Impressões finais e Review: One Punch Man

E não é que estavam guardando a verba pra esse episódio final mesmo! Caramba!

One Punch Man #12

E entregaram o que todo mundo queria: uma luta muito bem animada e maior do que o de costume. Não que tenha sido desafiadora, já que o Saitama, embora sério, não parecia estar se esforçando muito. Mas ao menos foi muito divertida de assistir. A sequência com a música da Opening mixada e a parte depois que o Saitama volta da lua principalmente.

One Punch é realmente um anime complicado de colocar a expectativa certa. Por mais que você se empolgue com as lutas “estilo épica” do anime, a obra ainda é uma comédia, e, devido a isso, nem sempre as lutas prosseguem como você espera. A exemplo, o “finishing move” do Saitama é “um soco sério”, nada poderia te lembrar melhor de que você está assistindo a uma comédia/paródia.

Bem, infelizmente o resto do povo não fez muito. Genos pagou por suas diversas cenas legais de ação ao longo do anime não tendo nada pra fazer no arco final. A loli continuou gerando cenas engraçadas, e o Atomic Samurai conseguiu seu momento “legal”.

O mais nótorio para mim, no entanto, foi a reflexão do Genos em como ele mudou. Ele era um cara totalmente obcecado por justiça, e através do exemplo, mesmo que as vezes desleixados, do Saitama, se tornou uma pessoa melhor. É sutil, mas houve um desenvolvimento de personagem.

Concluindo. One Punch se encerrou muito bem, com um dos melhores episódios, entregando a ação desenfreada que todos tanto pediram. Houveram episódios muito bons, outros bons, outros medianas, mas nunca ruins. A série foi no geral bem consistente. Para quem busca um anime divertido com cenas de ação muito bem animadas, vai sair desse aqui muito satisfeito (provavelmente).

Da minha parte, esse episódio cumpriu tudo que a série prometia, e, portanto, ganha a merecida nota máxima.

Avaliação: ★     
(explicação do sistema de notas)

Review Completo

One Punch Man é um anime complicado de assistir inicialmente. Ele é uma comédia, mas te ilude as vezes fazendo pensar que é um shounen de ação. Se você levar ele por esse lado vai se frustrar com algumas lutas anti-climáticas, mas se levar só como algo divertido com cenas de ação legais, deve gostar bastante.

Não que seja perfeito. Falta uma história e continuidade para prender melhor o público. Tanto é, que os eventos que se estendem por mais de 1 episódio costumam ser os melhores “arcos”. Tem episódios dramáticos legais também, principalmente o do Mumem Raider, dando a entender que esse anime poderia ser ainda mais interessante se fosse algo mais sério.

Os protagonistas levam bem a obra, mas é inegável que a comédia funciona melhor depois que o android Genos chega e começa a fazer par com o Saitama. Para quem não gosta do sistema episódico do começo, o anime ganha um pouco mais de linearidade quando o Saitama entra para a “liga dos heróis” e começa a subir de ranking.

A parte técnica é fantástica. A direção, animação, soundtrack épico, é tudo muito acima da média, entregando exatamente o que se espera de cada cena, e as vezes, até mais do que se espera (bem, descontando o episódios 9, em que simplificam o Genos ao extremo na sequência de ação). No momentos cotidianos a animação é bem contida no entanto. Diferente de um anime da Kyoto Animation, que esbanja em toda parte, aqui a verba é guardada só para as partes de ação.

Como comédia com ação One Punch Man é um excelente anime (Vai pro meu Top 5 do gênero assim que eu atualizar, é de longe a comédia com mais ação que eu já vi). Cheio de piadas, lutas, e mantendo a trama em movimento quase todo episódio. Agora, para quem for buscar uma história, continuidade e um desenvolvimento forte de personagem pode se frustrar, porque essa nunca foi a proposta da série. Você análise um anime pelo que ele se propõe a fazer, e o quão bem ele executa essa proposta, exigir que uma comédia seja séria só porque você gostaria não faz sentido afinal.

Direção: 9/10
Roteiro: 8/10
Animação: 9/10
Soundtrack: 10/10
Entretenimento: 9/10
Nota final: 9/10

PS: Sim, vai ter uma 2ª temporada de One Punch Man um dia, a não ser que as previsões saiam muito erradas. Mas vai demorar, o autor vai ter que chegar no final do arco do caçador de heróis antes, e isso deve levar uns 2 anos. Enquanto aguardem seu anuncio One Punch Man Season 2 lá pra final de 2017 ou início de 2018.

Extras

As cenas dessa loli são estranhamente mais legais que a dos outros heróis. A direção adora colocar o cabelo delas esvoaçando com controle de câmera dando zoom in e zoom out. Alguém da staff deve gostar muito dela.

Agora é esperar a luta contra o Caçador de heróis para ver outra luta que demora mais de um soco para terminar (bem mais, e cheia de “socos sérios”).

O golpe final estava na Opening e nunca notamos.

Eu tinha minhas dúvidas, mas judiar do Genos é uma piada da série mesmo. Até quando ele não luta nada acaba quebrado!
Mais uma que virou meme na internet toda.