Os diversos mangás de Sword Art Online e os padrões de adaptação de Light Novels para Mangá



8 adaptações para mangá por 7 artistas diferentes.

As adaptação de uma Light Novel para mangá costumam ser feitas por apenas um desenhista e ter no máximo 1 ou 2 spin-off por outros autores (no caso de obras bem populares). O desenhista/ilustrador que pega a Light Novel para adaptar costuma publicar os capítulos periodicamente em uma revista mensal ou bimestral, e quando muitos capítulos são acumulados um volume do mangá é lançado. O número de capítulos pode variar mas o mangá sempre vai conter aproximadamente 200 páginas. A quantidade de material (páginas) dos capítulos publicados periodicamente vai depender do desenhista. Alguns artistas conseguem uma média de 40 paginas mensalmente, outros mal conseguem passar de 25. 

Os desenhistas mais ágeis para desenhar conseguem publicar de 2 a 3 volumes do mangá ao ano, enquanto os mais lentos de 1 a 2. Cada 2 a 3 volumes do mangá costuma cobrir um volume da Light Novel, e nos casos mais extremos se tem 3 volumes do mangá para cada 2 volumes da Light Novel. Isso cria um problema recorrente da maioria dessas adaptações: elas dificilmente conseguem adaptar todo o material original.

Para um mangaka/artista adaptar cada volume de uma LN levasse em média 8 meses (ou 8 capítulos). Enquanto isso a média de publicação de uma Light Novel é de 3 volumes ao ano. Ou seja, o desenhista nunca vai chegar nem perto do material original, a não ser que o autor da LN seja bem lento em suas publicações, se limitando a 1 volume ao ano por exemplo.  


Adaptações de Haganai, Fate/Zero e Seiken no Blacksmith para mangá. Todos seguem o padrão de 2 volumes de mangá para cada volume da Light Novel.

Outro problema comum acontece quando a Light Novel original termina ou por algum motivo sai de moda e perde muito público. A adaptação para mangá costuma sofrer com isso e as vendas caem. Como resultado, é muito comum os desenhistas que adaptam LNs terminarem o mangá com um final original ou então pulando várias sagas da LN quando a mesma termina para poderem finalizar o mangá logo – por vontade própria ou ordem da editora – e começar uma obra nova (original ou não). Quase todas as adaptações de Light Novel criadas funcionaram assim até hoje, e dificilmente isso irá mudar. Quanto mais famosa e popular é a obra mais chances o mangá tem de durar e conseguir adaptar todo conteúdo, e o contrário também se aplica.

Sword Art Online, curiosamente, acabou ficando fora desse padrão. Muito graças, eu creio, ao sistema de sagas fechados bem peculiar que ele usa. 

Em SAO, as sagas tem ligações uma com as outras e ordem cronológica, mas em geral as ligações são mínimas e com poucas explicações sobre os principais pontos das sagas anteriores. A pessoa pode começar a ler da Light Novel 5 (GGO) ou 7 (Mothers Rosario) por exemplo. O mundo/jogo muda, os personagens mudam e muito pouco do elenco anterior é reutilizado (normalmente só a Asuna e o Kirito). Ou seja, cada saga tem uma nova introdução a personagens, mundo e trama, permitindo assim uma possível divisão do material na mão de vários desenhistas diferentes.

Segue as adaptações:

 
O primeiro que foca no arco Aincrad é doloroso de ler de tão feia e amadora que é a arte do desenhista Nakamura Tamako. Ele só adapta a primeira Light Novel e diferente do anime ele ignora as side stories de outros volumes. Além disso, tem alguns cortes comparado a light novel original, então não é um mangá que eu indicaria a leitura. Já foi finalizado e é vendido no Brasil pela editora Panini.
 
O segundo mangá adapta Alfhein. Ele tem um artista diferente (Hazuki Tsubasa) e bem mais experiente. Ele não desenha as lutas tão bem quanto eu gostaria mas é 100 vezes melhor do que o artista que adaptou o arco 1. Já foi finalizado e é vendido no Brasil pela editora Panini.
 
 
 
 
 

O arco Phantom Bullet ou Guns Gale Online começou a ser adaptado em 2014. Ele é desenhado pelo desenhista que adaptou Seiken no Blacksmith para mangá. O nome dele é Yamada Kōtarō. O cara é muito bom e tem um traço muito bonito, esse eu recomendo.

 

O arco seguinte a Guns Gale, chamado Mothers Rosario, também já está sendo adaptado pelo mesmo desenhista responsável pelo arco Alfhein (Hazuki Tsubasa). Ele não é um desenhista ruim e a saga deve ser bem adaptada.

 
 
 
 
 
 
Esse é baseado na Light Novel spin-off de SAO chamada Progressive, que foca no primeiro arco de SAO, só que contado em detalhes, andar por andar. Está sendo adaptada por outro desenhista (Kiseki Himura), que apesar de ter alterado um pouco o Design original dos personagens está se saindo bem. Só a forma como ele foca quase toda a história do ponto de vista da Asuna em vez da do Kirito (como acontece na LN) é um pouco estranha. Ele parece estar querendo fazer uma versão alternativa a LN original, contando a mesma história, só que por outro ponto de vista (da Asuna). Recomendo esse aqui, a arte é boa e a história divertida.
O mangá Sword Art Online – Girls Ops foi criado em 2013 por Nekobyō Neko e diferente dos outros tem uma historia totalmente original ao invés de ser baseado nas LNs. Ele foca no dia a dia e aventuras das garotas de SAO no mundo online de Alfhein e no mundo real. Eu chamo de “versão K-on” ou “Soul Eater NOT” de SAO. Não é minha praia, mas tem gente que pode gostar.
 
 
 
 

Sword Art Online Caliber cobre a side story de mesmo nome que se passa depois dos eventos da segunda temporada do anime (arco Panthom Bullet). Nele, Kirito, em party com o resto do elenco apresentando nas LNs anteriores invadem a dungeon mais difícil de Alfhein para tentar conseguir a Excalibur – a espada mais forte do jogo. A ilustradora será Kiya Shii e o mangá já foi finalizado.

 
Por último, um mangá 4-koma de comédia que repassa a história de Sword Art Online de um ponto de vista mais bem humorado e satírico. Claro, por outro autor completamente diferente chamado Minami Juusei.
 
 
 
 
 
 
 
Ou seja, tem no total 8 mangás de SAO , com atualmente 5 deles sendo publicados ao mesmo tempo em diversas revistas e por 5 artistas diferentes. Esquisito não? E olha que daqui a um ou dois anos devem anunciar alguém para adaptação do maior arco de SAO, chamado Alicization. Espero honestamente que seja o Yamada Kōtarō (mesmo que está adaptando Phantom Bullet) que adapte, considero ele o melhor de todos os artistas citados nesse post. 

Relacionado:
Review: Sword Art Online
NerveGear (Sword Art Online) – Uma Realidade Não Tão Distante
Diferenças da Adaptação X Original – Sword Art Online
Os arcos de Sword Art Online