Impressões semanais: Alderamin on the Sky #04 – Melhor da temporada por enquanto?

WOW! Que episódio!

Versão em vídeo:


Esse episódio conseguiu superar muito minhas expectativas. Eu esperava uma “batalha mais ou menos” de treino só provando que o protagonista é bom de estratégia, e acabei em uma combate até a morte com um forte desenvolvimento psicológico no fim.

O começo foi o que se esperava, o protagonista é esperto e destruiu o inimigo aos poucos usando de inteligencia. Pareceu realista no geral, dentro do que eles tinham a disposição. Gostei como a Yatori até tentou fazer o time dela ganhar, desobedecendo em parte as ordens que recebia para tentar não cair totalmente nas previsões do protagonista.

O irmão do personagem de cabelo verde tendo que desistir enquanto chorava no final foi bom para dar uma humanizada nele. Aquilo é bem mais realista pra mim do que a pessoa tendo um treco e gritando como um vilão cartunesco.

O mérito do episódio, no entanto, não está nessa parte toda mas sim no final. O esquema para sequestrara princesa foi inesperado (pelo protagonista até, que só notou algo errado bem tarde). A princesa aparecer do nada preocupada com o protagonista foi estranho, faltou mostrar alguém falando com ela que o protagonista estava ferido. Tivemos que deduzir essa parte.

Mas depois disso é só gloria. O “vilão” era um oficial honrado querendo vingar seu general, morto de forma estúpida pelo seu próprio império, o que dá muito mais peso a coisa toda comparado a quando só colocam um vilãozinho idiota. E a sequencia de combate da Yatori contra eles foi ótima. A animação desse anime tá meio pobre em fluidez, cheia de quadro estático e CG nas batalhas, mas nessa parte conseguiram entregar uma ação de qualidade (quer dizer, quase, se ver em câmera lenta vai achar uns erros, mas nada tão grave).

Que cena linda!

E mais legal do que ela lutando sozinha contra os soldados é o final, ela sentindo o peso das mortes e ensopada de sangue. A visão nublada e áudio abafado como se ela não conseguisse escutar direito ficou muito bom. E é real, já passei por isso a primeira vez que entrei em uma briga mais violenta, é algo difícil de descrever mas a sensação de desconexão é similar aquilo, e seu batimento cardíaco vai a mil pelo nervosismo, ao mesmo tempo que a adrenalina é liberada, o que te deixa com uma sensação de tontura quando você para no final, sua cabeça está a mil e você desorientado. Com o tempo e experiencia creio que esses sintomas parem. Engraçado que quando você está em uma luta de esporte (fiz taekwondo por uns anos) nada disso aconteça.

Isso gerou novamente uma cena linda do protagonista pegando na mão dela e trazendo ela de volta. Essa relação de confiança e apoio mutuo dos dois é muito legal. Cada um tem suas qualidades e quando caem o outro está lá para apoiar e trazer de volta.

Excelente escrita do autor até aqui, sem vilões cartunescos, sem exagero no emocional, cenas sutis que revelam muito em poucos segundos, e ótimos personagens. A direção continua mediana, mas tem seus momentos, como na cena da protagonista vendo o mundo embaçado e seu momento com o protagonista, quando o mundo dela volta ao normal. A animação continua só ok, mas a história e personagens é o que está vendendo a obra. Se continuarem mantendo esse nível vai ter um lugar para esse anime no meu top de final de ano.

Avaliação: ★  ★  ★ (+)

Extras

DROGA! Não tem como não shippar esses dois! PQP!

Olha quem evoluiu! Conseguiu matar de primeira dessa vez.