Top 5 Estúdios com Animes mais Bem Animados e Como Fazem

Me pedem a tempos um top 10 de Melhores Estúdios. O problema é que não existem 10 estúdios que consigam se manter consistentes o bastante para eu não mudar eles de lugar em um top anualmente. Portanto, depois de muito pensar, resolvi reduzir para 5 estúdios. Ai sim podemos chegar a estúdios que nos últimos 5 anos conseguiram se manter consistentes e entregando animações de alta qualidade:

 

Lembrando que só entram estúdios de animes para TV, estúdios focados em filmes como o Ghibli não.

O roteiro é irrelevante também, em 99% dos casos isso é decidido pelo roteirista freelancer que o diretor chama, o próprio diretor e o comitê de produção (quem bancou o projeto). O estúdio foi meramente contratado para animar, culpar ele por finais originais ou coisas do gênero não faz sentido na maioria dos casos.

Dito isso, vamos lá (Recomendo o vídeo acima, é um pouco mais completo pela ajuda visual e exemplos):

5 – MadHouse

Embora não tenha um exército de super animadores como os outros estúdios dessa lista, ele pega um número limitado de projetos ao ano, conseguindo assim manter a maioria deles consistente na parte estética.

Além disso faz boas escolhas quando chama diretores freelancer, como o de One Punch, que trouxe com ele um exército de animadores top que conhecia para trabalhar no projeto. O resultado foi o anime mais bem animado do estúdio. Mérito do diretor por seus contatos e do estúdio pela boa escolha de quem chamar para dirigir.

Tem vários animes populares, mas infelizmente isso é um top 5 de melhores estúdios em termos de parte técnica, e não de estúdios com os animes preferidos de cada um. Dentro deles a Madhouse é um estúdio bem confiável, que não costuma pegar mais projetos do que é capaz de animar. Seu anime pode não ficar acima da média como alguns projetos dela, mas pelo menos uma animação mediana e consistente é garantida. Isso se mantem a uns 10 anos.

4 – Bones

O segredo do estúdio é ter um exército de animadores trabalhando de forma fixa para ele, garantindo cortes de animação fluida em quase todos os seus projetos, principalmente os com ação. Tem muitos diretores lá dentro também, evitando que precisem chamar freelancers toda hora, como outros estúdios fazem.

O problema dele é que de vez em quando pega mais projetos do que aguenta, e ai algum deles acaba saindo mediano ou em casos muito raros mal feito (Soul Eater Not é o único exemplo que lembro dos últimos 10 anos). Mas é incomum, e no quadro geral a quantidade de animes muito bem animados deles é bem maior que da Madhouse, além de terem um time superior trabalhando só pra eles, dai a 4ª posição.

Também tem o mérito de ser o único estúdio a conseguir manter um anime de 64 episódios com todas as lutas muito bem animadas (fluidas): FullMetal Alchemist Brotherhood.

 

3 – P.A Works

Estúdio com uma politica de pegar poucos projetos ao ano, prezando pela consistência.

Tem muitos bons animadores fixos, embora tenha que chamar quase sempre diretores freelancers.

Os cenários dos seus animes são muito chamativos, uma característica que definiu o estúdio com o tempo. Eles são feitos por um estúdio externo especializado em cenários. São mais bonitos que o normal devido ao tempo de produção maior que o estúdio dá para eles serem finalizados, permitindo um acabamento melhor (já li isso umas 3x em entrevistas com a staff do mesmo).

O estúdio foca muito em animes de vida cotidiana e por isso pode não ser tão popular, mas já fez algumas obras com ação como Angel Beats, Charlotte e Kuromukuro . Nunca vi nada mal animado dele, é sempre acima da média.

2 – Ufotable

Estúdio famoso por Fate. Usa muito filtro e efeitos digitais, e isso o destacou com o tempo. Os cenários de seus animes são muito bonitos e a animação geralmente consistente e acima da média, principalmente em lutas.

