Impressões Semanais: Ansatsu Kyoushitsu 2 e Musaigen no Phantom World #09

Shingeki Invadiu Ansatsu!

Ansatsu Kyoushitsu 2 #09

Seria praticamente impossível AssClass manter a intensidade do episódio anterior, isso era quase fato e foi comprovado agora. Mas não quer dizer que a qualidade tenha decepcionado, pois mesmo não explorando o assassinato de Koro-sensei(faltando 4 meses para o prazo final), o capítulo tocou em questões sociais importantes universalmente, como é típico da obra, mas sem ficar infantil ou arrastado como quando os alunos foram cuidar da creche.
Todo pai espera – ou deveria – muito de seu filho. Coloca pressão e vira um “chato” para nos fazer uma pessoa com boas bases morais e com potencial para atingir um futuro próspero. Porém, no Japão essa pressão é surreal. Sou apaixonado pela cultura nipônica e estou sempre lendo artigos assim, e este tema também é bem observado na mídia de entretenimento deles. A carga de trabalho lá é abusiva, resultando inclusive em mortes – eles deram até um nome pra isso, Karoshi – e a imposição para o sucesso é opressiva. Muitos jovens que falham em entrar para universidades, por vezes, devido à vergonha sentida, preferem viver como destelhados em cidades grandes do que voltar aos pais.
Tento em vista esse conhecimento, torna-se muito mais pautável a situação qual Nagisa vive, com sua mãe buscando lhe fornecer os privilégios que ela não teve, claro que de uma maneira ainda mais exacerbada que o normal, como o cabelo comprido, recusando-se a aceitar que possui um filho. Todas as atitudes quais considera boas para Nagisa, são, na verdade, puro egoísmo, que acaba refletindo na personalidade do rapaz, que atribui sua capacidade de esconder a presença maléfica à mãe, após tanto vê-la tornar se um titã de Shingeki(me lembrou muito, desculpem) em momentos de fúria. Uma crítica pesada e corajosa do autor.
Mas é claro que estamos falando de AssClass, e é claro, o humor também esteve fortemente presente, mais uma vez com Koro-sensei, um personagem que ficará em minha memória mesmo após o término do anime, tamanha criatividade do sujeito. Como não rir do polvo se passando por Karasuma.

Realmente idêntico…

Ainda que não faça parte da trama principal, é um “filler” com bom conteúdo e execução. Caso haja mais, que mantenham o nível, mas sem tirar tempo do que realmente importa, afinal, não queremos ver uma rushada braba para alcançar o final do mangá.

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★(+)


Musaigen no Phantom World #09














Já Musaigen, ah, Musaigen…. Há alguns anos atrás, uns bons anos, quando o PlayStation 2 era lançamento, eu, uma mera criança com menos de uma década de existência, possuía conhecimento nulo sobre dinheiros e afins, apenas queria a plataforma. Passei meu desejo para meu pai, e por um bom tempo, apenas aguardei. Até que no natal, ele e minha tia apareceram do nada com DOIS playstations 2, um para mim e outro para meu primo.

Ao abrir a caixa, era ele mesmo, o pretinho slim que eu tanto ansiei. Infelizmente, porém, a euforia logo tornou-se frustração conforme jogos e mais jogos falhavam ao rodar em seu leitor. Anos mais tarde eu descobri que meu glamouroso Ps2 era, na verdade, made in ParaguayPor fora bonitinho e impecável, mas por dentro, uma porcaria.

O motivo dessa história? São 2, na verdade.

  1. Explanar de maneira metafórica para vocês como eu me sinto com Musaigen. Por fora é lindo, bem feito, com character design e fluidez acima da média. Mas por dentro, é oco e não funciona
  2. Tentar deixar a leitura um pouco mais prazerosa, pois pra mim, o anime não está sendo, e ficar semana-pós-semana falando mal de algo é chato, hein.
Ao menos tivemos Minase Koito lindinha de Yukata.

Foi apenas mais uma história arrastado e sem sentido, totalmente episódica. O problema dessa narrativa não é apenas a falta de foco, mas como, ao menos para mim, ela tem sido ruim. Não achei engraçado, empolgando ou interessante ver os personagens envolvidos nesse teatro, com um final manjado e previsível desde o 1º segundo que a garota Phantom aparece.
Musaigen me provocou a pior sensação possível: o desejo pelo seu término.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★