Terceiras Impressões – Temporada de Primavera 2014

Impressões depois de 6 episódios de 15 animes da temporada.

Esse terceiras impressões vai ser mais um “sextas impressões” já que acabei atrasando o post. Como sempre as classificações que dou são uma nota e  um dos vereditos abaixo:

Recomendado – o que achei bom, com certeza verei até o fim e recomendo.
Divertido – os que não achei tão bons assim mas ainda conseguem me entreter de forma satisfatória.
Dá pra ver – os que achei mais ou menos e estão em perigo de serem dropados caso não melhorem.
Guilty Pleasure  não achei bom, não recomendo, mas me diverte e vou continuar vendo. 
Ruim – é ruim!

Os animes que tiverem dois desses “vereditos” é porque não consegui encaixar em nenhum e acabei colocando eles entre as duas opções que eu acharia plausível/aceitável de classificar.


Mahouka Koukou no Reittosei 

Um dos animes mais bem produzidos da temporada mas que infelizmente não tem uma história muito chamativa ou empolgante de se assistir. A introdução é absurdamente longa e as cenas de ação mínimas ou pouco empolgantes. Não existe tensão entre os conflitos em nenhum momento nos 6 primeiros episódios. Outro fator que não colabora é que nenhum dos personagens consegue se destacar a ponto de criar empatia com o público (problema comum em obras com muitos personagens) e diferente do que acontece com Index aqui não tem uma Misaka para salvar a pátria e levar a série nas costas.

O protagonista não expressar emoções não ajuda. Ele é cool e badass (o que eu aprecio) mas provando que todo exagero é ruim ele é tão cool que acaba parecendo um robô incapaz de fazer expressões faciais….difícil gostar ou se identificar com um personagem assim. Mahouka foi de um anime que eu esperava algo no mínimo legal de assistir para um anime que eu droparia sem pena se ficasse com meu tempo mais limitado. 

Só pra dar uma noção de como o desanimo com a obra não é só da minha parte no MyAnimeList ele tinha de longe o maior hype e número de membros quando o anime começou (membros = popularidade, nota = satisfação com o que está vendo). Três semanas depois já tinha sido passado por No Game no Life e Black Bullet, que estavam muito atrás no inicio. As vendas também não andam boas e as previsões pioram a cada semana.

Isso explica porque ela não reage aos assédios da irmã, os interesses dele são outros……


Avaliação: 3.5/5
Veredito: Dá pra ver/Divertido

Gokukoku no Brynhildr 


Gokukoku sofre de um problema comum, a falta de bons diretores, ou mesmo a falta de interesse dos mesmos com o que estão adaptando. O anime não chega a ser ruim, mas notasse claramente que tem algo errado ali, as cenas não convencem ou soam esquisitas/deslocadas, você fica com o sentimento constante de que “tem algo me incomodando nessa adaptação mas não se o que é”. O clima é uma bagunça graças ao péssimo timing do diretor somado ao senso de humor macabro que o mangaka tem nas suas misturas de drama, comédia e gore.

Na maioria das obras o famoso copy/paste funciona razoavelmente e grandes mudanças não são necessárias na adaptação para mídia televisiva. Infelizmente, Brynhildr não é um desses. Para ficar legal ele precisaria ser “adaptado” usando o mangá de base e não simplesmente passado do mangá para tela seguindo fielmente os quadros e diálogos do mangá (tem alguns cortes, mas são de cenas extras de pouca importância do mangá).

Vai depender muito do nível de exigência da pessoa mas no geral o anime vai parecer “legalzinho” ou “divertido” para quem não conhece o mangá e vai ficar curioso com o que acontece a seguir. O anime, afinal, oferece situações de perigo constantes aos personagens, o que inegavelmente serve para manter o interesse mínimo do espectador. Mas para quem leu o original e já sabe tudo que acontece a adaptação está longe de ser boa. 

O personagem principal e a garota de cabelo rosa são os personagens mais interessantes da obra por enquanto, o resto deles é bem fraco.

