Impressões: Akame ga Kill #01 – Mate as trevas

“Isso não é o shounen levinho, feliz e genérico que você pensou que seria, não é?” – Quase pude escutar o autor do mangá falando isso pra mim quando li o capítulo 1 dessa obra, e no anime não foi diferente.

Acho que se alguém ainda duvidava de pra que serve uma análise detalhada de staff deve estar mais crente agora, depois de ter visto nesse episódio tudo que eu previ baseado na staff acontecer.

O diretor de Akame não tem grandes talentos ou imaginação, então o que ele fez? Pegou o mangá e copiou quadro a quadro para o anime. Isso é um problema? Nem sempre, e de modo geral funciona, mas é preciso “adaptar” algumas partes que não ficam tão bem na mídia televisiva, e a staff de Akame não fez isso. A animação foi mediana, seguindo os mesmos moldes de Jormungand, talvez um pouco melhor até. E o anime como um todo também foi mediano ao meu ver (nas mãos do diretor de Attack on Titan ou Fate/Zero esse anime iria virar ouro puro entretanto). Mas vamos do início:
Versão do anime, parece que ele teleportou pra cima e pode planar ¬¬

(Na versão do mangá a coisa toda faz mais sentido)

O episódio começou sem grandes problemas, tirando o fato de terem cortado um pedaço do mangá aonde o Tatsumi sobe no monstro, dá um salto e corta ele. No anime ele só aparece “planando” no ar e depois corta o monstro (economia de animação bem descarada). Uma boa adaptação deve acrescentar a obra original (deixar a luta melhor no presente caso) então eles terem cortado um pedaço da luta pra baratear a animação foi como começar com o pé esquerdo pra mim.
Por outro lado, o dublador do Tatsumi ficou perfeito no papel (uma das coisas que eu estava com pé atrás). Ele é um protagonista simpático e meio ingênuo mas não é fraco, pelo contrário. E essa luta inicial, mesmo que meio cortada no anime serve a contento para demonstrar que ele está muito acima de pessoas normais em termos de habilidade física.
Em geral creio que ele deva agradar a maioria das pessoas (principalmente depois do final do episódio). Ele é bobão em alguns momentos mas sempre que a coisa aperta ele entra em “badass mode” – mesmo não sendo tão badass assim comparado ao pessoal da Night Raid. Ele evolui muito com no decorrer da obra também.
Sobre o Tatsumi com seus amigos (ela ia matar ele também). 
O desenrolar do meio do anime foi idêntico aos quadros do mangá. Nessa parte não vi muito problema neles fazerem copy/paste. Inclusive tem um aspecto que é legal de notar nessa parte: as falas de duplo sentido da loira, que você só entende o real significado já tendo visto o final do anime. É sério, peguem da primeira aparição dela e prestem atenção nos diálogos dela com Tatsumi e dela com os guardas (nada era o que parecia).
A invasão da Night Raid foi boa de modo geral, o problema foi a trilha sonora do compositor Taku Iwasaki. Isso é um anime medieval, porque enfiar música árabe/turca nele? (tem uma mistureira desgraçada na BGM). Game of Thrones tem música turkish/arabic-esque por acaso? Não, porque colocar aqui?. Em geral não gostei nem um pouco, a não ser daquela parte aonde o Tatsumi segura o amigo no final, aquela música eu gostei e achei que combinou bem. Quem achou a trilha sonora boa sem problemas, mas meu comparativo é esse aqui (isso é uma trilha sonora boa de verdade pra mim!, é de Aldnoah Zero dessa temporada. O compositor é o mesmo de Attack on Titan, Guilty Crown e Kill la Kill. Acho que as composições dele combinariam bem mais com Akame).
Por essa você não esperava!
As lutas em geral foram razoáveis e não teve praticamente censura alguma (rolou até um sakuga mais ou menos). O problema foi terem metido quadros estáticos estilizados no final. Pra que aquilo? Ali era uma das partes que eu comentei precisavam de “adaptação”. O mangá é meio exagerado em algumas cenas, custa dar uma aliviada nisso no anime? Em vez disso eles deixaram a cena da garota ainda mais exagerada do que já era no mangá. Ficou trash.
A constante mudança no clima de comédia e tensão no meio da luta vem do mangá, ok, demérito pro autor. Mas custava tanto ter tirado as piados do meio das lutas na hora de escrever o script? Elas não batiam com o clima pré-estabelecido. Talvez não tenha incomodado muito a maioria mas eu achei meio fora do lugar aquelas trocas de clima (o amigo dele tinha acaba de morrer e 5 segundos depois já vem comédia, poxa……).
Por essa você não esperava!(2)

A reviravolta do final é ótima e o fator de choque funciona que é uma beleza (ao menos foi a impressão que tive lendo um bando de comentários e reviews pela internet). Não falo apenas da parte do armazém mas da virada do que parecia ser só mais um shounen genérico em algo muito mais sombrio e violento do que você pensou que iria ver. Infelizmente, essa reviravolta só funciona pra quem não leu o mangá ou não pegou spoilers, ou leu textos sobre a obra, ou ficou escutando alguém dizer o quanto a obra é violenta. Pra mim que acompanhei o mangá sendo traduzido capítulo a capítulo desde 2011 foi uma belo choque esse final do capítulo 1 do mangá. Deu quase pra escutar a voz do autor dizendo “isso não é o shounen levinho e feliz que você pensou que seria, não é?”.