Costuma pegar poucos projetos ao ano, e quando pega mais do que aguenta acontece o “caso God Eater”, com ele se enrolando todo e adiando os episódios sem parar. Mas fora esse caso é um estúdio que tem entregue animes muito bem animados.

Tem ótimos animadores e diretores lá dentro, então dependendo pouco de freelancers.

Fez poucos animes desde que se tornou um estúdio acima da média, mas são todas bem feitas esteticamente: Fate/Zero, Fate Stay Night Unlimited Blade Works, Kara no Kyoukai, God Eater, Tales of Zestiria e vários comerciais de Fate Grand Order.

 

1 – Kyoto Animation

Estúdio mais bizarro do japão. Faz tudo dentro do estúdio, apenas seus animadores tocam no projeto (os outros estúdios exportam uma parte para outros estúdios ajudarem).

Pega poucos projetos ao ano, permitindo assim manter uma consistência e cronograma de produção. Enquanto a maioria dos estúdios só tem 1 a 2 episódios finalizados quando episódio 1 estreia a Kyoto geralmente está terminando o anime. É um modelo bem diferenciado.

Fora isso só os alunos mais talentosos de sua escola de animação particular são escolhidos para entrar no estúdio, permitindo assim que só um time de animadores acima da média trabalhe no projeto.

Não é tão conhecido por ter a maioria dos projetos focado em Dramas, Comédia e Slices of Life (os exemplos de animes famosos de cada estúdio estão no vídeo). O único anime com mais enfoque em ação foi Kyoukai no Kanata (absurdamente bem animado). Se esse estúdio pega um anime ele vai ser muito bem animado, não tem exceção.

E é isso, esses são os que considero os 5 melhores estúdios japoneses e porque. Tentei resumir o máximo que pude, mas é um tema que creio interessar mais o pessoas que, como eu, curtem a parte técnica da coisa toda.

Relacionado:

420 Resultados

  1. Emanuel Moreira disse:

    Eu podia jurar que o marco ia falar do prodution I.G O.O

  2. Thelasthope139 disse:

    Ufotable é foda, aqueles filtros digitais nos cenarios são sensacionais,o coisa linda,e as construçoes das cenas de ação são fodas,só não gosto dos cg de montros. A kyoto é robada kkkk quase tudo sai acima da media,pena que quase nunca faz anime de ação. Eu sabia que o top 1 ia ficar entre Ufotable e Kyoto animation.

  3. Diego Meira disse:

    O q eu penso sobre esses estúdios (excluindo-se a parte de animação, pois essa é q menos me interessa num anime):

    MadHouse – É bem 8 ou 80. Ou o anime sai genial (como OPM, HunterxHunter e Death Parade) ou sai uma porcaria (como Photo Kano e alguns projetos antigos deles). Também me criticam muito por eu gostar da parcerias do estúdio (Supernatural, Devil May Cry e animes da Marvel) e achar Cardcaptor Sakura horrível.

    Bones – Sabem o q fazem quando pegam um anime. Gosto de um bocado de obras do estúdio. Nenhum erro relevante a apontar.

    P.A.Works – Os animes são bonitos? São. Eles me parecem chatos pra caramba? E muito. Tirando algumas cosias, eu passo mais tempo lutando contra o sono do q prestando atenção nas obras do estúdio.

    Ufotable – Não fizeram muito animes e eu curti os lançados. Nada a comentar.

    Kyoto Animation – Já desisti há muito tempo desse estúdio. Detesto um monte de animes q eles criaram e os q não detesto, eu apenas desgosto. Se o roteiro tivesse 20% da qualidade da animação, eu iria adorar esse estúdio. Pena q não é.

    • Satori disse:

      Pelo visto ti não gosta de Slice of Life e essas coisas, ai é complicado gostar desses estúdios mesmo…

      • Diego Meira disse:

        Sou um grande fã de animes de terror, suspense e ação. Slice of Life é algo q raramente pego pra assistir, e só vejo se a comédia do mesmo for muito agradável ou a estória for muito pesada.

