Impressões: Akame ga Kill #23 – Mate o Imperador

“Você terá algumas experiências dolorosas e desesperadoras.”
“Na verdade, a maioria delas será trágica.”
“Mas fomos nos que escolhes trilhar esse caminho.”
“Nos faremos o trabalho sujo.”
“E mudaremos esse mundo.”

” E depois de terminado, poderemos desaparecer”

Achei esse diálogo lindo e combinando perfeitamente com tudo que Akame representa. Alguns reclamam que a maioria das mortes em Akame não tem significado a trama (não traz reviravoltas ou coisa do tipo como em outras obras shounen aonde não morre ninguém e se morre fica marcado como o evento mais trágico e lembrado da obra). Mas isso não é uma visão infantil sobre mortes? É uma guerra, as pessoas morrem, e nada garante que elas terão uma morte honrada ou heroica. A morte honrada é uma abordagem idealista, não a realidade. Mas também não significa que a morte dos personagens em Akame não signifique nada. Como o trecho que citei acima relata muito bem, o objetivo dos personagens em Akame era libertar o império. Cada um deles tinha um motivo diferente pra isso, mas todos estavam dispostos a dar sua vida por esse causa, e foi o que fizeram. Então a pessoa meio que está ofendendo os personagens quando diz que “eles morreram por nada”. Eles morreram para a obra chegar até onde chegou e por algo em que acreditavam. Não para garantir os finais felizes deles mesmos, mas o das pessoas pelas quais eles estavam lutando. Seria bem legal mostrar o vilarejo do Tatsumi melhorando em termos de pobreza depois que eles dominarem a capital por exemplo. Seria a prova mais forte de mostrar os frutos do sacrifício dele.

Esse episódio em si foi uma mistura de sentimentos pra mim. Algumas partes eu adorei, algumas partes eu não gostei, outras me surpreenderam e outras me deixaram triste. Esse é o primeiro episódio a conseguir isso de mim até agora (provavelmente porque não saiu nada como previ). Falar dele vai ser complicado, então resolvi dividir o post em partes que eu achei boas, medianas e ruins, de modo a facilitar minha linha de pensamento.

O Bom

Eles fazendo planos sobre o futuro depois que a Night Raid acabasse foi uma boa arma de roteiro para aumentar a tristeza com o final.

A reflexão do Wave no tumulo da Kurome do porque ele se juntou aos Jaegers e o que ele iria decidir fazer apartir dali ficou muito boa. Ele não tinha nenhuma motivação forte como os outros mas conseguiu tirar algo de suas motivações simplórias e decidiu que não iria trair o império nem aprovar a tirania dele, mas cumprir seu juramento como soldado de proteger as pessoas antes de tudo. Nada mais justo, portanto, que ele cooperasse com o Tatsumi para parar aquela máquina de destruição em massa. No fim Wave não foi tão explorado quanto no mangá, mas dado o tempo curto que tinham pra explorar tantos personagens eu gostei do que fizeram com ele. É um personagem do qual eu queria ver mais e vou terminar a obra gostando.

Conseguiram colocar o passado do Run, assim como suas motivações. O passado dele é bem simples então gostei de como foi rapidamente apresentado sem dramatização. Ele também teve a chance de mostrar um pouco do seu armamento, assim como seu lado bom ao tentar salvar os guardas e a população com a Leone. De novo, dado o tempo ridículo que tinham para uma história com tantos personagens eu gostei bastante do resultado.

A parte técnica desse episódios estava bem acima dos anteriores (isso inclui o uso da OST). Nenhuma cena de ação decepcionou e até mesmo o design dos personagens estava mais bem acabado e fluido nesse episódio. Não teve nenhum sakuga longo como o episódio anterior, mas um bando de cortes fluidos pequenos que conseguiram deixar o anime parecendo bem mais fluido que o normal. Tudo se mexia, não teve economia aqui.

Tatsumi finalmente teve sua chance de brilhar. E de fato só o armamento dele tinha chances de enfrentar o do imperador, dado sua resistência e poder físico. O modo como fizeram ele usar o que o Bullat e o Su ensinaram a ele pra vencer foi bem legal. E a cena do Bullat aparecendo com aquele discurso foi emocionante.

