Ainda vale a pena fazer Blogs na Era do Youtube? | Dicas para Blogs #02
Youtube está na moda, as pessoas cada vez mais preferem ver um vídeo a ler um texto. Ainda vale a pena fazer um blog?
No post anterior tratei das plataformas WordPress x Blogger (que quase ninguém vai ler, mas ao menos vou poder linkar sempre que me perguntarem sobre).
O assunto está ficando redundante com o Youtube dominando a criação de conteúdo hoje em dia, admito. A pergunta passa não mais a que plataforma usar no blog, e sim se vale mesmo a pena fazer um blog.
Eu tenho os dois, e ambos vão bem em suas áreas, então acho que posso opinar:
- Você gosta de escrever? Blog, obviamente! Fazer um vídeo é uma experiencia bem diferente. Você tem que saber o que quer fazer. E blogs ainda tem atenção, mesmo que menor comparado ao passado.
- Quero views Marco! Então Youtube. O começo é ruim e solitário, não importa a plataforma – tirando casos aonde tenha um ‘padrinho/parceiro’ gigante compartilhando tudo que é vídeo ou post seu. Geralmente sites que saem de desconhecidos a super populares em 1 mês são desses, tem alguém por trás, as vezes a própria pessoa usando um outro site ou canal maior dela para promover o menor que recém criou. De qualquer forma, as as chances de vingar e a probabilidade de ter 10x mais views no Youtube é maior. Um canal pequeno no Youtube rende muito mais views que um blog pequeno.
- Quer falar sobre notícias ou postar muita coisa ao dia? Então é blog! Vídeos sucessivos no youtube causam flood e baixo interesse (com raras exceções), por isso notícias lá são geralmente compilados do dia. Blogs ainda são muito melhores para muito conteúdo diário (não que eu indique ficar fazendo copy/paste de notícias, não dá personalidade nenhuma ao blog, fica parecendo só um bot automatizado).
- Quero fazer conteúdo diário ou semanal. Youtube! Sem dúvidas, dificilmente um blog vai vingar com 1 post por semana, mas no Youtube as vezes funciona.
Você obviamente pode fazer ambos, mas se prepare para ter muito trabalho, e o dobro de dores de cabeça. Como o Youtube cresce muito mais rápido que o site a maioria desiste do mesmo por achar que o tempo x retorno não compensa. Ao menos é o que venho observando de quem tenta começar com um canal e depois abrir um site. Ambos se ajudam? Sim, mas observando as estatísticas o que um colabora com o outro é pouco significativo.
Usei a mesma mentalidade no Youtube e Blog, mesmo que adaptadas a mídias diferentes. No Blog cheguei a uma média de 50 a 70 mil views por dia no Google Analytics em 4 Anos (não olhem os dados do blogger e wordpress, eles estão inchados em 20 a 30% por bots, sempre use o google analytics para dados corretos, vai te deixar depressivo por ver números menores, mas ao menos vai ter a realidade dos acessos). No Canal do Youtube 80 a 110 mil views por dia em 1 ano e 3 meses. Não tem comparação com o tempo investido vs retorno!
Mas Marco, não tenho câmera! Eu comecei com um Smartphone que hoje em dia é considerado meia boca (Moto X primeira geração). As pessoas não são muito exigentes no Youtube. É sempre bom melhorar, mas se gostarem do seu conteúdo, pode se filmar com um smartphone de 400 reais que ainda vai dar certo. Mas claro, vai ter que aprender a editar. Não que seja difícil, minha edições eram péssimas no início, e mesmo hoje em dia são bem simples. A não ser que queira edições elaboradas, é algo fácil de fazer, mesmo que consuma mais tempo que fazer um post.
Em suma, blogs não morreram, mas sim, ficaram para trás em interesse. Se fizer algo que as pessoas considerem legal vai dar certo em qualquer mídia, mesmo que uma leve vantagem. Cabe a você escolher a abordagem que mais lhe agrada: escrever ou falar.
