Impressões finais e Review: Koutetsujou no Kabaneri

versão em vídeo:

Koutetsujou no Kabaneri episódio 12

O começo foi o esperado: eles entregaram um pouco de ação e o protagonista finalmente fazendo algo mais impactante com suas novas habilidades. Mas nenhum dos conflitos durava tempo o bastante para empolgar, e a luta final é até meio anti-climática devido ao protagonista já estar perdendo os sentidos.

O arco de dependência da Mumei se concluiu com a mesma matando seu amado irmão, e o simbolismo visual das borboletas no subconsciente dela foi bonito também. Mas é basicamente isso que deu para elogiar no final. O conflito entre o protagonista e o Biba foi meio anti-climático como comentei, mas passável. O que realmente incomodou nesse final foi a covardia da direção.
Não tenho nada contra um final feliz, mas ele tem que fazer sentido. Alguém viu quando o Biba aplicou o soro no protagonista (e por que ele faria isso)? Eu voltei a cena mas não encontrei nada. Ele sobreviver no final ficou bem forçado por parte do enredo só para dar um final totalmente feliz.

Por fim tivemos um final apenas ok. Não foi o desastre que alguns pensaram, mas não entregou nada memorável o bastante para nos fazer lembrar da obra. Além do problema de um final aberto que vai deixar a maioria, como eu, meio frustrada com o bando de promessas não concretizadas, e mistérios que ficaram no ar para, provavelmente, nunca serem respondidos. Deixaram aberto desse jeito na esperança de fazer uma segunda temporada um dia? Meio sacana com o público.

Kabaneri acabou na perfeita definição que foi sua segunda metade. Não foi ruim, nem muito bom, apenas mediano.

Avaliação: ★   ★ ★

Review completo da obra

Kabaneri começa muito bem, dando o clima correto que você esperaria de um survival contra zumbis. E ele continua seguindo bem até o episódio 6, cheio de ação, surpresas, novas ameaças e até um desenvolvimento leve da protagonista feminina (que tenha em mente, tem 12 anos). Tem umas resvaladas aqui e ali, mas no grosso a proposta funciona. O problema vem apartir do episódio 8, aonde o foco sai dos zumbis para um vilão cuja motivação se resume a vingança. Apartir dai ambos os protagonistas perdem boa parte do tempo de tela, e a protagonista feminina, que era legal até ali, vira uma marionete, cometendo erro atrás de erro, até ser completamente anulada.

O final até melhora alguns aspectos e consegue dar uma impressão melhor do protagonista masculino – e feminina, ao encerrar seu arco de dependência do vilão. Mas são tantas perguntas não respondidas, um final que não entre algo épico como se esperava, uma certa covardia no script  – com algo que nem sequer fez sentido -, e um fechamento que é tudo menos conclusivo, que fica difícil deixar a obra como algo super recomendado. Se queriam mudar de um survival para um drama que fizessem um desenvolvimento de personagens melhor.

A parte técnica é ótima no geral. Boas coreografias, boa animação (principalmente na primeira metade), visuais lindos e um design no geral bem acabado. A trilha sonora também entrega a emoção desejada. O que resvala é a direção nas escolhas que a história toma (ele admitiu estar claramente envolvido nisso), e o roteiro em si, cheio de furos e coisas não explicadas.

Kabaneri pode ser visto como um anime bem movimentado para passar o tempo, mas dificilmente vai marcar alguém. Sendo apenas uma obra ok, com um belo visual, uma trilha sonora épica, e uma proposta que começa divertida e termina em um drama cheio de problemas.

Direção: 7/10
Roteiro: 6/10
Soundtrack: 9/10
Animação: 8.5/10
Entretenimento: 8/10
Nota final: 7/10

Extras

Esse episódio começou até bem. Pena que a luta final foi mais dramática do que épica (um dos mesmos problemas de Guilty Crown por sinal).
Alguém com olhos de águia viu quando o Biba usou o soro branco no Ikoma? Nem faria sentido, já que como ocorreu com a Mumei o efeito deveria ser instantâneo.
Mumei terminou com 2 simbolismos, tanto o da borboleta quanto ela roubando a capa de Superman do Ikoma (mostrando o quanto ele representa pra ela agora e bla bla bla)
E agora? O que esse povo vai fazer? Acho que uma segunda temporada seria obrigatoriamente focada em acabar com a ameaça zumbi. Isso me deixaria até interessado, já que a melhor parte da obra pra mim foi quando o foco era nos zumbis. Mas com as vendas de Kabaneri isso não parece que vai acontecer. Não que seja impossível, mas as vendas dele estão no limite para viabilizar algo.