satanya (Noami Õzora), eu acabo rindo só de ouvir ela usar japonês arcaico, por me lembrar da dita personagem. Mas como isso é apenas o meu senso de humor quebrado, melhor desconsiderar.

Vale ou não a pena?: Se está afim de ver um shounen clássico, com tudo aquilo que dá característica para o gênero, Tsugumomo pode ser uma boa pedida. As abordagens do ecchi são “pesadas”, mas a execução deles é bem “comportada”, como não tenho um padrão para diferenciar, acaba sendo bom, porém, para os fãs do mangá, pode ser frustrante.

Fukumenkei Noise

Não sou fã de shoujo, mas pelo fato de ter música, acabei abrindo o primeiro episódio. Como minhas expectativas estavam todas em cima justamente do fato de ser um musical, acabou me decepcionado um pouco.

O episódio até passa uma sensação interessante, mas não foi o suficiente para me convencer a voltar para o segundo. Talvez como romance seja bom, principalmente para quem curte o gênero, porém, para mim, acabou não sendo divertido continuar.

Vale ou não a pena?: Eu procurava algo que me daria o impacto que Fuuka e Shingatsu wa Kimi no Uso me deu, com boa OST e personagens interessante, o que não aconteceu. Talvez tenha melhorado para os últimos eps., porém, por questões de tempo, achei melhor deixar de lado.

Twin Angel Break

Nada a declarar. Como eu tinha um certo preconceito sobre o gênero mahou shoujo até conhecer Madoka, meio que criei uma regra de sempre dar uma chance, mas no caso do anime, não tem nada de mais.

A protagonista é até divertidinha, e o contraste com a garota séria ajuda a criar algumas situação “legais”. Porém, de resto, não tem nada que seja um incentivo para ver.

Vale ou não a pena?: A menos que você seja um fã de mahou shoujo (assim mesmo, ainda acho que está no mediano do mediano para os fãs),  não está perdendo nada por ter dropado, ou nem sequer ter aberto o episódio.

Clockwork Planet

A história que carrega o nome do autor de No Game No Life me fez ler o primeiro arco do mangá, que foi até legalzinho. Com o anúncio do anime, pensei que seria divertido ver as coisas se “movimentando”, mas não foi exatamente assim.

Não sou muito técnico a respeito disso, mas parece faltar algo ali, alguma coisa que faça você se impressionar pelo que está vendo. Talvez o maior peso aqui seja a época em que ele esteja sendo lançado. Com a febre de Re:zero, e o conceito de Isekai ainda germinando para tudo quanto é lado, uma história futurista sobre androides e “engrenagens” para sem atrativos.

Não que o gênero esteja sumido, ou não tenha valor, mas acredito que se tivessem lançado alguns anos atrás, o conceito teria sido melhor aproveitado, e o anime poderia ter causado um impacto maior.

Vale ou não a pena?: O anime está na média. Não acho que seja desperdício assistir, mas para pessoas um pouco mais exigentes, pode não ser tão interessante assim.

Busou Shoujo Machiavellianism

Outro anime de ação aproveitável para quem tem tempo livre para gastar. Ele conta a história de um garoto-problema que foi transferido para uma escola rígida que deveria dar um jeito nele. Porém, isso não acontece, e as cinco garotas que deveriam corrigir o moleque, acabam entrando para o seu harém e…  só isso mesmo.

Particularmente o anime não parece oferecer muito mais do que essa ideia (não estou levando o mangá em consideração, porque não o li). Cada garota leva em média 2 eps. para ser derrotada, o que daria 10 eps. só para isso. Ainda existe uma sexta, chamada Imperatriz, que provavelmente vai ser o final boss e ter que ser derrotada com a ajuda das outras meninas (nenhuma das cinco principais gosta da tal Imperatriz).

O que mais tem a se destacar aqui são as garotas em si. Elas tem um bom character design, e por mais que usem armas parecidas, cada uma tem um estilo próprio e bem definido (pelo menos as três que apareceram até agora). Apesar de que, no fundo, são quase todas pseudo-tsunderes.

As cenas de ações, por outro lado, são um pouco mais “complicadas” de entender. Todo golpe recebe um nome com kanji gigantes e uma pronúncia séria. Eu até acho legal, na última luta entre as duas garotas ficou bem interessante, criando uma certa estratégia, por exemplo. Mas em outros casos, por ser em excesso, acaba quebrando completamente o ritmo da ação que deveria ter.

Vale ou não a pena?: Se você conseguiu chegar a uma conclusão com os 3 primeiros eps. sobre o futuro do anime, não está perdendo nada por ter parado, e o mesmo vale caso tenha continuado.

Seikaisuru Kado

Outra das grande surpresas dessa temporada. Kado é uma anime diferente com forte apelo em ficção científica, dentre as coisas que me agradou, está o modo como funciona o enredo.

