Estúdio P.A Works abre vagas para animadores com salário (baixo) e vídeo de tour pelo estúdio

O estúdio P.A Works abriu vagas para novos animadores (com e sem experiência) para começarem em Abril do ano que vem. Eles lançaram inclusive um vídeo (muito interessante) demonstrando parte do trabalho e dia a dia que eles vão ter.

Eles oferecem um salário de 350 dólares inicial para o animador nos primeiro meses, depois disso a pessoa vai ganhar só pelo quanto produz no serviço (frames desenhados). Depois do primeiro ano a pessoa ganha um bônus mensal de 75 dólares para almoço. A P.A também prove dormitório com cozinha e banheiro para os animadores por 141 dólares mensais.

Essa parte é realmente interessante, já que moradia é a coisa mais cara no japão e normalmente um animador novato não poderia paga-la com o salário que ganha nos primeiros anos (uns 700 a 900 dólares). Para se ter uma ideia do custo de vida nas cidades aonde ficam os grandes estúdios, os apartamentos mais baratos (e minúsculos) não costumam sair por menos de 500 dólares ao mês. Então esse dormitório da P.A é de longe a maior vantagem da vaga, já que permite ao animador não precisar gastar quase todo salário em moradia.

Eles esperam que o animador depois dos meses inicias produza em média 20 frames ao dia de segunda a sexta, alcançando ao menos 350 todo mês. O que é a média padrão dos estúdios para novatos.

Para se ter uma ideia é pago 2 dólares por frame no japão (depende da complexidade também, mas o padrão é 2). Com 350 frames/Mês o animador ganha apenas 700 dólares.

Tem animadores prodígios que conseguem desenhar mais de 3000 frames por mês no entanto, permitindo a eles ter um salário decente. O problema é que são poucos os que chegam a esse nível de agilidade no desenho.

Postei essa matéria mais pela curiosidade nos dados (eu acho interessante pelo menos) do que pela notícia do recrutamento em si, que não vale muito para os BRs (a não ser que tenha alguém que mora no JP acompanhando o blog O.O)

Relacionado:
1. Quanto custa fazer um anime? E porque é tão barato
2. Quanto ganha quem trabalha com animes?

Vídeo Relacionado: