Mercado de Animes está Morrendo? Venda de BD/DVD tem queda pelo 2º ano | AnimeTopics

É, a coisa não está das melhores….

A associação de vídeo do japão soltou os dados anuais das vendas e o mercado teve uma queda de 5.1% em 2015 em vendas de BD e DVD. Que já vinha com uma queda de 8.7% em 2014.
As quedas vem desde 2004, quando o mercado teve seu pico, e desde então vem caindo anualmente.
O mercado de vendas de animes, isoladamente, perdeu 6.9%. Sendo que a quantidade de animes cresceu em 2015 comparado a 2014. E quando você investe mais e ganha menos não é um bom sinal.
O motivo da queda é obvio. O mercado de streaming vem crescendo cada vez mais, e as pessoas preferem ele a opção do BD e DVD. Não é só uma tendência no japão mas algo que ocorre no mundo todo.

Versão em vídeo:


Mas como isso afeta os animes?

O mercado de animes, tirando os poucos de audiência, é sustentando por vendas de BD e DVD caríssimos, primariamente (300 dólares por um anime de 12 episódios). As pessoas compram eles mais como artigo de luxo de uma coleção do que pelo interesse em assistir. Se o interesse fosse só assistir eles poderiam gravar quando passa na TV. E apesar de alguns virem sem censura (os ecchis), a verdade é que a maioria vem quase igual a versão TV, apenas com algumas correções.
A questão é que o costume de compra de BD/DVD está se perdendo entre o público mais jovem, que cresceu acostumado com o streaming. E considera comprar BD e DVD uma prática estranha.
Ao longo dos anos, com a queda em vendas de BD e DVD, foram sendo criadas outras formas de compensar as perdas. Hoje temos lançamentos de peças de teatro ou musicais com alguma frequência, e o licenciamento das obras para serviços de streaming no mundo todo.
A industria de animes isoladamente teve uma queda entre 2005 e 2009, mas melhorou depois de 2010. Em parte graças a popularização dos animes no mundo todo. Tanto é que o mercado de animes cresceu, e hoje temos uma quantidade de animes por ano muito maior que entre 2005 e 2010.
É verdade que a industria continua se sustentando a base de BDs e DVDs. Tanto é que animes que vendem pouco nesse quesito tem chances minusculas de conseguir continuações, enquanto os que vendem bem costumam ter facilidade. Isso continuará sendo uma verdade por mais uns bons anos.

E para quem se pergunta como as empresas se sustentam com tantos fracassos, a resposta é simples. Os sucessos compensam as perdas dos fracassos, e os fracassos, tirando aqueles miseráveis que vendem abaixo de 1000 unidades por volume, tendem a se pagar ao longo dos anos com licenciamento para outros paises, vendas de figures e relançamento dos animes em BOX a preços mais em conta. Demora uns bons anos, mas ao menos os investidores parecem conseguir ficar no 0 a 0 com essas obras. E se derem sorte, conseguem um mega hit como SAO ou SnK ou Love Live, que vão compensar e muito as perdas que tiveram antes.
O mercado de animes, portanto, não vai acabar, mas sim mudar. Daqui a uns 10 anos a venda de mídias vai estar ainda mais defasada, e, portanto, a industria vai ter que arranjar uma forma alternativa de lucrar. É fato que licenciar obras para o exterior dá um lucro apenas mediano, não substituindo a venda de BDs. Então só isso não basta, terão que encontrar outra forma para lucrar. Como? Não faço ideia, e imagino que eles, por enquanto, também não. Mas enquanto o número de animes não for reduzido drasticamente por temporada estamos bem.
PS: Como sempre a versão em vídeo tem mais informações, a versão escrita é mais direta e curta.

Fonte: ANN, Anime Biz

Relacionado: