Impressões finais: Ansatsu Kyoushitsu 2

Episódio #25

Ansatsu Kyoushtsu acabou na semana passada, o que vimos agora foi protocolar, algo que normalmente seria anunciado como um especial para incrementar as vendas de mídias físicas.

O adeus final foi recheado de melancolia, saudosismo e um clima agridoce de adeus. A história de Yuusei Matsui sempre presou pelo otimismo e perseverança, então o fato de tantos alunos terem se dado bem na vida, apesar de utópico, não abre espaço para críticas. Foi o que a obra projetou durante tantos capítulos. Até mesmo os antagônicos da turma 1 demonstraram um certo respeito de cumplicidade para com a 3-E.

O legado de Koro será eterno na figura de seus pupilos, em especial Nagisa, o espelho do mestre, mas com traços marcantes e influentes em todos os antigos alunos. Talvez até no futuro do perverso Gakuhou.

Independente da irrelevância dos acontecimentos, o lado emocional se sobrepõe quando, nas palavras finais de Kaede, ao som da elegíaca (tristeza profunda) música de encerramento, nos despedimos destes tantos personagens que fizeram parte de nossas existências por 47 semanas.

Deixo o episódio sem avaliação. Nota é o que menos importa num momento desses.

Review Final

Tenha gostado ou não da segunda temporada de AssClass, uma coisa é inegável independente de seu fanatismo: ela foi irregular. Ao extremo, podemos dizer. Se nos episódios iniciais, pelo lento desenvolvimento, me questionava se não haveria um rushamento ao nos aproximarmos do clímax, agora, com uma visão geral do conjunto, é fácil dizer que os 25 episódios foram mais do que o necessário.

Várias plots episódicas foram criadas, penso eu, apenas para ressaltar a personalidade dos personagens do Ansatsu Universe. Aprofundamento raramente é demais, mas se tratando de uma trama cujo andamento já teve 22 episódios em sua season 1, vários traços das figuras centrais já eram esboçadas e conhecidas. O roteiro pouco fez de novo pela maioria dos alunos e professores. O episódio da creche, o do restaurante e outros tantos no terço inicial poderiam ser compactados ou até descartados na adaptação, que teve um único momento intenso em sua primeira metade – a batalha contra o caveira vermelha, que gerou apenas 48 minutos. Sim, AssClass é um anime leve, voltado ao público infantil e que se esforça para incutir ensinamentos valorosos e virtudes no público, mas acima de tudo é um produto de entretenimento, e ao forçar mensagens em tramas arrastadas – novamente citando a creche – desvia o foco e perde compromete o resultado, o que pode ter levado a drops.

Essa irregularidade foi menos presente na season 1, qual maratonei e mesmo assim, senti menos fadiga do que acompanhar sua continuidade semanalmente, por vezes lamentando com antecedência o tempo que disporia para assistir o anime. Em especial, na plot que envolveu a ida à lua me enfastiou de uma maneira o suficiente para desejar o imediato término de Ansatsu, implorando por uma acelerada que me poupasse de mais possíveis torturas xaropes.

Mas como descrevi na introdução, Ansatsu 2 foi irregular, não ruim, como posso ter deixado transparecer até então. O problema maior foi a discrepância entre o bom e o seu antônimo. Quatro, cinco capítulos mornos para o início de um arco interessante, para então ele ser finalizado na metade do tempo. O que teve de positivo, foi ótimo. O que teve de negativo, péssimo. O intenso confronto contra o supracitado caveira, um inimigo maquiavélico e perturbado. As sempre divertidas provas semestrais, que exigem o máximo de criatividade da produção. O bem conduzido final, eficiente em emocionar o público pelo simples fato de estarmos nos despedindo de pessoas queridas, sem apelar para o melodrama, consciente que a sutileza, nestes momentos, vale muito mais que megalomania.

Entretanto, por mais que os acontecimentos citados acima tenham sua qualidade, o ponto maior de Ansatsu 2 foi mesmo quando focou em seu maior trunfo e legado, Koro-sensei. O carismático, enigmático e brincalhão polvo amarelo, que já é fascinante pelo simples conceito, recebeu um background fantástico, pontualmente trágico a ponto de justificar todas suas características atuais e a mudança de atitude radical de quando ganhava a vida tirando outras.

Ansatsu é uma ode a otimismo, amizade, persistência, esforço e igualdade. Eu não tenho mais espaço para autoajuda, mas é sempre agradável ver quando uma obra entende seu papel como influenciadora de massas e busca ir além da simples diversão. Nesse quesito, a animação foi entremeada por exageros e acertos, mas ninguém pode lhe tirar o mérito da tentativa.

Direção: 7
Roteiro: 6
Animação: 6
Soundtrack: 7,5
Entretenimento: 6,5
Envolvimento Emocional: 6,5

Nota Final: 6,5

Nossa segunda obra juntos acabou. Nos vemos quando as cartas do futuro chegarem!

#Extras

Fiquei esperando ela receber mais atenção :”(


O adeus do anime ficou soterrado de letreiros na frente, então deixo o do mangá.