PS: Esse tipo de coisa é algo que dificilmente colocaria ano Canal no Youtube, e mesmo aqui não vai gerar grande interesse. Mas gastei o que? 30 a 45 minutos em cada um desses 2 últimos posts. Gravar um vídeo e editar com o mesmo conteúdo demoraria umas 5x mais. Então está ai mais um diferencial: se tem prazer em escrever, e o faz rápido, um blog pode ser útil em momentos que só quer comentar sobre algo rapidamente.

ótimo post, vai ajudar bastante o pessoal indeciso sobre o que fazer, agora se vc der dicas de edição vai ficar perfeito XD
Minhas edições são o básico do básico. Tem canal minusculo com edições muito mais elaboradas. A única dica que posso dar é “faça algo simples e limpo”, firulas são legais, mas não vão te dar mais inscritos na maioria dos casos, são só um extra, que não vale a pena se consumir muito tempo.
Me pergunto então no ritmo que o marco ta a intoxi somando o antigo site com o atual deve estar em 40 milhões de views meu chute ( quando eu entrei tinha 400 mil o tempo passa rápido).
acho que o youtube pode apresentar “problemas” na vida pessoal, algo como pessoas te reconhecerem na rua e até mesmo na hora de procurar um emprego. Se bem me lembro a uns anos atrás vários canais que faziam memes com o chico bioca levaram strike por exemplo, pois segundo oque soube, o tal chico foi procurar emprego e bem… um video dele na internet falando bem…
então acho que nesse ponto você pode acabar arriscando mais a sua vida pessoal usando o youtube (e sim, tem cara que te acha só pela voz) fora isso o youtube é um enorme flood de videos, tem que ter algo realmente novo ou bem feito pra conseguir views hoje em dia.
O blog é menos atrativo já que é pura leitura, mas acho muito melhor para informações e noticias. Se eu fosse fazer algo para informações e noticias e coisas mais detalhadas eu faria um blog, para algo mais rápido, menos sério, mais pessoal e um pouco inovador, eu faria um canal no youtube.
Sem dúvidas a opinião e informação fluem mais rápido dentro de um blog, videos requerem mais atenção e edição, logo se acaba tendo um tema mais centralizado e direto do que em uma pagina de leitura, no qual não se precisa se preocupar em edições avançadas e duração do vídeo.
Trocando de assunto, que números são esses!!! Olhando alguns anos atras eu pensava que o blog ia crescer devido a qualidade do conteúdo, mas não imaginava tudo isso!!!! Sem dúvida, já deve ser um dos maiores portais de notícias e conteúdo do mundo otaku dentro do brasil.
Eu gosto do blogue pois adiciona algo a mais as coisas, você tem mais liberdade em comentar assuntos que não iam rendar muitas views no YouTube e além disso é muito menos trabalhoso escrever um texto em um blogue, pois fazer um vídeo no YouTube demora umas 2h ou até mais pra fazer um simples vídeo de 10 a 20m
Acredito que quando o objetivo do conteúdo é informar o texto é muito bem-vindo, você pode dar um CTRL+F e achar facilmente o que procura, além de geralmente serem mais objetivos e organizados que a maioria do conteúdo multimídia, agora se a finalidade é entretenimento o vídeo ganha disparado.
Bom post, e me surpreendi, colocou os dois em seguida, pensei que demoraria um tempo para esta parte dois. Uma pergunta meio besta aqui: pretende continuar esta ‘serie’?
Eu prefiro muito mais posts a videos, muito mais ler e não tem enrolação comum em videos, ou aquelas introduções demoradas também…
Mas não estou dentro da maioria neste caso, por isto que videos fazem mais sucesso, além de por estarem no youtube sejam mais acessíveis… em uma rápida pesquisa por “blogs de animes” na primeira pag já achamos o intoxi, mas não é algo que as pessoas tem tanto interesse, em blogs.
