Impressões semanais: Noragami 2 #12 e Haikyuu 2 #12

Só tive uma real decepção do que peguei para comentar esse ano (começa com “C” e termina com “E”), então posso dizer feliz que dificilmente me dou mal nos comentários semanais. Mas essa é de longe a melhor temporada que já peguei para comentar. Com o episódio 13 de Noragami semana que vem vou encerrar 3 animes comentados semanalmente da mesma temporada que foram muito bons.

Noragami 2 Aragoto #12

É difícil não apreciar o que fizeram nessa adaptação da parte final do arco do Ebisu comparado ao mangá.

Depois de ver o episódio, eu fui dar uma olhada nessa parte no mangá, do qual eu já não lembrava direito (faz mais de ano que li). No mangá a Bishamon tem aquela luta que mostrou nesse episódio contra os deuses, mas não consegue salvar o Ebisu. Depois ela vai para o submundo, acontece tudo igual nos últimos episódios, o Yato é invocado, e acaba ali o climax.

Aqui tentaram aumentar a luta, deixando ela muito mais emocionante que no mangá. E ainda deram um papel importante para o Yato e Yukine, outra coisa que faltava nessa saga do mangá. Não tive como não bater palmas para a staff depois de conferir as mudanças. Um bom exemplo de que mudanças no material original as vezes vem para o bem (outro exemplo seria as lutas aumentadas de One Punch, ou os erros de roteiro do mangá de Blast of Tempest concertados no anime).

Por mais lógico que fosse o Yato estar arrasado e ser incapaz de fazer muita coisa, seria um final anti-climático terminar ali. Não importa a análise lógica nesse caso, queremos de alguma forma que o final seja impactante, tanto psicologicamente quando em termos de ação, só assim a obra será bem lembrada. Caso contrário se cria o que chamamos de anti-clímax, ou, quebra de expectativa.

Quanto ao episódio em si, foi muito bom. O Ebisu querendo viver depois da influencia do Yato sobre ele, e o Yato tentando desesperadamente protege-lo, é bacana essa relação de amizade não yaoi que se formou entre os dois, mesmo que tenha sido algo rápido.

A Hiyori também realizou um milagre dos bons tirando o nome verdadeiro do Yato da cartola. Se isso não aumentar mais ainda o ship entre os dois, eu não sei o que aumentará.

Agora é aguardar o final, mas duvido que consigam estragar tudo de bom que fizeram até aqui nele. O único ponto ruim é que a obra vai terminar em aberto, e tenho sérias dúvidas se vão conseguir tirar uma terceira temporada. Tomara que as vendas de BD saiam bem maiores do que o previsto.

Avaliação: ★    ★ (+)
(explicação do sistema de notas)

PS: To distribuindo muita nota alta nesse fim de temporada, isso vai acabar com minha fama de resmungão que trabalhei tanto para conseguir T.T

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes da temporada que estou acompanhando)

Haikyuu 2 #12

E tivemos um jogo! Pena que foi tão fácil que para dar emoção o autor resolveu focar no time adversário. Até que não foi ruim, foi quase como um spin-off contando a história curtinha de um time fracassado que decide continuar tentando. Acho um exagero o autor querer humanizar cada misero time que vai para quadra (ainda mais porque isso come muito tempo), mas com certeza não foi um episódio ruim, só preferiria ele como um extra (OVA) ao invés de dentro do arco principal.

Todos da Karasuno parecem estar devidamente ajustados agora, mas só vai dar pra ter certeza quando eles pegarem um time bom de verdade, porque esse só serviu para aquecimento. Espero que o próximo jogo seja melhor.

Extras

 É meio trágico, mas eu queria que a Hiyori virasse uma arma do Yato, ou uma deusa, ai seria um felizes para sempre eterno. Mesmo que ele fique com ela como humana ela vai envelhecer e morrer, ele não, então….