Batalhas de intelecto, estratégia e até política são relativamente comuns, mas disputas diplomáticas foram a primeira vez que vi. Assistir toda a parte de negociação, planejamento, para discutir os interesses de ambas as partes, e até mesmo as escolhas de decisões políticas, é tudo bem divertido.

Pode ser um pouco incomodo os constantes termos técnicos, e explicações físicas que têm, mas entendendo a ideia base (a metáfora do pão), todo o resto começa a se encaixar, e tomar formas ainda maiores.

Os últimos episódios têm focado mais no aspecto global dos acontecimentos, criticando bastante questões políticas em relação às potencias mundiais, criando cada vez mais tensão sobre o que pode acontecer no futuro, o que por consequência, aumenta a expectativa para o próximo episódio.

Vale ou não a pena?: Se você curte algo mais intelectual, focado em diálogos e explicações, com certeza vale a pena dar uma chance para o anime. O clima de tensão política ajuda bastante a manter o interesse no que vai acontecer.

Casos especiais.

Little Witch Academia é uma anime da temporada passada que continuou nessa. A minha primeira impressão dele foi a sensação de estar assistindo a um filme Ghibli com toques da Disney. A forma como as bruxas são retratadas, os traços dos personagens, e o cenário, lembra muito um misto desses dois estúdios, o que me agradou muito.

A história no início é mais focada em episódios fechados, onde mostra alguma trapalhada da Akko e depois a solução para ela. No final da temporada passada, o enredo entrou em um caminho mais amplo, criando uma história que, por mais que continue sendo fechadas em cada ep., ainda se interligam para um grande evento final.

Vale ou não a pena?: Para quem espera uma história elaborada, talvez não seja a melhor opção. O anime é bem tranquilo e não tem propósito de entregar grandes plots twists, mas no geral vale bem a pena acompanhar.

Kubikiri Cycle: Aoiro Savant to Zaregoto Tsukai, ou simplesmente Zaregoto, é um anime em formato de OVA. Ele começou a ser lançado em Outubro de 2016 e vai até julho deste ano. Para quem tem traumas como o plot de Monogatari Series, pela cronologia bagunçada, esse anime é uma boa porta de entrada para entender a cabeça “perturbada” do NisiOisiN e seus personagens sensacionais.

Para mim, o meio mais simples de resumir Zaregoto, é dizer que a história é sobre um grupo de pessoas problemáticas, tendo conversas problemáticas enquanto tentam resolver um mistério. Por mais que a resolução do crime seja bem interessante, o foco, assim como em Monogatari, são os diálogos e personalidade dos personagens.

O estúdio Shaft sempre teve um jeito peculiar de animar as obras do Nisio, e com Zaregoto não é diferente. Para quem leu a novel, perceber as dicas e foreshadows no cenário é sensacional, além, é claro, de toda a metáfora por trás das cenas. Existe alguns diálogos interessantes que foram cortados, mas como isso é só paranoia de fanboy, não é certo dizer que chega a ser um problema.

Vale ou não a pena?: No geral, Zaregoto é bem mais “pé no chão” que Monogatari, porém, ainda carrega a história através de diálogos, assim como seu sucessor (ele foi a porta de entrada do Nisio, para quem não sabe). Se vale a pena? Para mim tem valido muito, principalmente por poder ver os personagens que gostei tanto ganhando vida.

Em resumo para quem ficou com preguiça de ler o resumo… Se você não tem “clichêfobia”, ou é daquelas pessoas que tenta peneirar ao máximo as suas opções para não ter que perder tempo com coisas medianas, essa temporada está sendo bem aproveitável até agora, ao menos para passar o tempo assistindo essa mídia que tanto amamos.

Obs: Se você, desde o início do texto, estava esperando para destilar seu ódio, ou anunciar seu amor por um anime, mas não encontrou ele na lista, pode ser pelas seguintes razões:

Eu não estou assistindo. Segundas temporadas de coisas que não conhecia, shoujos e animes sobre esportes se encaixam nesse quesito.

Eu posso ter me esquecido dele (as chances são pequenas, mas não impossíveis).

Ele deve estar sendo comentando nas “Impressões Semanais”, tanto por mim, quanto por outros redatores, e não precisaria de detalhes adicionais.

Ele pode ser um dos que vou falar em particular mais para frente (criem expectativas, ou não).

Bem, nada te impede de comentar sobre os que não estão aqui, na verdade, isso seria até mais divertido, já que ajudaria a encontrar outras “pérolas” escondidas  =]

Dê seu votinho da amizade e diga, quão interessante está sendo a temporada até agora para você?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

Extra

Marcelo Almeida

Fascinado nessa coisa peculiar conhecida como cultura japonesa, o que por consequência acabou me fazendo criar um vicio em escrever. Adoro anime, mangás e ler/jogar quase tudo.