Eu prefiro o blog quase que totalmente em relação ao YouTube, claro quadros como “chances de novas temporadas” fica bem melhor em formato de vídeo e grava melhor na memoria de quem esta assistindo. O povo do YouTube é câncer principalmente os comentários, o povo do blog é mais sensato e sabe fazer uma boa discussão, ao contrário de lá que simplesmente xingamentos.
Realmente, no YouTube tem muito fanboy, é quase impossível ter uma discussão saudável sobre animes lá kkk
Nesse quesito blog é muito melhor.
Lá é só xingamentos e falta de respeito, cheio de fanboy que não aceita que tem pessoas com opiniões diferentes, não sabem manter uma discussão saudável, falam um monte de coisas sem fundamento algum.
Otimo post, foi muito interessante saber disso, gosto dos dois talves até mais do blog mas nunca deixo de ver seus videos mas como minha net as vezes ta horrivel, eu venho e leio blog, isso é muito pratico e tambem é mais facil comentar. Foi bem basico mas foi um post interessante, eu geralmente assisto aos videos depois venho o blog comentar sobre ele. O blog tambem tem mais informação e tambem me deixa a par de tudo que ta acontecimento nas industrias de animes.
O canal do youtube fez eu conhecer o blog.
Post interessado.
Podia fazer um post falando sobre a Nasuverse eu teria um sonho realiziado kk.
Reviews e notícias prefiro muito mais em um post escrito, mais prático além de ser melhor para expressar idéias no caso da review.
Chances de segunda temporada é muito mais viável no YouTube, até porque esse conteúdo abrange um público mais desinformado, que é o caso da imensa maioria de quem só acompanha o YouTube.
Algo que posso falar como leitor/espectador é que no Youtube na maioria das vezes eu ignoro os comentários, são muito “desinteressantes” para não dar um termo pejorativo. Já em blogs eu quase sempre leio os comentários, que por muitas das vezes, as pessoas que leem e se dão o trabalho de escrever querem dar seu ponto de vista e opinar sobre determinado assunto, o que abre espaço para discussões, o que para mim, é o que eu mais gosto, já que há essa “interação” maior.
Quanto ao post (duplo, falo pelo anterior também) eu sempre gosto de ler alguma coisa, então mesmo que seja um tema um pouco mais aleatório ou meio fora de lugar, eu ainda dou uma lida com gosto.
Concordo sobre os comentários do youtube,tem muito comentário tosco e isso acaba me irritando,o que já não acontece aqui por exemplo.
Bom, li ambos os posts e diria que é bem informativo e responde muitas perguntas que o povo adora saber, particularmente não me interesso mais sobre tal assunto, ja pensei em criar um canal no YouTube mas acabei abandonando a ideia e também já tive um blog de animes mas foi excluído por direitos ai autoriais isso faz tempo e ainda tenho um blog de sotc que nem uso mais mas teve várias views na época pelo blogger.
Eu diria que eu prefiro mesmo é o blog, gosto de ler (Se bem que também tem vídeos que são interessantes e ajuda bastante) sem falar que para discussão e comentários o melhor módulo é em blog, o YouTube so tem pirralhos e poucos comentários úteis, muitos são pequenos e rasos demais.
E sério marco.. bem que eu queria saber como você estrutura seu tempo, é uma dedicação absurda e deve ter falta de tempo para fazer as coisas, acredito que as vezes deve dormir bem pouco…
Não fui pro youtube ainda exatamente por causa desse trabalho de editar vídeos, além da minha vergonha e voz feia… Mas eu sinto necessidade de ir, nem que seja pelo meu site… Uma coisa importante a destacar para aqueles que pensam em fazer canais no youtube ou sites com intenção de ganhar dinheiro: Views não dão lucro… Ao menos não muito… Recebo cerca de 5.000 views por dia e isso não gera nem 3$…. Raramente acaba gerando 5$… É impossível sobreviver com apenas 90$ por mês… Talvez eu esteja fazendo algo errado com adsense…
A melhor recomendação para se lucrar com essas mídias é utilização de produtos digitais e físicos, as vantagens dos afiliados de produtos digitais é q você não precisa administrar praticamente nada, além das comissões serem maiores. Vender produtos físicos pras lojas por apenas 5% de comissão é um absurdo, e montar uma própria loja pior ainda…
Se acha isso pouco saiba que sites focados em animes geram ainda menos que sua média (joga ela pela metade). São um dos piores em RPM e CPC devido ao nicho sem quase nenhuma propaganda direcionada. Quem dera cada 5 mil views dessem 3 a 5 dólares.
