Primeiras impressões: DRAMAtical Murder

[Mario Voice] Here we go!

Então vamos lá. O pessoal que anda por ai no Tumblr (principalmente as fujoshis) já devem ter se deparado com DMMD (Dramatical Murder), já que a visual novel  BL da Nitro+ Chiral logo depois de ser traduzida acabou ficando extremamente popular no meio otaku do ocidente (talvez pelo concorrente mais forte no gênero traduzido ser Togainu no Chi, e ninguém gosta de Togainu no Chi). Eu tinha começado ano passado, quando vi várias pessoas (não só fujoshis/danshis, alguns amigos homens que não se interessam pelo gênero mas sim pela mídia também) falando bem e como queria começar a explora mais as visual novels, acabei baixando e dando uma chance.

 Apesar de alguns problemas, o saldo foi bem positivo e foi uma ótima experiencia.  A arte de Honya Lala é extremamente competente e criativa (especialmente quando se fala das arte promocionais do jogo), junto com o grupo musical Goatbed produzindo uma trilha sonora eletrônica que além de ser de primeira casa muito bem com o ambiente futurista da história, fora várias outras músicas temas junto com mais alguns artistas. Além disso, algumas estilizações estilo jogo retro mesmo num ambiente ser tipicamente cyberpunk fizeram uma obra visualmente bem… cool. Nitro+ Chiral é uma sub-empresa da Nitro+ com um simples foco diferente no público, então era esperado que o título ao menos fizesse jus ao nome ao menos em termos de produção.

(clique pra ver numa resolução maior) Sim, a arte promocional é ainda mais coloridona.

Mas ok, o que tem isso haver com o anime? Bem, quando eu terminei o jogo pensei “legal, mas espero que nunca tenha anime, não ia funcionar”. E então… vocês sabem. Diferente de algumas pessoas por ai, eu não tenho nada contra obras que eu gosto virando animação. No geral, mesmo que o anime não seja lá muito respeitoso com o original, acaba sendo uma forma de divulgar o material original, o que é bom. O problema é o fato de ser uma visual novel, no caso desta não é muito fácil de adaptar para qualquer tipo de enredo linear devido ao sistema de rotas que faz a trama ter vários rumos. Isso não fica claro na estréia, mas o anime de DMMD acaba sofrendo com outro problema combinado à isso, que é a tendencia de Otoges (otome games) e outros jogos do tipo focados no público feminino terem uma produção extremamente pobre.

A voz dela deve ter assustado uns marmanjos por ai

O resultado final não acaba acrescentando em nada a obra, e sim tirando alguns aspectos interessantes do original. A OST por exemplo, está bem mais fraca e genérica e arte acaba também sendo bem inferior. Não exatamente o character design em si, é lógico que não podemos comparar com uma visual novel nesse ponto, mas a fotografia e animação fizeram o anime parecer “velho” e sem polimento, como se tivesse estreado anos atras e não em 2014. É um pouco triste ver isso, já que comparado aos últimos animes de Otoges por exemplo, DMMD tem um apelo bem maior no sentido de história e um fandom grande o suficiente pra pagar uma produção com custos medianos, então uma equipe mais decente poderia ter se saído bem. Meio que soa como desperdício.

Sobre o episódio em si, houveram algumas modificações. Elas não são assim relevantes ou cortam aspectos importantes do material original, mas a direção no automático não ajudou muito para que eu as visse com bons olhos. De elogios, acho que posso disser que a batalha final com o Rhyme ficou legal mesmo com o uso do CG, além de terem usado uma música melhor que as do resto do episódio. A história deve soar como água fresca para a maioria das pessoas cansadas dos últimos reverses haréns adaptados em anime, com protagonistas sendo disputados por mafiosos bonzinhos ou sendo levadas para uma escola de deuses (apesar também tem uma reviravolta que soa um pouco…. estranha).

Se você se interessou pelo enredo no primeiro episódio, não se incomoda com o fator BL (que deve ser cortado ao máximo no anime) e sabe inglês, então eu recomendo tentar a visual novel logo de uma vez. Se você cumpriu a primeira opção e não as duas ultimas, pode continuar, mas não vou ser muito positiva quanto à qualidade do anime em si. Eu estava pensando em comentar mas…. méh, não vale a pena.

EXTRAS:

Serves you, rigth?
Eu SEI que Pokemon é esse. (Piada by Fenris Lupus).
Esses animes vão me matar de diabetes um dia.
Todo mundo tem seu passado traumático. Aqui está o dele.