O modo que o roteiro ficou mantendo as esperanças de que o Tatsumi ia ficar vivo foi brilhante. Ele promete a Akame não morrer e eles repetem isso em algumas partes ao longo do episódio. No final quando você pensa que ele vai morrer derrotando o armamento do imperador ele não morre. Mas depois de finalmente deixar o público respirando aliviado vem a tragédia. Tatsumi, já bem machucado da tentativa de parar o armamento do imperador ainda tenta parar a queda do armamento para salvar o bando de pessoas que iriam morrer esmagadas e acaba morrendo ao faze-lo. Acho que não tinha como dar uma morte mais heroica que essa pra ele. Depois de não ter conseguido fazer tanto assim durante a obra, já que ele é transformado em um membro qualquer da Night Raid do qual você tem o ponto de vista, mas não tem o foco de um protagonista padrão nas partes de ação.
Eu gostei desse final pra ele, ficou muito bonito, principalmente a Akame chorando dizendo que ele tinha prometido pra ela ficar vivo. De novo 10/10 ao roteiro pela ideia de dar esperanças de que iam deixar ele viver e pelo modo que mataram ele no final. Graças a esse episódio ele será lembrado positivamente na obra.

A evolução do Incursio era algo que já tinha sido falado anteriormente. Essa é basicamente o maior “trump card” dele. O ponto bom de usarem esse recurso no último momento é a emoção da virada. Ele também não se tornou nada superpoderoso. Basicamente ganhou asas para poder lidar com os raios e ficou maior. Assim como no mangá, ele se adapta a necessidade do usuário, no caso da do Tatsumi conseguir desviar dos raios e chegar até o ponto fraco do armamento do imperador. Mas tem a parte ruim disso também, que vou citar daqui a pouco.

Tinha medo que esse mecha do imperador fosse o Boss final, mas não. Como muitos esperavam a luta final é contra a Esdeath. Nada mais justo dado a todo mito que se criou sobre ela durante a obra. E nada mais justo que dar a garota que dá nome a obra a chance de ter seu momento de glória ao final.
Não pude deixar de dar um sorrisinho quando vi o nome do episódio final: “Akame ga Kill” (Acho que a tradução é algo como “Akame mata”).

O Médio

Vendo o preview no episódio passado achei que ia sair complemente cagado desse armamento do imperador. Mas não é que era realmente ameaçador? É uma arma de destruição em massa (a representação do controle de ogivas nucleares na mão do presidente). A mobilidade é ruim, mas é tão resistente que isso não importa muito. Conseguiram fazer uma luta que achei empolgante com esse “quase mecha” no fim das contas. Não ficou fantástico, mas bem melhor do que eu esperava.

O imperador é um imbecil. Mas dá para culpa-lo? Ele foi mimado e “iludido” pelo primeiro ministro a vida toda. Aparentemente o imperador via ele como um pai. Levando em conta a idade dele e o que mostrou até agora ele ser manipulado daquele jeito fazia sentido. Ainda assim, ele ficar na duvida quando os outros personagens argumentavam ou quando ele viu a população se revoltar e ponderou se aquilo não era culpa dele mostrou que no mínimo ele poderia ser um imperador decente se não fosse o primeiro ministro. A índole dele em si não era ruim. Não é um personagem bem desenvolvido, mas ele faz sentido e mostrou um mínimo de personalidade.
Vi muita gente se perguntar porque eles estavam atacando a própria cidade. Porque a população estava apoiando o exército revolucionário e estava cheio de membros do exército invadindo a cidade. Eles iam aniquilar quase todos e os que sobrassem iriam se render por medo. O ministro comenta sobre isso em um pensamento eu acho.

Embora eu tenha achado estranho a Esdeath não se envolver na briga central desse episódio, com o Tatsumi presente e ela sendo completamente obcecada pelo mesmo, eles ao menos se deram ao trabalho de mostrar ela ocupada tentando parar os soldados da rebelião comandados pela Najenda. O que apesar de não me satisfazer completamente, pelo menos mostram a preocupação do roteiro de não esquecer que ela está por ali. O imperador tinha seu super armamento que “teoricamente” era invencível, não precisava da Esdeath por perto.

O Ruim

Esse cara é vilanesco ao extremo. O propósito dele sempre foi esse. Ele é o político corrupto que articula e controla tudo por baixo dos panos. Mas ainda assim eu gostaria de um vilão mais sério.

Os personagens ficarem gritando um para o outro em um cenário enorme foi bem estranho também.

Embora o Incursio evoluir faça sentido, ele fazer isso no momento mais crítico apela para um clichê shounen dos mais básicos: a virada com power-ups. Teve um no mangá também, mas foi usado de forma menos clichê e não ficou com esse aspecto de “reviravolta”, foi mais um bônus a situação. No anime já virou um elemento essencial para a vitória.
Com tudo que Akame faz diferente dos shounens padrão ficar pegando no pé de um único momento que ele usou de power ups não seria lá muito justo. Ele pode ser um shounen diferente, mas ainda tem muitos aspectos de shounen padrão, e não tenta esconder isso. Ainda assim é uma pena, já que não vou poder citar em um review que a obra “nunca” apela pro famoso “power up” de personagem em momentos convenientes.

