SAO vai mesmo terminar na saga Alicization? Autor comentou sobre o possível fim da obra

Saiu um tweet interessante do autor de SAO essa manhã sobre uma constante pergunta dos fãs.


WebNovels

Para entender a discussão é necessário saber que SAO era na verdade uma WebNovel, ou seja, uma história amadora publicada na internet de graça. Quando o autor entrou para uma editora para publicar Accel World o editor dele pensou que seria uma boa ideia fazer o mesmo com SAO. E apartir dai a novel começou a sair em volumes, com pequenas modificações.

Vale notar que foi isso que deu o “boom” na moda de pegarem trabalhos que faziam sucesso como WebNovel e chamar os autores para editoras, já que SAO foi o primeiro caso bem sucedido disso. Antes WebNovel era considerado “trabalho amador”, e as editoras não davam atenção aos mesmos.

Esse “boom” das WebNovels não foi graças ao anime, já que em seu volume 3 SAO vendia 40k+, o que era um valor absurdo para uma novel sem anime e de um autor desconhecido. Depois dela pegaram Mahouka, também uma WebNovel, e dai pra frente a moda pegou. Hoje as editoras ficam de olho bem aberto para WebNovels que ganham popularidade, e tem algumas que se baseiam quase que puramente em transformar webnovels em publicações oficiais. Tem muitas virando anime também. Fora SAO e Mahouka, temos Overlord, KonoSuba essa temporada, e um anime da próxima chamado Re:Zero.

Recomendo assistirem esse vídeo para se inteirarem melhor do processo de arcos de SAO:

WebNovel de SAO

Entendido o que é uma WebNovel, é necessário saber que Sword Art Online já havia sido concluído em 2008. O último arco da WebNovel foi Alicization, que teve um final que pode ser considerado fechado, apesar de ficarem algumas pontas soltas aqui e ali permitindo uma possível continuação caso o autor quisesse.

SAO continua depois de Alicization ou termina?

A grande questão que muitos se perguntam a tempos é: A light novel, que tem algumas modificações aqui e ali comparado a WebNovel,  vai mesmo terminar em Alicization como a WebNovel ou não? Bem, o autor é extremamente evasivo quando perguntam sobre isso. Ele não diz nem que sim nem que não em entrevistas, e agora surgiu um tweet oficial dele confirmando que ele ainda está em dúvida quanto a isso, faltando apenas uns 2 a 3 volumes para o fim do arco Alicization. Aqui o tweet.

Traduzindo mais ou menos o que ele disse, segundo um dos admins da Wikia foi: “Ele ainda está na dúvida se continua ou não, mas diz que gostaria de continuar se possível” (se conseguir pensar em uma boa história para continuar. Suponho que foi o que ele quis dizer, porque a editora com certeza vai fazer pressão para que ele continue pelo menos até o volume 22 a 25, que é o padrão da maioria das novels de ação/aventura).

Conclusão

Em resumo, não temos uma resposta concreta, mas agora sabemos que existem chances reais da história continuar, assim como uma probabilidade dela terminar em Alicization mesmo. Antes disso a maioria achava mais provável que o final fosse Alicization, mas agora fica oficialmente aberta a possibilidade de uma continuação.