Um ponto que eu particularmente gosto: ter ambos. É inegável que a grande maioria do público prefere assistir um vídeo de 5 minutos do que ler um texto com 7 parágrafos, todavia, se você convergir as duas partes ( vídeos e texto), você agrada tanto os leitores mais ávidos quanto aos ‘telespectadores’.
Eu mesmo prefiro mil vezes ler uma análise a ver um vídeo. Textos costumam ser mais consistentes na grande parte das vezes, entretanto vai ao gosto de cada pessoa.
Particularmente prefiro a leitura aos vídeos qdo falamos de internet.
Marco, com toda a certeza os teus posts foram extremamente úteis a quem planeja fazer alguma programação e mídia de internet e você foi muito claro e simples nas colocações e facilmente se percebe que é falado por quem viveu esses estresses de Blogs e Canais de Youtube.
Na Internet, muitas vezes pessoal tem preocupação de fazer vídeos com lindas edições e cenários fantásticos, mas com frequência falta conteúdo útil e preciso. Um exemplo: adoro jogos de tabuleiro (boardgames) e há vários canais de Youtube que falam sobre novidades das produtoras e ensinam a jogá-los. No entanto, poucos deles realmente tem informações válidas e notícias realmente diferencias e interessantes, e quando ensinam a jogar, com frequência temos de ver vídeos em vários canais e verificar os erros e acertos de cada um.
Confesso que me preocupo mais em ler os textos do IntoxiAnime do que assitir aos vídeos, mesmo os vídeos estarem extremamente bem feitos e servindo muito bem para cursos de oratória.
Eu gosto tanto de blog como de Youtube, não tenho nenhum favorito mas tem assuntos que em vídeo ficam melhor e vice-versa. O unico ponto em que o Blog ganha e fácil em relação ao Youtube é os comentários, não tem como ter, na maioria das vezes, discussões saudáveis, as pessoas só sabem xingar.
PS: Conheci seu blog através do Youtube 🙂
Muito bom.
E quanto a qual utilizar, depende muito do que você quer fazer , e como quer fazer.
No seu caso, o youtube é opcional. O blog se encaixa mais, já que é um conteúdo mais informativo. Contudo, seus vídeos são um grande diferencial, um ótimo complemento, pois são vídeos sérios, com dados reais, e fontes confiáveis. Dai um casou com o outro.
Para quem quer um conteúdo mais sério, com comentários que tem a ver com o post, o blog é melhor, isso no caso de animes.
Youtube gera mais views , mas os comentários são uma bosta. Mesmo nos seus vídeos, o tanto de criança se proliferando nos comentários me dá nojo.
Quando vejo os vídeos, vejo os vídeos aqui no blog, e vou no seu canal no youtube só para dar o like, passo longe dos cânceres.
Gosto da forma na qual você trabalha Marco, tanto nos vídeos e blogs. Acredito que um completa o outro, muitas vezes assisto seus vídeos para ver caras e bocas, meio que um entretenimento, aí completo seu vídeo no blog escrito, ao menos pra mim se tornou mais interessante dessa forma, ou ao contrário, na correria do dia a dia, é mais fácil eu parar ler um blog no trabalho/Faculdade, do que um vídeo no YouTube. Sempre assim, completando um com o outro.