O fim do AniTube e sites de streaming ilegal de animes? A JapanAlliance

Vocês já devem ter visto as notícias que estão circulando sobre diversos links removidos do AniTube, mas não é só com ele que está acontecendo. Inclusive aqui no blog já houve 2 pedidos de remoção de posts, mesmo eles não tendo vídeos, apenas imagens.

A JapanAlliance foi criada para proteger os direitos autorais de obras japonesas internacionalmente. O trabalho da empresa, é, em resumo, ficar catando material que viole os direitos autorais das obras afiliadas a ele. Tem outras empresas americanas que licenciam animes que fazem isso também (Aniplex of America e Funimation são exemplos), mas as japonesas não se importavam tanto antigamente. Sempre achei estranho como o Crunchyroll, uma das únicas empresas de animes que está no Brasil, não parece se importar muito com isso também.

 

Essa história de direitos autorais inclusive gerou controvérsia em termos de doujins, que são, em suma, obras pornos descaradamente baseados em franquias conhecidas. Em tese, elas violam os direitos autorais das obras ao não pagarem nada para usar seus personagens. Nesse caso, no entanto, o japão parece estar fazendo vista grosa até o momento, já que é algo que vem da cultura deles a muitos anos.
Já sites de streaming na internet estão sendo caçados constantemente. E inclusive sites que não são de streaming estão tendo problemas. Eu, por exemplo, já recebi 3 notificações. Especificamente tive que alterar o post de comentários do episódio 13 de Oregairu 2, o review de Expelled from Paradise, e o review de Infinite Rivios. O último eu esqueci de alterar e o blogger deletou inclusive. A questão é que só tinha imagens naqueles posts, o que me faz pensar que ou o programa que vistoria a internet atrás de vídeos se confundiu, ou eles estão cobrando direitos por print screen de animes também, o que seria meio absurdo. Link para os sites afetados pela remoção cujo 2 links do blog estavam no meio.
Como só tinham sites de streaming na lista que me mandaram que tinha o endereço do blog no meio, acho que foi um equivoco mesmo, mas pior que mesmo assim não tenho como recorrer para colocar o link de volta no google, o que é meio revoltante.
Da minha parte, penso que os fansubs foram úteis por muitos anos para trazer para o BR algo que dificilmente teríamos acesso de outra forma. Mas desde que lançaram formas legais e a preços razoáveis de ver animes no Brasil, como CrunchyrollDaisuke, ou Netflix, eu acho meio errado os sites de download e streaming que querem passar os mesmos animes que eles. Se focarem apenas nos animes não legalizados pelo Crunchyroll, ao menos tem a justificativa de que “se eles não o fizerem o BR não vai poder ver os animes”.
E ai, o que acham? Será esse o começo do fim do anitube, sites de streaming e talvez até os de download de anime? Ou vão dar um “jeitinho” como sempre e contornar a situação? Irá o Brasil migrar para um sistema de torrent como os americanos fazem (é bem mais difícil de bloquear)? Fica a dúvida.

Relacionado: