Análise de Staff – Sword Art Online 2

A coisa parece promissora nesse aqui.

Editado: Adicionado comentários sobre o anuncio de SAO 2 ser 24 episódios e quais arcos devem ser adaptados durante esses episódios (não tem como ser só GGO!). Alem de um novo trailer de um minuto e meio.

Staff:
Cast:

Direção:

Tomohiko Ito é um diretor mediano. Nas obras que vi ele adaptar até agora não vi nenhuma grande sacada ou mudança inteligente. Ele simplesmente faz um copy/paste do original sem muito cuidado. As únicas mudanças que vi ele fazer nos animes que já adaptou até agora foram de ordem cronológica, isso vale tanto pra SAO 1 como Silver Spoon. Ele pode mudar a ordem de determinado acontecimento conforme ache conveniente. De mais positivo pode-se dizer que ele tem bons contatos com animadores talentosos (suas produções costumam ter uma boa qualidade em termos de animação).

Também é engraçado ver como ele subdivide a produção. O mais normal é ter uma pessoa em cada posição da staff, mas ele coloca 2, até mesmo em posições raras de se ver como “action animation director”. Em SAO 2 a coisa está ainda mais dividida, com direito a “gun fight animation director” (posição nunca antes vista) e “main animator” (outra posição bem rara de ser usada, normalmente é a posição do animador mais experiente e talentoso da staff).

Concluindo, Tomohiko Ito deve ser o nome mais fraco de toda Staff, mas ironicamente foi ele que a escolheu. Ou seja, apesar de não ser o melhor diretor do mundo ele sem duvidas sabe escolher uma boa equipe.

Character Design e Chefes de animação:

Shingo Adashi trabalhou na S1 de SAO (o Yuu Yamashita também, só que em um cargo diferente). Não existem grandes preocupações aqui, ambos são muito experientes e competentes. Minha única reclamação é que não gosto do character design super moe e redondinho que o Shingo Adashi faz.

Diretores de ação e animador principal:

Essa é a parte que eu chamo de ostentação. É um tanto quanto raro um anime ter uma pessoa especifica cuidando só das partes de ação, mas SAO 2 usa dois diretores para ação e um separado para tomar conta da ação envolvendo armas. Como se não fosse o bastante ainda tem um “animador principal”, que é o responsável por cenas chave importantes (normalmente de ação também).
O Yanagi já tinha trabalhado na S1, ele é ok, não é super talentoso mas faz seu trabalho direito. Na S1 ele estava junto com o Shikama, que alias foi o responsável por quase todas as Sakugas de ação legais de SAO (olha aqui). Na S2 ele foi substituído pelo Tetsuya Takeushi. Mas isso é bom ou ruim? É bom! O Shinkama é um excelente animador mas ele distorce e simplifica os design para conseguir mais fluides. O Takeushi consegue fazer Sakugas mais legais que as dele sem ter que simplificar o CD, o cara é foda (alguns sakugas dele). Ele entende de todas as áreas mas o anime que ele mais trabalhou com cenas de ação foi “Yuushibu”, quem estiver interessado em como devem ser as cenas de ação em SAO 2 eu recomendo dar uma olhada nesse anime. Principalmente no inicio do ep 1, final do ep 4 e episódio 12, aonde estão as melhores cenas de ação.

Kengo Matsumoto deve animar uma boa quantidade de cenas também, ele já fez vários trabalhos em Naruto e é muito elogiado.

O Diretor de cenas de tiroteio é o Yu Aoki, um dos principais animadores de Jormungand e Hataraku. Apesar de novo no ramo ele é muito bom.

A equipe de animadores está excelente, o negócio é se vão dar tempo o bastante para eles mostrarem seus talentos. Curiosamente Phantom Bullet não tem tantas cenas de ação assim (um pouco mais que a S1 apenas) então é estranho ter toda essa gente focada nisso (será que vai ter coisa original?).

Música:

Yuki Kajiura é uma das compositoras de anime mais famosas do japão e gosto muito do trabalho dela (apesar de que gostaria de ver mais composições letradas). A OST de SAO não é nem de longe um dos melhores trabalhos dela (acho que seria Fate/Zero) mas ainda assim é muito acima da média. Só espero que ela desenvolva coisas novas para a S2 ao invés de se prender a OST da S1 com alguns mixes (como costuma acontecer com continuações).
Ele usa muito violino e canto lirico, o que eu aprecio bastante. Alguns reclamam que ela é muito repetitiva e eu até posso concordar nisso, mas essa repetição não afeta muito o resultado final do seu trabalho e a OST acaba sempre combinando muito bem com o obra quer ela seja parecida com outra que ela já fez ou não. Isso das composições lembrarem vagamento uma a outra é chamado de “estilo” do compositor e se fosse um defeito RIP o grande Jonh Williams (ou ninguém acha a trilha de StarWars, Indiana Jones e Superman muito parecidas?). Poderia citar o fantástico Hans Zimmer (Batman Begins, Homem de aço, A Origem, Piratas do Caribe) também, ele vária mais que o Jonh Williams mas ainda assim reconheço grande parte das trilhas dele facilmente (não todas) pelos tipos de composição e instrumentos que ele costuma usar. 

Outros:

O resto da Staff é quase toda composta pelo pessoal que já trabalhou na S1 de SAO então se espera deles um trabalho igual ou melhor (não revelaram quem está no script, espero que sejam caras mais experientes comparados aos da S1).

Dubladores:

Os mesmos de sempre da S1 e a voz da Shinon que é a nova personagem é assustadoramente perfeita para o papel, sendo exatamente como imaginei quando li a Light Novel.

