Entrevista com diretor sobre filme de Sword Art Online: Filme terá muita ação e romance

Saiu uma entrevista no site oficial de SAO, com algumas informações interessantes sobre o filme.

Perguntas e respostas traduzidas e no final um resumo.

1. Que tipo de trabalho será esse filme de SAO?
As discussões começaram com “vamos fazer um novo jogo”. E então, o autor Kawakara, começou a fazer propostas de cenários
Usando duas propostas de base eu e Kawakara escrevemos o script do filme. Que será uma abordagem bem diferente dos jogos que vimos até agora.
Dessa vez o jogo não usará realidade virtual, mas realidade aumentada. Quando começaram a discutir o plot eu pensei que seria interessante se pudêssemos trazer o mundo de “Sword Art Online” para o mundo real. Por exemplo, não seria interessante lutar com monstros nas ruas e lojas perto de você? Cenários familiares transformados em um ambiente de jogo parecia uma ideia fascinante. Já que estávamos escrevendo aventuras sobre um mundo virtual até então, seria interessante se pudêssemos escrever uma história sobre “um mundo a beira da realidade”. E a realidade aumentada parece o mais propício para isso.
 2. O dispositivo de realidade aumentada que os personagens usaram no jogo usa o mundo real como base, e permite o usuário se aventurar no mundo real modificado através do acréscimo de informações/dados do aparelho. Recentemente, jogos de realidade aumentada usando KGPS se tornaram um tópico bem comentado…. 
De fato. Na verdade eu tentei jogar alguns dos jogos. A tecnologia ainda tem um longo caminho pela frente, mas por outro lado, esses jogos já estão entre nós. Conforme a realidade aumentada se torna mais popular, eu acredito que irá mudar gradualmente nosso ambiente. Imagino se teremos algo como o jogo que iremos mostrar no filme quando chegarmos naquele ano, 2026.
3. Você acha que a possibilidade do desse aparelho “Augma”, que vocês fizeram para o filme, de existir no futuro é alta?
Eu acho que Augma tem mais chances de se tornar realidade que o Nervegear.
Eu acho que é um aparelho realista. Nos até pedimos a uma empresa de tecnologias vestíveis para criar o design.
4. Eh?! Então tem experts criando o design?
O design é muito legal. É interessante ter um time tão sério e profissional trabalhando no filme.
5. Esse jogo é um RPG em que os monstros vão aparecer no mundo real, correto?
O nome do jogo é “Ordinal Scale”. Terá monstros, claro, mas não podemos revelar que tipo de monstros ainda.
Já que o jogo usa o mundo real de base, depois de ver o filme, eu acho que as pessoas vão ter o sentimento de “nossa, Kirito e seus companheiros estão lutando naquele lugar que eu passo sempre”…..Já em termos de diferença para SAO e ALO, o principal será as cenas de batalha. SAO tinha o realismo das espada se chocando, mas as espadas dessa vez só são vistas através do aparelho, então não podemos fazer batalhas da mesma forma que em SAO. Para solucionar isso tivemos que ir pensando nas soluções enquanto trabalhávamos no projeto. Precisávamos imaginar “se esse jogo existisse, como as pessoas iriam lutar nele?”.  
6. Embora tivéssemos Kirito como o “Espadashim Negro” nos outros jogos, dessa vez vocês precisarão mostrar as habilidades de Kirigaya Kazuto no mundo real, correto?
Gostaríamos de mostrar um Kirito noob em um jogo desconhecido para variar (risadas). Dessa vez, não terá nenhum “Kirito começando super forte em um novo jogo”.
7. Quanto a cronologia, quando a história se passa.
A Segunda temporada terminou em Abril de 2025, então será depois disso. A história começa 2 semanas depois. Eu acho que qualquer pessoa que viu a S1 e S2 da série de TV fará conexões e ficará surpreso com algumas coisas.
[Fake de 1º de Abril] Como é a produção do filme em comparação a série de TV?

Bem, temos muito mais recursos e tempo para o filme em comparação a série de TV, que sempre são mais limitadas. Aniplex foi bem generosa conosco para esse filme, parecendo estar confiante graças a série ser popular no mundo todo, permitindo que passe em vários cinemas ao redor do mundo. 
[Fake de 1º de Abril] De quanto é a diferença mais ou menos?

Daria para fazer uns 50 episódios da série de TV com o orçamento que temos para esse filme (a termos de informação filmes de animes no JP custam em média o valor de um anime de 12 episódios ou um pouco mais).
[Fake de 1º de Abril] Wow! E vocês pensam em fazer mais filmes depois desse?