Avaliação: 2.5/5
Veredito: Dá pra ver

Black Bullet 

Começou bem, melhorou no segundo episódio mas degringolou todo depois disso. A direção está mais ou menos. Parecem estar seguindo a LN com certa fidelidade, o que no caso presente não parece uma boa ideia (graças a tonelada de clichês que o autor usa no primeiro arco).

No episódio 3 o protagonista é perfurado por duas espadas no estomago (que sambaram dentro dele ainda), levou dois tiros e caiu em um rio. Logo depois ele está no hospital e um dia depois após uma cirurgia lá sai ele pra lutar todo enfaixado. Pensei que ele tinha algum poder mágico de regeneração mas não, é puro Deus Ex/Protagonismo/Plot Armor sem explicação mesmo.

No episódio 4 ele luta como se não estivesse ferido e ainda por cima revela a arma secreta que ela já tinha desde o episódio anterior mas por sabe-se lá porque ele não usou. O vilão super badass que parecia que seria um personagem grande na obra é derrotado com 1 chute e segue pro climax final com uma arma gigante (essa parte tem um drama vindo de lugar algum forçadíssimo também). 

Concluindo, Black Bullet tenta ser uma LN mais dark mas isso não adianta nada se ele apela para os clichês mais básicos e conhecidos de anime shounen quando ele chega no climax (dramas ruins, personagens que estão em estado critico em um momento estão curados e pulantes 1 dia depois, Deus Ex nas lutas). Dizem que essa primeira parte é a mais fraca, eu espero que seja mesmo porque se me dissessem que era a melhor saga eu já teria dropado.

Avaliação: 3/5
Veredito: Dá pra ver/Divertido

Hitsugi no Chaika

Uma das minhas surpresas dessa temporada. 

Honestamente, não esperava nada desse anime antes da estreia, mas ele me surpreendeu com o primeiro episódio mais movimentado e cheio de ação (de boa qualidade) da temporada. Nos episódios seguintes a agitação da trama se manteve e ainda não teve nenhum episódio sem ação até agora (o mais parado foi o 3). A conclusão das tramas está acelerada (1 LN a cada 2 episódios), o que tem um lado bom e um ruim. O lado bom é que a trama não esfria, está sempre apresentado novos personagens ou acontecimentos. O lado ruim é que os personagens acabam não sendo muito bem desenvolvidos. A exemplo, até agora me parece difícil de acreditar no motivo do protagonista estar ajudando a Chaika (quase servindo de babá pra ela na verdade, já que ela é meio lesada).

Em suma, Chaika é um anime extremamente divertido de assistir, mas que peca por ter personagens vazios em sua maioria.

Avaliação: 4/5
Veredito: Divertido/Recomendado 

Nanana Buried Treasure 

Começou bem e teve um bom desenvolvimento até metade do episódio 4, mas ai veio o climax da primeira parte……….não sabia se era pra eu rir daquilo ou levar a sério. O cara  que “queria dominar o mundo” espancou e quase matou o protagonista (se ele não tivesse desviado dos fincos estaria morto!) e depois fica tudo na boa, como se aquilo nunca tivesse acontecido. PQP!!!! vontade de dropar bateu forte vendo aquela palhaçada toda.

O desfecho com o plottwist foi o que salvou no final do episódio e me impediu de dropar. Da trama nova não dá pra dizer muito ainda mas se tiver um climax tão idiota como o da primeira parte vou dropar só de raiva, mesmo já tendo passado da metade do anime.

Os personagens desse anime são interessantes até, o fraco dele é a trama que não tem objetivos centrados e fica mais esperando pra ver no que os personagens vão se meter para poder tomar um rumo.

Avaliação: 3/5
Veredito: Dá pra ver/Divertido

Seikoku no Dragonar 

Animação ruim (principalmente nas partes de ação), roteiro escrito por uma criança de 5 anos e……são coisas assim que deixam LNs com má fama. Lembro de ter torcido para esse anime ser pelo menos melhor que Zero no Tsukaima, mas tenho que admitir, ele é muito pior, faz Zero no Tsukaima parecer bom.

O episódio 1 foi ok, mas o segundo e o terceiro são tão ridículos que não vou perder meu tempo comentando, qualquer um por menos crítico que seja está apto a achar os diversos problemas que está obra apresenta. Nem como Guilty Preasure eu recomendo esse troço. 