Akame é violento, transita do clima shounen feliz para gore/dark toda hora e gosta de pisar nos sentimentos e ingenuidade do protagonista de modo brutal (ele evolui a base de sofrimento). E mesmo a adaptação não sendo perfeita ao menos isso ainda está lá (falando nisso, aqui minha crítica do mangá – mas se vai ficar só no anime melhor não ler, tem spoilers leves).

Tatsumi pode ser gente boa e ingênuo mas tem seu lado “psicopata”. Motivo aliás da Leone tomar interesse nele. Não é qualquer pessoa que consegue matar a sangue frio afinal (mesmo naquela situação).

Em geral esse anime deve agradar a maioria das pessoas mesmo com alguns problemas nesse episódio 1. A história só melhora do capítulo 1 pra frente, e muitos dos defeitos como a mistura de comédia e tenção no meio das lutas que teve nesse episódio são bem reduzidos conforme os capítulos vão passando (os quadros estáticos estilizados eu não sei, me pegaram de surpresa com aquilo também). Os dubladores são bons e muitos personagens vão se mostrar bem carismáticos daqui para frente. E o fator principal que mais deve agradar: vai ter um pouco de ação em todo episódio. Não espero animação de ponta em todas as lutas mas torço para que estejam guardando verba (para pagar os sakuga animators top) para as lutas maiores e que as menores sigam o padrão desse episódio 1. 
Classificaria esse episódio como mediano para fãs do manga e bom para quem não conhece o mangá, mas eu espero que as coisas melhorem daqui pra frente (sem quadro estático estilizado por favor!) e que eu tenha mais coisas pra eu elogiar do que criticar a cada episódio (não faz bem pro meu coração ficar criticando meu mangá favorito T.T ). Pelo preview do próximo episódio eles devem usar o capítulo 2 e 3 nele. E como são ao todo são 100 páginas pra adaptar é quase certo que vão cortar algumas partes. Veremos o que vai sair.

Avaliação: ★    ★

Uma estrelinha a menos pelo terrível quadro estático com a garota gritando que estragou o clima da cena. Outra estrelinha a menos pela OST que não encaixa direito em algumas partes, animação mediana e alguns outros aspectos menores que critiquei no texto.

Recepção

Lógico que depois de escrever meu review fui ler reviews de alguns blogs/sites gringos que acompanho pra saber qual foi a opinião deles (não faço isso sempre, mas é a adaptação do meu mangá de ação favorito, então fiquei curioso). Em geral a reação foi bem mais positiva do que eu pensei, com a maioria exaltando a virada do anime em algo que eles não esperavam e criticando coisas similares ao que eu apontei no meu review. Os sites que olhei foram o RandomC e AnimeNewsNetwork (4 redadores diferentes avaliaram) . O mais curioso é que alguns gostaram da estranha mistura de comédia com dark/gore, afirmando que alivia um pouco do clima pesado do anime. Não concordo, mas achei interessante ver alguns críticos que gostaram disso.

Entre o pessoal “não crítico”(povão) a reação foi ainda mais positiva de modo geral. Principalmente as reações no “#akame_anime“. Era divertido ver o povo se surpreendendo com o segunda metade do anime. Apesar de que vi alguns reclamando de alguns fatores que considerei na minha análise do episódio, principalmente no forum do Animesuki.
Pra se ter uma noção no momento que terminei esse review (07/07/2014) Akame já estava com a maior nota dessa temporada no MyAnimeList (8,41) e AniList (82,3). Lógico que as notas desses sites são só um reflexo do quanto a pessoa gostou do que viu, sem grandes análises por trás disso na maioria dos casos. Mas é uma boa ferramenta para avaliar a satisfação do público ocidental com as obras.

Extras

Hahaha, eu ri dessa cena, mas não sei se ela vai fazer muito sentido para quem não leu o mangá (vão ter que esperar o episódio 2).

Pra que isso? Pra que?!!! me diz senhor diretor. Não ficaria bonito nem se tivesse movimento. Tá bom que tiraram isso do mangá (não que a cena seja igualzinha e tão estilizada, mas a garota faz uma expressão semelhante quando fala) mas não custava nada deixar essa cena mais normal e pé no chão no anime ¬¬.

Literalmente
WTF! Eles tão planando em vez de cair…….. foi o diretor que fez o storyboard desse episódio, culpem ele. No mangá eles saem pulando e correndo pelo telhado dos prédios.

Achei a Opening fraca. Copiaram até uma página do mangá colorida com os Jaegers nela. Tá realmente com falta de animador bom nesse anime. Só gostei mesmo do solo de guitarra do começo e do fim.

Obs: Se quem leu o mangá e quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de“”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.
Quem só vai ver o anime NÃO PROCURE IMAGENS NA INTERNET OU VAI LEVAR SPOILER PESADO NO MEIO DA CARA.