    • Thelasthope139 disse:

      Oushe o estudio, não é responsavel nas maioria das vezes pelo rotero. Estudio é responsavel pela parte tecnica cara

    • Espera… A lista e a questão aqui é sobre a animação, não sobre os animes em si, seus enredos e tals….

      • Marco disse:

        Ele com certeza não leu ou escutou a primeira parte aonde explico que roteiro e estúdio não tem nada a ver um com o outro, são feitos por freelancers….

        • Diego Meira disse:

          Mas aceitar qualquer porcaria q apresentam como roteiro é algo q o estúdio faz sim.

          • Thelasthope139 disse:

            Tudo bem,não gostar dos animes,mas chamar de qualquer porcaria ja é outra coisa cara,tem um bando de animes do estudio que muita gente curte. Não gosta, de boa mas não chame de qualquer porcaria

          • Diego Meira disse:

            Quando eu cito porcaria, eu tou falando de porcaria mesmo, não é anime q os outros chamam de modinha por raiva não. Falo de coisas como Photo Kano, Phantom World, Charlotte (eu sei q tem gente q gosta desse, mas o roteiro é muito ruim) e outros q possuem estórias deploráveis e não condizem com a qualidade dos referidos estúdios.

          • ikki031015 disse:

            Não. O estúdio não vai meter o dedo no roteiro não importa que tipo de roteiro seja. Isso é problema exclusivo da staff escolhida para o anime, com o principal responsável sendo o ROTEIRISTA e o DIRETOR que aceitou o tal roteiro.

          • Diego Meira disse:

            Escolher gente competente condiz ao estúdio também.

          • ikki031015 disse:

            Se for olhar por esse lado não existe estúdio consistente, já que não dá pra apontar nenhum que tenha todos os animes com excelente roteiro.

            Os animes da Kyoani não são todos ruins como você diz, somente são de um tipo que você obviamente não curte. Eu, por exemplo, adoro os animes dela quase que em sua totalidade, mas já não gosto de vários dos outros estúdios desse top, apesar de que, sei que nem todos os animes são ruins.

            O roteiro é importante? Muito. Mas, é o mais importante? Pra mim não e, é aí que surge nossa diferença com relação aos animes, mas isso não torna uns bons e outros ruins automaticamente. Pra mim tudo que um anime precisa fazer é me entreter durante seus episódios, depois avalio criticamente se foi bom ou ruim. De nada adianta um excelente roteiro que não me prenda na tela, precisa ser divertido, mas isso é só pra mim.

          • Diego Meira disse:

            Entendo perfeitamente seu ponto, e não me incomodo q goste dos animes da KyoAni. Quanto ao roteiro, se o mesmo for mal desenvolvido, ou os personagens forem ruins, eu também não vou me sentir interessado em continuar a assistir. Mas não me baseio apenas em questões estéticas para definir se eu vou gostar ou não de um anime. Mas é algo puramente subjetivo, e discutir tal fato acaba sendo um pouco insólito.

          • Edu© disse:

            Pera… Você tá falando que KyoAni aceita qualquer porcaria que apresentam? Sério? 90% dos animes da KyoAni fazem sucesso e vendem bem. A porcentagem não é exagero. Aí vai falar “ah, mas sucesso e venda é diferente de qualidade mimimimi”.. Só que no fundo é o que importa no final…

          • Arce disse:

            onde vc viu isso , de 2010 e pra cá a kyoani só vem derrapado na venda de animes o unico anime acima da media em vendas foi free! com media de 20 mil por volume

          • Edu© disse:

            Hibike! Euphonium – 8k
            Amaburi – 7k
            Chuu2byo – 7k

            de 2014 pra cá, tá longe de ser ruim.. Melhor que a maioria. Se for olhar no total então, dá um banho…. É claro que tem uma ou outra com vendas ruins, mas se for tirar a média é capaz de ficar com 90% mesmo, ou próximo disso kk

          • Arce disse:

            isso só paga o custa de animação, já que a kyoani usa muito recurso para fazer animes

          • Edu© disse:

            Aham.. Só paga o custo de animação pq vc quer. Se com 8k só paga o custo de animação, pq fazer uma segunda temporada do anime então? Pra ter prejuízo depois?

          • Yushiro disse:

            Desculpa me intrometer mas tenho que dizer:

            Quando a Kyoto faz um anime, é usado bastante verba, e 8k serve somente “para lucrar o que foi gasto” com o anime.

            Se fosse um anime de um estúdio que faz animes com menos verba como DEEN, 8k seria razoável.

          • Edu© disse:

            Faço a mesma pergunta, se 8k somente serve pra recuperar o dinheiro, por qual motivo fazer uma segunda temporada sabendo que haverá drop nas vendas? Pra ter prejuízo de propósito?

            Vamos parar com achismos, por favor…

          • Arce disse:

            simples pq a produtora banco a 2 temporada

          • ikki031015 disse:

            Isso não responde a pegunta dele.
            A produtora vai bancar pra tomar prejuizo? De propósito?

          • Edu© disse:

            A pergunta continua. Pq a produtora bancaria uma segunda temporada sabendo que pro padrão da KyoAni daria prejuízo?

          • Arce disse:

            8k não dar prejuízo e nem da lucro , só paga o custo de produção , eles lança 2 temporada o quantas forem para fazer marketing em cima da novels ou mangá ou qualquer coisa mas se vendas de bd for diminuindo que é abaixo de 8k dará prejuízo a produtora que obviamente cancelaria temporadas do anime

          • Edu© disse:

            De novo achismo que não condiz com a realidade…

            Hibike Euphonium não serve de propaganda pra material original. Mangá praticamente inexiste e a Novel não vende bem. Pq tentar procurar alternativas onde não existe?

          • ikki031015 disse:

            Mas é isso que não faz sentido cara. Hibike teve uma season 2, vendendo 8k na primeira. Obviamente o drop iria acontecer, se formos seguir o que vc disse eles já sabiam que a season 2 ia vender menos e dar prejuizo, então porque autorizar uma?

          • Arce disse:

            pq ele conseguiu se mantem na media na 1 season de 8k ai ai produtora manteu uma 2 season , tem animes que consegue se mante na media com varias temporadas já que eles conseguirão pagar custo de produção , poderia citar alguns animes com media de 5k que e a media de custo de alguns estudios que teve varias temporadas, mais estou com preguiça.

          • ikki031015 disse:

            Eu não conheço nenhum anime que consiga se manter em um mesmo nivel de vendas por mais de 1 temporada.
            Uma produtora autorizar uma segunda temporada de um anime (que seguindo a lógica de que o valor tenha somente se pagado) pela confiança de que as vendas não vão cair e dar prejuízo, não é algo que eu já tenha presenciado.

          • Arce disse:

            era isso que eu queria dizer o se pagado da kyoani e 8k . que é o custo da obra
            vou dar um exemplo de vendas, to love ru na 1 vendeu 7k na 2 vendeu 6k caiu na venda mais deu pra lucra um pouco mais a produtora ficaria com o pé atras mas ela banco uma 3 temporada que incrível que pareça vendeu 11k lucro bom a se empogaram ai lançaram 4 que vendeu 5k pago o custo de produção msm assim eles vão lança uma 5 temporada mas o anime esta muito próximo do manga se a 5 temporada fica abaixo de 5k adeus rito

          • Yushiro disse:

            Calma cara.

            Me diga um anime da Kyoto que teve segunda temporada com 8k de lucro em BD para começar.

            E também, existem situações onde um estúdio “tenta salvar” uma obra fazendo uma segunda temporada ou filme, Blood-C foi horrível em venda de BD mas teve filme (que por sinal não vendeu quase nada).

            Existe lucro por audiência e venda de outras coisas…..

          • ikki031015 disse:

            Hibike com 8k teve nova season, mas acho que é o único caso.

          • Yushiro disse:

            Pra isso pode ter sido as seguintes situações:

            Boas vendas do material original.
            Teve boa audiência.
            Ou outros produtos como camisetas e etc, somado com o lucro dos dois anteriores deu um bom lucro.

          • ikki031015 disse:

            Material original não foi, já que a novel nunca apareceu no ranking, audiência não adianta de nada pra ela, já que não dá dinheiro pra produtora. Agora, produtos relacionados ao anime não tenho como comprovar.

          • Yushiro disse:

            E também pode ser outra alternativa:

            A produtora queria apostar na temporada achando que o conteúdo da mesma possa dar mais lucro.

            Noragami teve outra temporada graças a esse fator.

          • Edu© disse:

            Não é simplesmente mais fácil acreditar que 8k não é recuperar os gastos? Pq sério… Se a primeira season vende 8k, a segunda deve ficar com uns 6k pra menos. Pq arriscar uma segunda season sabendo que vai perder 2k de vendas que dá um valor absurdo no final? É algo muito mais concreto do que ficar procurando alternativas onde não existe, como material original e audiência..

          • Yushiro disse:

            Não estou “procurando alternativas que não existem”.

            Tudo que digo é basicamente uma especulação que acabo por definir vendo as informações dadas por sites como Intoxi Anime e etc….

            Nunca terei a informação exata do porquê de uma nova temporada, somente posso especular o porquê de sua existência, e meus comentários mostram quais alternativas acredito terem influência para uma nova temporada.

            O que estou fazendo é tentar deduzir qual fator incitou a produtora a criar uma nova temporada, entende o que eu quero dizer ?

          • ikki031015 disse:

            Então porque que não simplesmente pensa que o anime vendeu o suficiente pra conseguir uma season 2 em vez de tentar achar outros motivos pra isso?

          • Edu© disse:

            Eu entendo sim, e até agradeço por compartilhar suas deduções comigo.

            Mas vamos lá: o material original de Hibike Euphonium não tem boas vendas

            O anime é exibido 00h e não há estação de TV nas principais produtoras, logo não é focado em audiência

            Uma alternativa é a venda de mídias musicais, mas não costuma ser algo forte pra autorizar ou não segunda temporada.

            Só me resta crer que 8k foi um bom número para uma temporada seguinte e que, mesmo com as vendas mais baixas, eles conseguiriam tirar algum lucro (ou seja, menos de 8k ainda estaria ok pra KyoAni).

          • Yushiro disse:

            A parte de audiência, mesmo que não seja focado em audiência, não significa que a mesma não possa ter uma boa audiência.
            Não me lembro aonde infelizmente, mas vi que Sangatsu foi o programa com maior audiência em um dos canais que ele aparecia.

            Sobre a venda de BD, mesmo que seja muito pouco 8k é lucro, e somente se levar anos ou a animação for ruim, o anime vai perder no máximo 1k de BD (Durarara!! foi 15k mas sua segunda temporada nem deve ter chegado em 5k).

          • Edu© disse:

            A grande diferença é que Sangatsu passa num horário um pouco mais acessível, tem empresa de TV como produtora e já figurou no ranking de audiência. Hibike Euphonium nunca teve nenhum dos 3 pontos citados.

            DRRR é um caso a parte XD Eu creio que Euphonium vai perder uns 2k +- mesmo… Mas mesmo 1k já é bastante coisa. Se multiplicar o valor do BD por 1000 da uma grana legal.

          • Yushiro disse:

            Entendi.
            Mesmo que eu não concorde absolutamente com teu ponto de vista em alguns fatores, entendo a lógica por trás dele.

            Agradeço pela discussão, entretanto vou me retirar.

          • Edu© disse:

            Não precisamos concordar com tudo, um pouco que pudermos absorver de cada um já é um grande avanço.

            Até mais o

          • Edu© disse:

            Não teve boas vendas do original e não passa em horário pra audiência e não tem estação de TV como produtora.. No máximo lucrar com as músicas.

          • Edu© disse:

            “Me diga um anime da Kyoto que teve segunda temporada com 8k de lucro em BD para começar.”

            Hibike Euphonium.