Conclusão:

Acredito que o Tomohiko Ito deve mexer no inicio de SAO 2 do mesmo jeito que fez no 1, trazendo um evento que acontece ou é explicado depois para o inicio, de forma a tentar fazer um inicio mais empolgante do que seria se seguisse a ordem cronológica da LN. Se seguissem a LN o episódio 1 seria basicamente uma conversa do Kirito com um cara do governo por uns 15 minutos encerrando em um encontro com a Asuna. Só no episódio 2 teria  a apresentação da nova personagem e sua vida com um pouco de ação na realidade virtual. Acho que vão trocar a ordem disso e passar a apresentação da Shinon e a ação pro episódio 1 e o bate-papo do Kirito com o cara do governo pro 2.

Em geral essa S2 tem tudo pra ser bem melhor que a S1. A Staff está melhor e essa saga é muito mais fácil de animar comparado a bagunça que é o primeiro arco. A história e personagens são bem melhores que o da S2 também e dado a equipe de animadores SAO 2 deve ser ainda mais legal que o primeiro em termos de animação (mesmo com os prazos sacanas da Aniplex e a confusão descentralizada que é a A1-Pictures); e mesmo que alguns dos responsáveis pelo script não sejam muito bons (se usarem os mesmos da S1) ao menos nessa saga eles tem muito menos aonde errar se comparado com a as duas anteriores.

Só tem um contra que eu poderia colocar. Faltando e 2 meses e meio para o início do anime trocaram a staff de SAO 2 que tinha no site. Colocaram o Tetsuya no lugar de uma outra animadora que estava no cargo de “action animator director” e adicionaram o Kengo Matsumoto como animador principal. No melhor caso isso pode ter sido apenas uma correção da staff, no pior a produção estava atrasada ou com algum problema e eles tiveram que chamar animadores top de linha para colocar as coisas nos eixos. No primeiro caso SAO 2 vai ter uma animação fantástica, no segundo ainda deve ter uma animação acima da média, mas nada absurdo ou muito melhor que a S1, já que os melhores animadores foram contratados em cima da hora e não teriam tempo o bastante para fazer um grande diferencial no projeto (ainda mais se ele estiver atrasado ou com um prazo muito apertado).

Editado – Sobre o número de episódios:

Foi confirmado que – para minha surpresa e da maioria que leu as Light Novels – SAO 2 terá 24 episódios. A quantidade de material para adaptar não encaixa e é impossível prever com certeza o que eles vão fazer. Mas vou tentar cogitar possibilidades assim mesmo.

Pra dar uma noção do problema a S1 de SAO adaptou quatro light novels e meia. Duas e meia para Aincrad e duas para Alfhein. Foram um total de 25 episódios.
Agora eles só tem duas light novels de GGO, uma de Mothers Rosario e meia do volume 8, que possui uma side story chamada Calibur, que eles podem usar. No total são três light novels e meia para 24 episódios. O que considero pouco material.

Outro problema é que não acho que adaptar Mothers Rosario no formato TV é uma boa ideia. Mothers Rosario é bom arco e quem gosta da Asuna vai ter sua chance de ver ela como protagonista, mas é muito mais focado no slice of life/drama do que na ação. Então a não ser que façam alguma mudança nele vai ficar meio anti-climativo terminar um anime que começou com um arco orientado a ação em um arco de drama. 
Eu quero muito ver esse arco adaptado mas acho que ele funcionaria muito melhor como filme, já que o considero como uma excelente side story bem longa e não como um arco principal de grande importância ao enredo futuro.

Existe o arco Alicization que vem depois de Mothers Rosario. Ele já conta com seis light novels mas não faria muito sentido entrar nele agora, já que ele não está concluido e iriam precisar de uns 50 episódios (duas temporadas de 25 episódios divididas em 2 anos) para adaptá-lo.

GGO não rende mais de 14 episódios; o ideal seria uns 12. Mothers Rosario uns 6 no máximo. Isso dá 18 episódios. O que você faz com os outros 6?
Provavelmente vão adaptar Calibur, que é uma side story entre GGO e Mother Rosario. Mas Calibur rende o que? 2 episódios? 3 esticando? Ainda assim faltaria preencher 3 a 4 episódios.

Considerando que eles enrolem muito GGO fica com 14, Calibur com 3 e Mothers Rosario com 7, e ai dá 24 certinho. Isso é o mais provável, ainda mais porque já anunciaram adaptação para mangá tanto de Mother Rosario como para Calibur a uns 3 meses.

A segunda possibilidade – e menos provável – é eles pularem Mothers Rosario e começarem a adaptar Alicization depois de GGO. Ficaria meio estranho mas a chance não é 0, só baixa.

Previews:

Main theme da saga anterior com uns mixes ao fundo e de animação legal só teve o final com o close da ponta do rifle até a cara (de louca) da Shinon. A animação das armas está bem detalhada também e não parece que vão usar CG nelas (raro).

Música da OP com sakuga do Kirito dando de Jedi, sakuga de reação emocional da Shinon, sakuga da Shinon dando piruetas no ar com o Rifle (da-lê sakugas!). As armas continuam 2D (good). A visão em primeira pessoa do cara segurando a arma igual em jogos FPSs ficou bem legal.

Melhor trailer até agora (explica bem a trama). De resto o mesmo que já comentei antes: a animação tá super fluida e bem acabada nas cenas de ação e o mundo online está muito caprichado (os backgrounds de SAO S1 eram muito bons também e é a mesma equipe então faz sentido continuar com padrão bem acima da média). 
Relacionado: