Impressões semanais: One Punch Man #07 e Haikyuu 2 #07

One Punch Man #07

Apesar da piada continuar se repetindo (o protagonista destruir tudo com um soco), foi muito legal ver como esse episódio vai acumulando tensão com a chegada do meteoro, para que no ápice do desespero Saitama chegue lá com a maior pose de “badass” e resolva tudo como se não fosse nada. Essa construção é importante para que você dê valor ao feito dele, e ele soe mais emocionante. Sem o trabalho de meio episódio do Genos e companhia tentando destruir o meteoro sem sucesso, a façanha do Saitama não pareceria tão legal (o bom uso da trilha sonora também ajuda bastante nisso).

Para completar o pacote da piada, ele cai com a maior cara de taxo ignorando o estrago absurdo a volta dele. Teria sido pior sem ele destruir o meteoro em pedaços, mas mesmo assim é engraçado ver como ele não está nem ai.

As cenas mais legais do episódio pra variar foram do Genos e seu arsenal sem fim. Acho interessante como ele sempre ganha foco na ação e tem as cenas mais legais de combate, apesar de não ter muito sucesso na maioria das lutas, aonde o Saitama acaba resolvendo tudo.

Mas se a primeira parte do episódio foi muito divertida, a segunda já foi bem mais parada e econômica (pouco se mexia ali, quase toda a verba do episódio foi para parte 1, e reparem nisso em todo episódio de One Punch, ele tem mais verba que o normal, mas não é tanto assim, ele apenas emprega o maior número de quadros do episódio em partes especificas, e o resto fica bem estático ou com cortes simplificados, que são mais fáceis de desenhar, exemplifiquei isso no “extras” do final do post).

Não gosto muito dessa série quando entra no modo “word” e algum personagem começa a falar sem parar, deu a impressão que esticaram a cena do cara provocando o povo contra o Saitama só para cobrir um episódio inteiro. Foi meio chato o discurso de uns 5 minutos do cara contra o Saitama, ainda que tenha o proposito de expressar a convicção do Saitama de “não to nem ai, não fiz isso por prestígio”, e mostrar que o Genos é um bom amigo para ele, que fica com pena de como as pessoas não dão valor aos feitos do seu mestre.

Claro que, o Saitama só é um zê ninguém porque isso é uma comédia. Se fosse algo mais sério teriam que inventar uma desculpa muito da boa para os dados das situações aonde o Saitama destruiu monstros nível alto não serem reportadas, ou serem reportadas dando crédito a outra pessoa. Ou então essa é a pior empresa em termos de coleta de dados existente. Isso virou meio que a piada de One Punch, não importa o que o Saitama faça, ou ninguém viu, ou alguém ganhou o crédito no lugar dele, ou inventam alguma outra desculpa, porque se não ele estaria no topo do Rank S a tempos, mas em vez disso ele ganha crédito dividido ou por coisas pequenas e vai escalando o rank devagar.

Avaliação (Parte 1): ★    ★ (+)
(explicação do sistema de notas)

Avaliação (Parte 2): ★    ★ (-) 
(explicação do sistema de notas)

Não tenho “olhos mágicos” de Fujoshi, então as coisas desse tipo me passam desapercebido. Mas quando a Jessica comentou no Twitter realmente fez sentido (linkei abaixo). E One Punch saltou de novo na pre-venda depois desse episódio. Coincidência? Acho que não, as fujoshis é que se amarraram em shipar o Saitama com o Genos e estão bancando o negócio.

Estou tentando não limitar meus comentários sobre OPM à ship mas esse episódio foi só sobre como Genos se importa com o Saitama. Não dá;

— Só Jessi卓文君 (@yukinaime) 16 novembro 2015

Mas tipo, OLHA ESSE DIÁLOGO pic.twitter.com/aV7XIURksq

— Só Jessi卓文君 (@yukinaime) 16 novembro 2015

Bônus
(Área para comentários resumidos sobre animes da temporada que estou acompanhando)

Haikyuu 2 #07

Eu detesto esse cara!

Enquanto Noragami (comentado no post anterior) anda se saindo muito bem com uma mistura variada de ação, desenvolvimento e drama, Haikyuu está preso a desenvolvimento de personagem a 7 episódios, e isso já está começando a ficar cansativo. A primeira temporada balanceava isso muito melhor. Toda a primeira parte  da S1 foram treinamentos, mas foram treinamentos longos, com jogos de verdade, eles apenas não valiam nada. Essa segunda não teve um jogo sequer, só alguns segundos de jogos que os protagonistas sempre perdem. Ou os times desses jogos treino são fantásticos ou o autor está apelando para quando eles vencerem soar mais grandioso. Mesmo com o fato de que cada um deles está sem sincronia por estarem tentando coisas novas, eles perderem para todo mundo depois do que conseguiram na S1 é bizarro.

Por outro lado, eu adoro o realismo de Haikyuu. Em 99% dos animes de esporte esse treino deles de 1 semana teria sido milagroso e eles sairiam arrebentando nesses novos jogos treino, mas não, não é tão fácil e rápido assim na vida real, e Haikyuu deixa isso bem claro. 10/10 para o autor nessa parte. Mas não fazer um jogo longo sequer e focar só no desenvolvimento físico e psicológico dos personagens (episódio que vem foca no loiro chato) tá ficando bem cansativo. Não que o anime esteja ruim, longe disso, mas preferia muito mais a primeira temporada nesse quesito. Ela tinha desenvolvimento, mas não era “só desenvolvimento”. Todo exagero é burro ao meu ver, e Haikyuu está exagerando para um lado só nessa parte 1 da S2. Nesse ritmo vamos ter 1 cour inteiro de 12 episódios sem um jogo sequer.

Extras

Melhor cena

Notem como essa cena ficou legal apenas com eles colocando efeitos na frente do rosto do Genos. Não precisa de animação fluida “de movimentação” pra tudo, bastou um rosto detalhado com cabelo de mexendo, um jogo de luzes no rosto e raios na frente.

Outro momento que da pra notar economia, eles pulam a cena do encaixe e já mostra o treco grudado nos braços do genos cheio de efeitos para parecer mais legal. São diferencias de uma boa direção de storyboard. Eles gastaram mais quadros na maleta virando braço e depois economizaram no resto, mas usaram efeitos por cima para continuar parecendo legal.

Dessa parte eu não gostei muito. Não vi proposito em cartunizar essa cena esticando o Saitama.

ALGUÉM PARE AS FUJOSHIS! (Tem bem piores por ai, peguei as mais leves que encontrei)

Alguém desenhou a loli do episódio passado (não achei o autor) de roupa casual ,dando de tsundere pelo Saitama. A tradução acima é “C-C-CA”…..”CARECA!”.

Cenas mais legais pra mim.

Comparação do mangá com o anime que o pessoal do Tumblr anda fazendo.

Episódios anteriores:
Impressões dos episódios anteriores de One Punch Man
Impressões dos episódios anteriores de Haikyuu 2