Sobre a armadura, legal e tal, mas porque deixar ela dourada? Não entendi isso. Acabou ficando mais zuado do que outra coisa. Ainda mais que no final ela já está na cor normal de novo.

Conclusão

Balanceando o que vi de prós e contras eu gostei muito desse episódio, e mais do que tudo do discurso do Aniki dando um sentido claro para toda dor que o Tatsumi e o pessoal da Night Raid sofreu até agora. A animação estava como eu sempre quis, a trilha sonora bem encaixada, a virada emocionante e o final bonito e triste ao mesmo tempo. Reclamo desde o início que Akame não ficou como eu gostaria, mas esse episódio subiu muito meu conceito do anime. Eles cometeram uns erros no roteiro, mas mesmo assim dá pra ver que houve um esforço real em tentar fazer esse episódio direito. E o “suposto” protagonista, que muitos achavam que seria o único a sobreviver, morre antes do final do anime? Ganharam muitos pontos comigo pela coragem de fazer isso. Agora eu rezo pra que encerrem direito. A luta ser contra a Esdeath é o que eu queria, mas como ela vai ser executada me preocupa. O diretor de episódio e storyboarder desse episódio era um dos caras mais tops que a White Fox conhece (ele trabalhou em Fate/Zero, Hataraku e está nesse Fate S/N novo inclusive), mas o próximo, assim como o episódio 1, está nas mãos do diretor principal. E visto o episódio 1 sabemos que ele não é a melhor coisa do mundo, principalmente nas escolhas de OST e storyboard. Estou na torcida aqui, nunca esperei algo acima da média, mas esse episódio me deu esperanças que essa obra possa terminar com dignidade o bastante para ser lembrada como um shounen bem diferente do padrão e com um bom final (“bom final” não é um aonde todo mundo tem um final feliz, tirem essa ideia da cabeça. Isso é uma obra trágica, um “final feliz” e ao mesmo tempo somado a um bocado de tristeza já era esperado). Esse episódio só me deixa triste ao pensar que a obra poderia ser toda nessa qualidade se tivéssemos um diretor melhor. Até a trilha sonora, que não é das melhores, eles conseguiram usar bem nesse episódio.

Avaliação: ★    ★ (+)

PS: Esses últimos 2 episódios tiveram o maior feeling do mangá até agora. Sem duvidas o autor está envolvido no roteiro desses episódios. A duvida é se o mangá vai seguir a mesma linha (acho que sim).

PS2: Se não tivessem colocado a armadura dourada e o power up não tivesse sido tão conveniente acho que teria dado 5/5 pra esse episódio. Uma pena. Gostei de verdade de quase tudo nele.

PS3: Por favor, sem resmungos de “a evolução do Incursio é diferente no mangá”! Eles nem tinham aquilo de base na época pra fazer esse episódio (é feito com 2 meses de antecedência). Estou avaliando um episódio original, não se é fiel ou não ao mangá, já que nem tem como.

Extras

Achei essa sequência emocionante.

Quase chorei, essa dubladora é muito boa.

Cara, a Leone nunca esteve com design tão bem acabado igual nesse episódio. Meu sonho seria ter todos eles dirigidos por esse mesmo diretor de episódio do ep 23. O cara é muito bom.

Olha o tamanho da bunda dessa mulher O.O

Será que Najenda e Leone serão as únicas a saírem vivas da Night Raid?

Akame finalmente liberou seu “trump card”. Sempre achei que seria algo como ser infectada por um “curse” diferente da espada e ganhar super agilidade e força por um tempo mínimo (será que é isso?). O problema é que sempre achei que o efeito colateral seria ela morrer depois de usar. Veremos se estou ou não errado no próximo episódio.
Esdeath eu sei que deve ir se encontrar no céu com o Tatsumi, mas a Akame eu ainda estou na duvida.

Tem gente cogitando que o Tatsumi não morreu, mas depois das cenas do final e da Esdeath falando em tom afirmativo que ele morreu eu acho difícil eles mostrarem ele vivo no próximo. É um caso parecido com o da Mine, mas no caso dele a chance de estar vivo é ainda menor que a dela.

Reparem que nessa cena tem a voz do Bullat gritando junto com o Tatsumi.

Relacionado:
Impressões dos episódios anteriores