          • Yushiro disse:

            Eu comentei abaixo sobre Hibike.
            Naturalmente, responda meu comentário abaixo sobre o que pensa a respeito.

          • Edu© disse:

            O que você comentou abaixo não condiz com Hibike Euphonium… Não havia o que salvar e de audiência não tem nada..

            E claro, sempre há lucro com outras mídias e produtos. Continuo com o pensamento que 8k pra KyoAni não é ficar no 0 a 0, se não não haveria motivos pra dar sinal verde pra Euphonium…

          • Yushiro disse:

            Bem, se continua com esse pensamento, não posso fazer nada, não planejo insistir mais.
            Embora eu pense que 8k é no máximo um lucro pequeno……

          • Edu© disse:

            É um pensamento mais concreto do que se basear em achismos que não condizem com a realidade…

          • ikki031015 disse:

            Ninguém sabe dos valores reais de quanto um anime precisa vender, mas acho que a Kyoto não precisa de tanto pra se pagar. 8k deve ser um valor que paga e dá um lucro baixo a produtora. Por isso que continuações são anunciadas. Geralmente quando um anime vende menos do que isso ganha um filme depois.

          • Edu© disse:

            Então, entramos no mundo dos achismos..

            Eu acho que seja menos de 8k, pois se não não teriam aprovado uma segunda temporada pra Hibike Euphonium, deve girar por volta de uns 6k +-..

            Até pq estamos falando de valores grandes, né? BD custa caro, então 1k pra cima e 1k pra baixo faz bastante diferença.

          • Diego Meira disse:

            Bom, eu não falava especificamente da Kyoto, e sim de qualquer estúdio q receba um “roteiro” e anime aquilo. Sem falar q sucesso e venda estão intimamente atrelados.

            Também sei q o lucro é o q importa (Love Live existe pra isso), mas isso também não quer dizer q eu tenha q concordar com certos roteiros usados nos animes dos estúdios né? Photo Kano e Phantom World só podem ser considerados como erros, se você me perguntar.

          • Edu© disse:

            Entendi, achava que era específico da Kyoto.

            E claro, não tem que concordar mesmo não. Os que você citou podem ser considerados como erro sim. Mas sempre há margem pra erro, digamos que a margem da KyoAni é grande pelo grande sucesso que eles costumam ter com os animes, foi nesse ponto que eu quis tocar.

          • Diego Meira disse:

            Pelo menos no q toca a Phantom World, a KyoAni se ferrou bonito. E a fórmula q eles usam é atraente aos otakus japoneses, então sucesso vai fazer.

      • Diego Meira disse:

        Eu sabia q eu iria acabar ficando meio de fora da conversa deste post porque eu literalmente não dou a mínima pra animação das obras. O q me importa num anime é exclusivamente seu roteiro e como o mesmo é desenvolvido, além do desenvolvimento dos personagens. É bem por esse motivo q eu sou muito arredio com a KyoAni.

        Por isso também, eu não saberia indicar uma preferência entre eles na parte de animação.

        • OK! Mas a questão desse top é apenas a animação, logo esse seu comentário é fútil.
          E sinceramente, não concordo com você em algumas coisas, ainda mais quando falou sobre Slice of life, mas odeio discutir sobre porque as pessoas são teimosas, então vou ficar quieto. E credo, não creio que gosto de DMC e os animes da Marvel.

          • Diego Meira disse:

            Não vou ficar chateado se você quiser considerar minhas palavras como meras bobagens ditas por um tapado q quer aparecer. Mas se a gente conseguiu desenvolver uma conversa, então eu já me sinto satisfeito.

            É não é a primeira vez q vejo gente estranhando meu gosto por DMC e pelos animes da Marvel. Mas como eu sou um grande fã de Devil May Cry, eu acabei simpatizando muito com o anime. Já os da Marvel, eu apenas gostei de como fizeram a estória. Lógico q não é o roteiro mais bem elaborado do mundo, mas foi razoavelmente interessante de assistir.

