Facebook compra “Oculus VR” e Sony lança “Project Morpheus” – O NerveGear (SAO) cade vez mais próximo!

Fontes “anônimas” afirmam que Zuckerberg, o dono do Facebook, assistiu Sword Art Online, se empolgou e no dia seguinte decidiu comprar a empresa Oculus VR (por “apenas” 2 bilhões de dólares) para investir na ideia e quem sabe um dia encontrar sua Asuna (será?).

Já comentei sobre a possibilidade de existir algo próximo ao Nervegear em alguns anos em outro post (NerveGear – Uma realidade não tão distance), portanto, nesse só vou dar uma atualizada sobre o assunto no panorama atual.

Facebook compra Oculus VR
Hoje, dia 25 de Março de 2014, Mark Zuckerberg anunciou a compra da empresa Oculus VR pelo facebook (já comentei sobre o que é o Oculus VR e Oculus Rift no post que linkei acima).
Mas essa compra é boa ou ruim ? É boa, óbvio, por mais que o Facobook interfira um pouco na empresa (apesar de dizer que não vai) com o dinheiro que tem ele pode investir horrores e acelerar tanto a finalização do produto como a produção em larga escala. Fora isso a compra por uma empresa do porte do facebook pode fazer com que ainda mais empresas que produzem jogos se animem a investir no aparato, para que quando for lançado tenhamos vários jogos interessantes para testar.
Confiram o post que Mark Zuckerberg fez após a aquisição da empresa Oculus VR:
“Estou empolgado em anunciar que chegamos em um acordo para adquirir a Oculus VR, líder em tecnologia de realidade virtual.

Nossa missão é tornar o mundo mais aberto e conectado. Nos últimos anos, isso significava principalmente criar aplicativos móveis que ajudam você a compartilhar com as pessoas que você se importa. Nós temos muito mais a fazer no mobile, mas nesse ponto nós sentimos que estamos em uma posição de onde podemos começar a focar em quais plataformas se tornarão as próximas a permitir experiências pessoais e de entretenimento mais úteis.

É aí que entra a Oculus. Eles construíram uma tecnologia de realidade virtual, como o headset Oculus Rift. Quando o coloca, você entra em um ambiente virtual completamente imersivo, como um jogo, uma cena de filme ou um lugar distante. O incrível sobre essa tecnologia é que você sente como se realmente estivesse presente em outro lugar, com outras pessoas. Pessoas que experimentam isso dizem ser diferente de tudo que já experimentaram em suas vidas.

A missão do Oculus é permitir a você experimentar o impossível. Sua tecnologia expande a possibilidade de experiências completamente novas.

Jogatina imersiva será o primeiro, mas Oculus já tem grandes planos aqui que não serão alterados e que nós esperamos acelerar. O Rift está altamente adiantado para a comunidade de jogos, e há muito interesse por parte dos desenvolvedores em construir para essa plataforma. Nós estamos focando em ajudar a Oculus a construir seu produtor e a desenvolver parcerias para suporte a mais jogos. Oculus vai continuar operando de forma independente dentro do Facebook para atingir esse objetivo.

Mas esse é apenas o começo. Depois de jogos, nós faremos da Oculus uma plataforma para muitas outras experiências. Imagine aproveitar um assento em um jogo, estudar em uma sala de estudantes e professores de todo o mundo ou consultar um médico cara a cara — apenas colocando os óculos em sua casa.

Essa é uma plataforma de comunicação realmente nova. Ao sentir isso verdadeiramente presente, você pode compartilhar espaços e experiências ilimitadas com as pessoas em sua vida. Imagine compartilhar não apenas momentos com seus amigos online, mas experiências e aventuras completas.

Esses são apenas alguns usos em potencial. Trabalhando com desenvolvedores e parceiros da indústria, juntos nós podemos fazer muito mais. Um dia, acreditamos que esse tipo de irrealidade aumentada, imersiva, vai se tornar parte da vida diária de bilhões de pessoas.

Realidade virtual foi um dia um sonho da ficção científica. Mas a internet foi também um sonho um dia, e aqui estão computadores e smartphones. O futuro está chegando e nós temos a chance de construí-lo juntos. Eu mal posso esperar para começar a trabalhar com toda a equipe da Oculus para trazer este futuro para o mundo, e habilitar novos mundos para todos nós.”

Provavelmente quem leu meu post sobre o NerveGear vai notar varias similaridades a respeito das ideias que comentei lá, o que acho ótimo, já que ele mostra ter interesses similares aos meus – e de diversas outras pessoas – no uso e aplicação do aparelho .
Sony anuncia Project Morpheus
Não o bastante, a cerca de uma semana, no dia 18 de Março de 2014, a Sony lançou o “Project Morpheus”, um óculos de realidade virtual para o PS4 que ela afirma querer lançar oficialmente para o público no inicio do ano que vem.
E o que isso tudo quer dizer?
Em resumo, a coisa não poderia estar melhor para quem deseja um dia ter uma experiencia parecida de com o que SAO mostrou (tirando ser preso dentro do game e morrer….). Fiquei com medo quando a Sony anunciou esse projeto, porque ela poderia engolir o mercado e fazer monopólio devido ao seu tamanho. Mas agora com a Oculus VR pertencendo ao Facebook eles vão possuir tanto poder econômico quanto a Sony, podendo assim brigar de igual para igual.
Com dois óculos de realidade virtual no mercado as duas empresas terão que investir pesado para conquistar o consumidor e mostrar que o dela é o melhor. Com isso deveremos ver rápidas e constantes evoluções dos softwares e hardwares nos dois aparelhos assim que forem lançados – que pelo que foi relatado deve ser entre o final desse ano e o meio do ano que vem. Só rezo para que não fiquem lançando um por ano igual os “Galaxys S” e “Iphones”, meu bolso não vai aguentar XD.
Bom, é isso, não vai aparecer um Nervegear amanhã, nem ano que vem, mas podem contar que lá pra 2022 devemos ter algo parecido em termos de imersão (com ressalvas, não vejo a implementação daquilo de desconectar a mente do corpo tão cedo). O anúncio tanto da compra da Oculus VR pelo Facebook e do “Project Morpheus” da Sony só demonstram uma coisa: tem empresas muito graúdas vendo futuro na realidade virtual e devem investir pesado nisso, nos, os consumidores, agradecemos.
Teste com o aparelho da Sony