Avaliação: 1.5/5
Veredito: Ruim 

No Game no Life

Bons diálogos, personagens carismáticos, boa construção de mundo, divertido, protagonista com um objetivo bem centrado no final do primeiro arco. Além disso conseguiu manter o pique em todos os 5 episódios apresentados até agora.

Essa é uma obra que seria bem fácil de fazer uma péssima adaptação nas mãos de um diretor ruim, dado as diversas variações de tom e o timing necessário para adaptar as diversas piadas jogadas uma em cima da outra. Dou o mérito para diretora, que a mesma de Sakurasou, essa mulher tem futuro. 


Avaliação: 4.5/5
Veredito: Recomendado 


Date a Live 2

É muito difícil assistir esse anime, a não ser que a pessoa goste muito de fanservice e pouco plot. Foram 3 episódios de puro fanservice/ecchi para chegar em uma luta “mais ou menos” que é quase impossível para qualquer um levar a sério, já que o próprio roteiro fica tentando misturar comédia no meio. A única coisa que posso dizer de positivo é que a animação melhorou comparado ao terrível episódio 1, mas foi de ruim pra mediana, nada além disso. 
Não recomendo esse anime para ninguém a não ser quem tenha adorado a S1 e não se importe com uma S2 mais fraca e com ainda mais fanservice. Se alguém alegar que está vendo como “guilty pleasure” eu até posso entender mas dá minha parte tenho duvidas se vou me animar a ver os próximos 6 episódios.

Avaliação: 2/5
Veredito: Ruim/Guilty Pleasure 


Knights of Sidonia


Praticamente um Attack on Titan mas com o bônus de não ter o Eren gritando no seu ouvido a cada episódio.

O mundo é muito bem pensado pelo autor, que pensa nas coisas mais minimalistas que você poderia imaginar em um sci-fi. Nunca me toquei daquele lance de não ter banheiro no mecha por exemplo, foi muito legal a solução que ele criou. Humanos que fazem fotossíntese, clones, tem muita coisa interessante nesse mundo. 

O sentimento de tensão é ótimo também e mesmo sendo full CG é de longe o melhor full CG que já foi visto em um anime até agora. As cenas de ação principalmente são um show.

Avaliação: 4.5/5
Veredito: Recomendado


Bokura wa Minna Kawaisou 

Começou bem mas deu uma esfriada com o passar dos episódios. Ainda é divertido de assistir mas não seria um anime que eu recomendaria. A protagonista feminina irrita um pouco também, mesmo que o principal foco da trama parece ser desenvolve-la aos poucos para que ela se torne menos chata.

Avaliação: 3/5
Veredito: Dá pra ver

Kanojo ga Flag wo Oraretara

Com uma leva gigante de personagens completamente loucos o considero quase como um Noucome 2. É engraçado e tenta manter um plot “sério” na sub-trama. Não tenho muito o que falar fora que alguns vão achar divertido e outros horrível e chato, vai depender do senso de humor de cada um. 

Avaliação: 2.5/5
Veredito: Dá pra ver

Isshuukan Friends

Um típico “slice of life puro”, é o tipo de anime com desenvolvimento lento e que não tem grandes eventos em nenhum momento. Romance ou comédia também não tem foco ou destaque e portanto não é um anime que muitas pessoas vão apreciar.

Dito isso, ele está se saindo muito bem de modo geral. O que eu pensei que ia virar um dramão foi tratado de modo coerente ao longo da trama, e ao invés de ficar repetitivo o anime consegue passar um sentimento de progressão e desenvolvimento da história e seus personagens ao longo dos episódios. 

O único problema que vi foi no episódio 4 aonde os protagonistas tem uma discussão ridícula que parece ter sido tirada das piadas que fazem sobre mulheres de TPM serem muito instáveis e sensíveis a níveis absurdos. O cara fala que ficar ouvindo ela falar só sobre o amigo dele é chato e ela começa a chorar e diz “você acha que tudo que eu falo é chato!”. e sai correndo…….não sabia se achava graça ou achava ridículo os diálogos. Felizmente a situação melhorou depois disso e o desentendimento nonsense gerou algo positivo ao enredo no fim das contas.

