Impressões semanais: Rakudai Kishi #07 e Noragami 2 #07

Rakudai Kishi no Cavalry #07

Apesar de um tanto quanto exagerado o Ikki destruir a parte frontal do prédio inteiro com um chute, a cena em si foi legal. Não esperava que a garota fosse arriscar tanto para vencer, e mesmo que “maquiavélica”, foi uma jogada bem pensada para tentar inutilizar o protagonista.

Senti uma certa raiva da personagem no começo, mas mesmo com tudo que ela fez eu não consegui odiar-la. Ela estava tentando ganhar por um motivo compreensível (vingar o pai), os meios é que eram o problema.

Normalmente não ligo para dubladoras, mas as nuances de emoção e atuação dessa garota durante o episódio foram impressionantes. A direção foi feliz também, reparem como a expressão dela no início é de dor misturada a uma tentativa de forçar uma expressão cruel. É basicamente ela brigando com ela mesmo para manter aquilo, tanto a voz como as expressões durante todo o episódio reforçaram isso.

Bem, no fim o protagonista, que claramente prefere acreditar no lado bom das pessoas (como o elenco todo comenta e reclama), conseguiu comprovar, a custo de muitos ferimentos, que tudo não passava de um fingimento mesmo, e a cena foi bonita.

É bacana ver como eles foram acumulando tensão para essa luta desde o começo do episódio. Isso me fez pensar que os minutos iniciais teriam sido um ótimo cliffhanger no episódio anterior. Quer dizer, o protagonista estava sem sua principal arma, o que ele iria fazer? Esquecemos, no entanto, que ele tem outras coisas fora o Ito Shura.

A trilha sonora foi bem usada, dando um bocado de emoção. Pena o anime não ter um monte de verba para esbanjar, mas até que eles sabem empregar bem o que tem (diferente de Shinmai Maou, ambos parecem ter verba similar, mas Shinmai faz um péssimo uso da dele nos momentos de ação, e o diretor ainda não sabe coordenar as cenas de forma a criar emoção nos embates). Notem que guardaram alguns cortes mais fluidos para cenas chave e economizarão em cenas especificas, algo que o pessoal mais leigos em animação nem vai notar (esse é o propósito de uma boa direção, “fazer algo mediano parecer acima da média”).

Gostei de como a garota não ficou explicando seus poderes também. Ela falava mentalmente para o público entender o que estava acontecendo, mas não estava cometendo a burrada clássica de explicar o que estava acontecendo para o inimigo. Gostei bastante disso, já que, infelizmente, não é algo comum.

Se eu pensar que essa nem é a luta final desse arco, foi um ótimo trabalho (a luta contra o Sword Eater é no episódio que vem aparentemente). O contra fica só para a excessiva resistência do protagonista, pra variar apanhando bastante antes de vencer (complexo de protagonista shounen). Apesar de que dessa vez ele fez de propósito, já que queria enrolar a luta para desmascarar a tentativa da garota de se fazer de vilã, e por fim aceitar a ajuda dele em vez disso. Ele podia ter ganho antes ao que parece, mas não teria o mesmo efeito. Outra coisa estranha foram as piadas da professora cuspindo sangue. Os timings não foram muito bons, então ficou mais bizarro que engraçado.

No mais Stella apareceu pouco nesse episódio, mas a cena dela tendo sonhos pervertidos com o Ikki e dele caindo em cima dela foi engraçada (linkei no extras).

Avaliação: ★    ★ (+)
(explicação do sistema de notas)

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre outros animes da temporada que estou acompanhando)

Noragami 2 #07

Excelente começo de arco de Noragami 2. É impressionante como eles conseguem misturar comédia, ação, drama e desenvolvimento de personagem no mesmo episódio, ao mesmo tempo que nada parece corrido.

Acho que pra maioria a cena do Yato ganhando um templo foi o ponto alto do episódio. Muito bonita. Mas também foi legal ver o Yukine amadurecendo mais um pouco como Shinki do Yato, ao mesmo tempo que a cena do dinheiro foi hilária (imagens abaixo). Para não deixar o episódio parado tivemos um pouco de ação também, ainda que o monstro fosse irrelevante e o propósito dele fosse apenas reforçar o tema do episódio sobre ganância, algo que o Yukine finalmente superou (era um dos maiores problemas dele na S1). E para encerrar com chave de ouro ainda tivemos um cliffhanger no final, revelando quem estava por trás das mascaras. Excelente episódio.

Extras

Cara, eu ri muito nessas cenas.

Os shippers estão pulando de felicidade nesse momento.
Ok, alguém fez besteira na tradução. cortando o “por mais tempo” e trocando por “mais” intensificaram o significado da frase, o que não é muito legal, porque não foi 100% o que ela quis dizer. 
T.T
Rakudai teve umas cenas bacanas nesse episódio, mas espero que estejam guardando o melhor para o próximo.
Por mais que eu tenha gostado muito do desenvolvimento da nova personagem a Stella continua a best girl.
MAS MARCO, CADÊ HAIKYUU E ONE PUNCH MAN? Eu separei eles em outro post, um post com 4 animes estava ficando grande demais e post de analise semanal que parece monografia é contra produtivo pra ler (além de eu ter que me limitar nas gifs do extra pra não ficar pesado demais para quem não tem um PC bom). Fora que terça tava sem post, porque a Jessica só posta de madrugada. Agora pelo menos vai ter algo.

Cenas mais legais pra mim.

Comparação do mangá com o anime que o pessoal do Tumblr anda fazendo.

Episódios anteriores:
1. Impressões dos episódios anteriores de Rakudai Kishi

2. Impressões dos episódios anteriores de Noragami 2 Aragoto
3. Rakudai Kishi vs Asterisk War – A guerra das light novels genericas