Azul é a cor mais quente x Sakura Trick: Os erros e acertos das duas obras de lésbicas mais populares de 2014

Atenção: Antes de mais nada, esse post é tanto sobre o filme e o anime em questão, então esperem muitas comparações.

Azul é a cor mais quente é um filme francês de 2013 do diretor Abdellatif Kechiche e estrelado por Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux, a história é sobre Adèle é uma estudante do colegial, que começa a se relacionar com o jovem Thomas, mas não se sente completa ao lado dele. Ela então descobre, no azul dos cabelos de Emma, sua primeira paixão por outra mulher.
Já Sakura Trick é um anime de 2014 produzido pelo estúdio DEEN baseado num mangá de mesmo nome, a história é sobreHaruka e Yuu, duas amigas que frequentam uma escola marcada para ser fechada daqui a três anos. As duas resolvem compartilhar algo especial entre elas, e decidem que esse algo especial seria um beijo. Mas esse beijo foi o começo de algo muito mais profundo que começou entre elas.
Comentários gerais
Esse post foi uma brilhante ideia minha ao saber da existência desse filme (devo ter começado a ouvir falar dele há cerca de 1 mês), normalmente, o processo pra eu conhecer um filme de pouco apelo comercial (ainda mais vindo de fora dos EUA) é normalmente: Saiu uma legenda traduzida → procura referências pra saber se é bom → se sim, baixar na Baia dos Piratas.
Esse no caso, eu já conhecia antes mesma da legenda ter saído (algo inédito para um filme francês até agora).
E a ideia em si surgiu quando eu comecei a zoar o anime Sakura Trick dizendo que isso era melhor que o próprio, eis que veremos o desenrolar desse post que nasceu de uma zoação.
Prós

Se tem algo que eu (e mais algumas pessoas) não gostamos em Sakura Trick é o simples fato de que tudo no anime pode ser resumido em: Pegação.
Não que eu não goste de pegação entre garotas! É só que apenas isso, chega a enjoar, se em certos musicais usam a música como resolução do problema, em Sakura Trick são os beijos, qualquer motivo é algo para se beijar, chegando ao ponto de “vou fazer a Yuu não esquecer a matéria dando uns beijos nela”.
Quando o primeiro episódio saiu, não era incomum ter posts falando que a DEEN (que convenhamos, é um estúdio conhecido por ter feito várias merdas, não ia ser hoje) tinha salvado os animes, eu só disse pra mim mesmo e agora afirmo: NÃO.
Ela só animou um Slice of Life igualzinho aos outros que tiveram antes, só que o grande diferencial era as menininhas fofas se beijando (é um grande diferencial na verdade, problema em si foi o abuso do diferencial).
Mas entramos na questão de: Isso aqui não era para ser prós? Eis então que: esse é o grande pró de Azul é a cor mais quente, em vez de uma pegação descontrolada que atirava pra todos os lados, aqui o romance é bem mais real e temos uma consequência de tantos beijos: Sexo (são umas 3 cenas ao longo do filme, são bem longas, então vai da sua vontade de ver).
É tanta pegação em Sakura Trick, que o que não falta é material pra doujin, mas o grande feito aqui de Azul, foi ter feito isso de forma mais natural e com sentido que Sakura, e eu sei que o sexo nunca ocorreria no anime, foi apenas um comentário visando dizer que tanta pegação sem resultar em nada só faz a coisa ficar mais sentido ainda.
Porém Sakura tem um algo a seu favor…
Contras

Apesar de a pegação atirar pra todos os lados, algo que Sakura tem que Azul não é algo chamado: Direto ao ponto.
Sakura diz no plot que haverá o beijo, ele ocorre no primeiro episódio e é tudo bem rápido. Em Azul isso demora fodendo 40 minutos só pra começar a acontecer, alguém precisa ensinar aos franceses que enrolação nem sempre funciona, fora que o filme tem 3 horas, e é todo na base do “vamos esticar as cenas”, quando que aparentemente tinha mais material do HQ que poderia ser usado.
Considerações finais

A piada era “é melhor que Sakura Trick” não é totalmente mentira, apesar de o filme ser bem enrolado, ele é muito melhor como romance (que convenhamos, as piadas de Sakura Trick não são muito boas não, então só resta o romance) é muito melhor e não precisar apelar pras protagonistas se beijando a cada 10 minutos pra prender o expectador.
Porém, como dito, Sakura Trick é bem mais rápido, mas só isso também, e eu só consegui fazer essa review render graças ao Azul.
Apesar de tecnicamente os dois terem a mesma nota (7/10), eu acho a experiência de Azul bem melhor, vai por mim…
Não foi hoje que a DEEN salvou os animes, no máximo fez um anime que vai ficar com mais de 7.20 na MAL.