No mais é meio nostálgico ver esse anime porque o amigo do protagonista é um clone meu em termos de personalidade quando eu era mais novo. É como ficar me vendo no ensino médio.

Avaliação: 4.5/5
Veredito: Recomendado

Selector Infected WIXOSS

Não entendo bem o que a Mari Okada (responsável pelo script) está tentando fazer nesse anime. O clima é dark e tem um suspense intermitente que está sempre lá dizendo que algo grave está para acontecer, só que não acontece. O evento mais relevante até agora foi no episódio 4. Já imaginava metade dele, a outra me pegou desprevenido. Tirando isso foram 6 episódios sem grandes acontecimentos no geral. Se eles tivessem pego esses 6 e fizessem tudo em 4 talvez as coisas não estivessem parecendo tão lentas.

O anime não é ruim mas o exagero dramático característico de Mari Okada incomoda e parece incoerente e apelativo em muitas cenas. Se as garotas ficam fazendo drama e choramingando por tudo que acontece a volta delas, quando chegar a hora de um drama pesado de verdade acontecer os telespectadores já vão estar tão saturadas dos dramas anteriores que o “climax dramático” não vai ter o impacto que deveria. É preciso balancear e não acho que isso esteja acontecendo. Quase todas as personagens mostradas até agora parecem ter um psicológico fraco e perturbado de modo a facilitar reações exageradas por parte das mesmas.

No mais, que colégio é esse em que garotas podem perseguir uma aluna (dentro dele) e forçada a fazer algo? Ela não pode dizer que “não”? chama a policia qualquer coisa……aquela situação no colégio não fez sentido nenhum. A da garota com a carta verde também não. Porque diabos ela aceitou o duelo? O duelo não começa até o oponente aceitar, elas não são obrigadas a aceitar a não ser que tenha alguém apontando uma arma ou com uma faca na garganta delas. Ela poderia ficar negando os duelos pro resto da vida e viver feliz para sempre.

Em geral a Okada vai moldando as coisas do jeito que ela quer para poder desenvolver os dramas que elas pensou de antemão, só que elas não elabora as situações que irão gerar o drama de forma a parecerem bem explicadas e coerentes, o que acaba gerando o famoso “drama forçado” pelo enredo.

Avaliação: 2.5/5
Veredito: Dá pra ver

Soredemo Sekai wa Utsukushi



Esse é provavelmente o terceiro Shoujo que consigo assistir e gostar (os outros foram Kaichou wa Maid-sama e Tonari no Kaibutsu-kun). A pegada na comédia é agradável ao mesmo tempo que a trama tenta manter um tom sério e os personagens principais conseguem ser agradáveis, cada um a seu modo.

Ele começou muito parado e melhorou nos episódios seguintes. Tem com certeza alguns problemas e incoerências que ficaram muito forçadas na trama (principalmente no episódio 2 e 5) mas dá pra ir levando e se divertir mesmo assim.

Avaliação: 3/5
Veredito: Divertido

Haikyuu!! 

É a primeira vez que vejo uma aproximação mais realista em um anime de esporte, sem super poderes, autor viajando na maionese com feitos impossíveis por parte do elenco, ect. A animação está ótima e o mais importante, os personagens são todos interessantes, cada um a seu modo.

Acho que nunca gostei de um anime de esporte igual estou gostando desse (se bem que pra ser honesto não gosto de nenhum outro anime de esporte fora esse, e olha que eu estou sempre tentando um). 

Avaliação: 5/5
Veredito: Recomendado 
********
Eu vi bem mais animes que isso mas decidi só comentar os que consegui passar de 3 episódios, os outros eu dropei porque achei ruim ou chato ou não é um gênero/estilo que eu aprecio.

Para datas de estreia e dias da semana que cada anime sai, além da lista “quase” completa de todas as obras olhem o Guia da Temporada

Relacionado:
Terceiras Impressões de outras temporadas
Primeiras impressões Primavera 2014
Guia da Temporada de Primavera 2014
Animação boa x Animação ruim, como diferenciar