Impressões finais e review: Boku Dake ga Inai Machi

E não é que terminou melhor do que eu esperava?

Boku Dake ga Inai Machi episódio #12

Com todo rush que estavam fazendo em relação ao mangá, estava complicado aceitar que esse anime iria terminar direito. Mas não é que conseguiram?

Quer dizer, não que não tenhamos problemas, como aquele poder do protagonista nunca explicado ou aprofundado, que desapareceu de uma hora para outra. O aspecto sobrenatural de BokuMachi é seu maior problema ao meu ver, por ser completamente jogado na história.

Mas o conflito e solução final foram bons. Não foi super emocionante, não tivemos viradas sensacionais, foi tudo normal e aceitável, com a ajuda de uma boa direção, voltando aos moldes dos episódios iniciais.

Fiquei meio descrente a princípio em aceitar que o professor tinha criado um apego ao protagonista, mesmo que esse fosse um tanto quanto estranho. Mas a comparação com o ramister que ele tinha foi ótima nesse aspecto.

O professor tinha encontrado seu rival, e sem ele, fazer o que ele fazia não tinha mais graça. Somado a isso foram 15 anos vigiando o protagonista enquanto ele crescia, algo que gerou apego sentimental. Mesmo que não ao nível e do modo que uma pessoa normal teria.

A jogado do protagonista, portanto, mesmo que arriscada, foi eficaz, e é inclusive a cena mais bonita do episódio em termos de direção. Desde que o protagonista corre para a beirada até o professor se entregar, é um climax parado, mas é um climax.

E com isso tudo se fecha. O protagonista consegue ser bem sucedido em sua vida de mangaka e só falta o que muitos, como eu, estavam ansiosos para ver. Ele iria encontrar a Airi?

Estava ficando sem esperanças, mas eis que no final ela surge, para meu alívio. Algo vai se desenvolver apartir dai? Talvez, ele parecia gostar dela afinal. Mas fica aquele final meio aberto para sua imaginação. O que não gosto muito, preferindo fechamentos mais completos. Mas como o autor pretende voltar com a obra em Julho faz sentido ele deixar tudo meio aberto, para que ele possa trabalhar tanto histórias do passado quanto do futuro no spin-off chamado “BokuMachi Gaiden”.

Só uma coisa não fez sentido pra mim. Se ele queria tanto ver a Airi porque não foi aonde ela morava? Ele sabia aonde era afinal.

Avaliação: ★    ★ (+)

Review completo

BokuMachi começa bem, com um primeiro episódio impactante que te leva facilmente para o próximo. Ele segue bem por mais um tempo, mas o suspense que ele promete acaba morrendo um pouco na segunda metade, mesmo que se recupere no penúltimo episódio. E o mistério dele é inexistente depois de alguns episódios, porque o telespectador não tem opções de suspeitos, apenas um. Então quem espera um suspense/mistério pode se decepcionar um pouco.

A ideia de colocar um adulto no corpo de uma criança no passado, tentando resolver um mistério que o atormentou por toda a vida é muito boa. E a tensão gerada a principio funciona, assim como a simpatia dos personagens. Isso se perde um pouco depois da primeira metade, quando o personagem volta ao passado pelo segunda vez. A história da garota que eles contam é tocante em certos aspectos, mas levada se forma muito lenta.

A decepção com o vilão sendo exatamente quem se espera é grande também, mas o que vem a seguir ao menos surpreende, e o final entrega tudo que se pede, fechando bem as pontas.

Acho que no fim a parte que menos gostei foi a do sobrenatural, que ficou meio jogada a esmo. Nunca temos explicações exatas de como funciona e mesmo as que são dadas podem ser contestadas devido a forma que os Resets acontecem no anime. A habilidade sumir sem mais nem menos no final foi meio forçado também. Nunca é mostrado outras pessoas com habilidades, então não se cria a ideia de que é algo natural desse mundo. Fica apenas uma forma que o autor usou para fazer o protagonista voltar ao passado para contar a história que ele queria contar. Vira uma ferramenta simplista de roteiro, não um elemento a ser desenvolvido.

A parte técnica é muito acima da média nos primeiros 3 episódios, mas decai um pouco depois disso. Voltando a dar as caras em um episódio na metade do anime e depois no episódio final. Para quem gosta de avaliar aspectos de direção deve ficar impressionado com alguns dos episódios. A animação é boa no geral e tem cortes acima da média, mas decai em alguns episódios. Nada que prejudique muito a história no entanto. A trilha sonora é sutil e eficaz,

Concluindo, essa não é uma história com grandes desenvolvimentos de personagem ou mistérios, apenas uma boa história de alguns personagens, que usa de viagem no tempo como ferramenta. Se você for com isso em mente em vez de esperar um suspense ou mistério, vai sair satisfeito.

Direção: 9/10
Roteiro: 8/10
Animação: 8.5/10
Trilhas sonora: 8/10
Entretenimento: 8/10
Nota final: 8.5/10

Extras

De longe a cena mais memorável. Que bela direção de episódio final. Podiam simplesmente mostrar ele caindo, mas vir pra trás a toda velocidade dá uma sensação de tensão muito maior a cena.

Não que tenha só aquele, estava cheio de belas cenas nesse episódios.

Relacionado:
Comentários dos episódios anteriores de BokuMachi