Talvez, sempre depende da recepção. Admito que gosto da ideia de conceitos originais, e nos pediram para criar algo em que fosse possível ver uma continuação do filme. Então a Aniplex parece estar pensando em uma possível continuação caso o filme se saia bem no mundo todo.
8. Enquanto você estava fazendo o filme, qual era a coisa que mais estava prestando atenção?
O fato de que não era uma “série de TV”. Eu pensava “o que é um filme?”. Recentemente tivemos muitos animes passando no cinema, mas já que esse filme de SAO está vindo apartir de uma série de TV, eu pensei, eu posso chamar isso de “filme”, ou é só mais uma “extensão da animação para cinema”? Para ser honesto, fazer ele se tornar um “filme” foi a parte que mais hesitei. Mas lutando contra essa hesitação eu percebi que queríamos ter o sentimento de fazer um “filme” (algo isolado da série de TV, que não fosse só uma continuação, mas que as pessoas pudessem aproveitar mesmo sem conhecer a série).
9. Quão longo será o filme?
É um trabalho completamente original, e indo pelo storyboard que fiz, ficou bem longo, serão mais de 100 minutos. Eu provavelmente irei tentar comprimir em 120 minutos (2 horas).

(No fake de 1º de Abril. Tinha alterado para 2 horas e 40 min)
10. Wow, isso parece bem épico.
Bem, sim….terá uma tonelada de cenas de ação no filme também….


11. Parece um desafio e tanto para você e a equipe de produção. Kajiura da série de TV ficará a cargo da música?

Ou será ela ou ninguém a essa altura. Quando estava conversando com Kajiura sobre a primeira série, ela me disse que o soundtrack de SAO seria uma coisa que as pessoas iriam saber o que estava acontecendo em poucos segundos. “Ele é forte”, “isso é assustador”, “ele vai perder!”, e por ai vai….Eu acho isso muito importante em SAO, o soundtrack dela dá uma grande ajuda ao anime, e estou ansioso para ver o que vai fazer par ao filme.
[Fake de 1º de Abril] Teremos alguma ligação com arcos futuros da série, como Alicization?

Bem, eu não posso falar muito sobre isso, mas os fãs irão ter algumas surpresas, principalmente no final.
16. Então, será um trabalho completamente novo dessa vez. Nesse momento, tem alguma coisa que você acha que deveríamos ficar ansiosos para ver?
Nos seguiremos a história de SAO, mas tentaremos novas abordagens. Nos queremos criar um filme que ambos os fãs de SAO e as pessoas que nunca assistiram a série de TV possam aproveitar. Esse é o desejo da equipe de produção, e gostaríamos de conseguir isso de alguma forma. Nos queremos criar um filme que quando um amigo o convide, “ei, vamos ver SAO”, todos do grupo possam aproveitar. Será um ótimo entretenimento em termos de ação e romance. Em vez de chamar de “filme para família”, eu acho que chamaria de filme para encontro (“date movie”). 

[Fake de 1º de Abril] Esperamos que todos possam aproveitar nosso trabalho dessa perspectiva. E bem, não deixem de ficar para ver a cena pós créditos.
Resumo (com fakes retirados):
– O filme é do diretor e autor de SAO, os dois fizeram juntos.
– Diretor acha o aparelho desse filme mais provável de existir comparado ao Nervgear
– Kirito não começa super forte nesse game, mas do level mais baixo
– Se passa entre Mothers Rosario e Alicization
– O filme terá em média 2 horas
– Vai ter toneladas de cenas de ação
– Serve para quem conhece e quem não conhece SAO
– Foco em ação e romance
Aquele Fake de 1º de Abril que falei sobre a verba alta, não é bem fake, vai sim ter uma verba boa, a duração e o diretor afirmar que vai ter toneladas de ação indicam isso. Ainda mais por esse diretor geralmente exigir ação fluida. E com o lançamento no mundo todo se espera que a Aniplex queira apresentar algo que não ganhe muitas críticas negativas (ao menos não sobre baixa qualidade da animação). Eles querem que faça sucesso afinal. Um bando de cenas de ação como prometido também devem ajudar a manter a coisa toda animada, além do enfoque em romance, que foi reforçado pelo diretor.
A duração de 2 horas é acima do padrão de 1 hora a 1 hora e meia para filmes de anime, mas fico feliz que tenham decidido por isso. Mostrar os personagens evoluindo, mesmo que com alguns saltos temporais as vezes, seria quase impossível em um filme muito curto.

Fonte: sao-movie.net

PS: Se alguém juntasse as partes sem negrito das perguntas e invertesse a ordem de trás para frente, leria “algumas partes são fake”. Alguns comentaristas descobriram.

Relacionado:

1. Os 11 Arcos de Sword Art Online