Yuri On Ice!!!#05 – Impressões Semanais

screenshot_1-horz-vert

E apreciamos a primeira competição oficial do Yuri com o Victor

Yuri on Ice continua com um roteiro estável, contudo o meu entretenimento com o show decaiu um pouco. Isto pelo fato que admito que eu esperava mais da direção, principalmente em relação as apresentações do Yuri.

Não estou dizendo que a obra esta ficando ruim, pelo contrário. A animação continua fluida, mesmo que estejam pecando muito na consistência.

No entanto nesse episódio optaram por uma reciclagem que deixou muito a desejar. Eu goto da apresentação de Eros do Yuri, ela é muito bonita. Possuindo uma boa música e coreografia. Contudo, repeti-la no programa curto foi uma jogada ruim porque já não causa o mesmo impacto no público como da primeira vez.

Então compreendo que talvez optaram em reutilizá-la para dá mais impacto na segunda apresentação. Mas espero que daqui em diante tenham uma maior variedade nas apresentações do protagonista.

remastscreenshot_4

Eu gosto da coreografia Eros do Yuri, mas a reciclagem não me agradou.

O fanservice, apesar de não me incomodar tanto, esta deixando a sexualidade dos personagens muito ambígua. Se tivesse alguma indicação de atração romântica entre as personagens, não reclamaria tanto.

Mas a relação do Victor com o Yuri é sempre conotada como o afeto de um aluno devotado por um professor que ele admira muito. E o afeto de um professor orgulhoso por um aluno no qual ele deposita fé e ver um grande potencial.

Nota pessoal: A relação entre aluno e mestre deve ser sempre de admiração e respeito mútuo. Contudo atualmente é difícil ver este tipo de vinculo cultivado entre aluno e professor.

Em relação ao Victor abraçar o Yuri. Não tem nada demais, sendo super comum este tipo de felicitação ou apoio moral. Mas a forma que eles dirigem a cena junto com as frases de duplo sentido são de doer o coração. Parece que vai rolar algo a mais ali, mas você sabe que não (ou talvez role, não sei de nada XD).

Então o fanservice cria uma armadilha ilusória que tem 99% de chance de não se concretizar, já que ambas as personagem não tem indicativos mais concretos que respalde uma possivel relação futuramente – mas não desista fujos, sempre tem aquele 1% XD.

screenshot_22

E depois que ele te seduzir você vai fazer o que? XD

Outra coisa que desgostei foi as reações quase infantis do Kenjiro Minami, o admirador do Yuri. Eu sei que o personagem é anos mais novo que o protagonista, com apenas 17 anos.

Contudo para um profissional, achei que ele deveria ter um comportamento mais maduro. Enquanto parecia uma daquelas fãs enlouquecidas por um astro pop. Mesmo com 17 anos nunca esbocei este tipo de reação por ídolo algum.

Agora parando de reclamar, já que devo parecer uma velha ranzinza.  Achei interessante que no desenvolvimento deste episódio tivemos duas referencias de imagens espelhadas.

A primeira com o admirador vivido do Yuri. Que acaba lembrando o protagonista como ele era no passado. Além de fazer o garoto acordar um pouco para a vida.

Afinal ele  estava tão centrado no Grand Prix e nele mesmo que praticamente estava ignorando e desprezando os novos patinadores (Coisa feia senhor Yuri U.ú), mesmo sendo uma inspiração para essas pessoas.

screenshot_2-vert

Quando alguém recebe um esporro merecido.

E a segunda com Victor apreciando a ultima apresentação do Yuri. Percebendo que o pupilo partilha certas semelhança com o ex-patinador, especificadamente a sua rebeldia, mesmo que não possua o mesmo talento deste.

Outra coisa que achei interessante é utilizarem Yuri on Ice no nacional. Estava pensando que talvez  utilizariam esta composição no Grand Prix. O que me deixa curiosa para a música tema dos próximos programas que o personagem irá patinar.

Também não posso esquecer do esmero da produção na composição das musicas e coreografias dos patinadores, que por enquanto estão me agradando muito por conseguirem manter a naturalidade dos movimentos e a expressividade do esporte.

Além do roteiro ser realista e não apelar por habilidades retiradas sabe de lá onde. O protagonista por exemplo, tem sérios problemas em realizar saltos quádruplos e não aprende a executá-los de uma hora para outra.

screenshot_3-vert

Victor vai ter que aceitar que ele não vai desistir desse salto tão cedo XD

No entanto alguns devem achar protagonismo Yuri ganhar o nacional mesmo errando 3 saltos, então quero deixar claro que não tem protagonismo nenhum. Um patinador pode ganhar mesmo com as deduções.

Como? Pelo o que foi explicado episódio passado, ele compensa com outros componentes do programa. Além disso  saltos executados na segunda metade ganham bônus de 10% (porque o patinador esta mais cansado).

Um exemplo foi no Autumn Classic International 2016, Yuzuru Hanyuu ganhou ouro mesmo errando alguns saltos em seu programa livre. Então errar um ou dois salto não significa necessariamente que o patinador vai perder um campeonato.

Concluindo, mesmo que alguns elementos de Yuri on Ice estejam me incomodando e tenha me decepcionado um pouco neste episódio (porque estava colocando muita expectativa encima da direção), a obra continua sendo na minha opinião um dos melhores animes de esporte dessa temporada.

Principalmente por conseguir transmitir a beleza da patinação artística na paixão e coreografia das personagens. O protagonista esta sendo continuamente desenvolvido a cada episódio com o trabalho do roteirista encima de seus problemas pessoais, principalmente a falta de confiança e motivação. Espero que o anime mantenha este nível até o final.

[yasr_overall_rating size=”medium”]

 

E vocês, que nota dariam ao episódio?

[yasr_visitor_votes size=”medium”]

#Extras

remastscreenshot_2

Quando seu técnico é meio BR XD – Coitado do moleque :V

remastscreenshot_1

Acho que não é apenas a gente que tem certas desconfianças com estes dois :V

remastscreenshot_2

Gente, olha a loira com recalque :V – Calma filho, o Smartphone não tem culpa que o Victor gosta de morenas

Sirlene Moraes

Apenas uma amante da cultura japonesa e apreciadora de uma boa xícara de café e livros.