    • Chinami disse:

      Estamos falando de animaçao…. o.O

      • Diego Meira disse:

        Sim eu sei, mas apesar de não ligar pro quesito animação, quis colocar minha opinião sobre os estúdios. Se desejar, pode fazer uma crítica (não depreciativa, preferencialmente).

    • Hayze disse:

      Cara, uma coisa é o anime ser bosta, outra e vc não gostar do gênero, se vc não gosta de romance, e vai assistir romance, e claro que se vai odiar, né, mas outra pessoa que gosta de romance, pode vim e falar, “o anime é bom” e como se não gosta do gênero , então vc nem devia falar grande coisas, como “os animes são um lixo, ou falar ” o roteiro é uma merda ” ” , afinal vc não gosta do gênero, vc parece ser a tipica pessoa que só gosta de porradaria, e ect, eu não me importo, só estou falando que vc não devia falar mal de um conteúdo , que e de um gênero que vc não gosta

    • Sora disse:

      Anime de Devil May Cry não faz jus aos jogos mas ironicamente é até decente por sinal tem ele no Netflix.

    • Gabriel Ferretti disse:

      a kyoto faz animes fofos e animes fofos não precisam de roteiro eles precisam ser fofos mas nada

    • Edu© disse:

      Rapaz, não vou te criticar pela blasfêmia contra a KyoAni ou por achar Sakura Cardcaptor horrível…. Mas sim por achar Death Parade genial.. o_o

      kkk brincadeira.. Sei que a maioria curtiu DP (ok, essa abreviação sempre será estranha), sou exceção XD

      • Diego Meira disse:

        Pode criticar, eu já sou acostumado com isso. Acontece de ter aquele anime q todo mundo ama menos você, Death Parade não seria exceção.

        Já meu problema com a KyoAni é justamente por eles ficarem fazendo animes q seguem a fórmula das “menininhas fofinhas fazendo alguma coisa”. Eu não tenho medo de dizer q acho animes como K-On e Tamako Market horrendos, e q tive a segunda pior experiência com animes de minha vida ao assistir Clannad (mesmo q não tenha o estilo apresentado pelos outros dois q citei).

        Em si, meu problema é com o gênero q apresentam. Mas acho q isso é uma discussão para um post mais oportuno q este.

        • Edu© disse:

          Poxa, odiou tanto assim Clannad? Nunca poderemos ser amigos… 🙁

          Mas acho bobeira isso de criticar por gostar ou deixar de gostar de anime X, no máximo fazer uma brincadeira.. A treta só rola solta se vc falar que odeia Madoka…

          Falando mais sério agora: Death Parade tinha tudo pra ser ótimo, mas não conseguir atingir as expectativas que eu coloquei. Não achei ruim, mas também longe de genial, dei nota 7 no MAL.

          Eu gosto de menininhas fofas, então sou suspeito pra falar. Acaba que no final a questão é subjetiva mesmo.

          • Diego Meira disse:

            Então será impossível de termos a treta rolando solta, porque Madoka tá no meu top 10 de favoritos.

            Rapaz, eu juro q fui ver Clannad esperando se surpreendido, pois o povo vive falando bem desse anime e resolvi dar uma chance, mesmo não gostando de slice of life. Mas a trama dessa coisa é tão arrastada, os personagens são tão sem sal e o clima do anime é tão irritante, q eu quase explodia de raiva assistindo. Nem sei se vu conseguir assistir até o final, pois a única coisa q tava me motivando era ver o povo morrendo.

            Pior q Clannad, pra mim, só Ben-to. Aquilo não devia ter sido concebido.

          • Edu© disse:

            Ok, então podemos voltar a ser amigos…

            Ah, eu consigo entender sua frustração com Clannad… Sério, eu realmente entendo. Achei a primeira temporada um porre, foi meio difícil de passar por ela. Mas, cara… Tudo isso valeu a pena depois que eu terminei a segunda temporada, achei a segunda parte magnífica. Mas nada impede que vc não goste também XD

  4. Apenas um comentador disse:

    Marco, pare de tentar nos enganar com blasfêmias, o melhor estúdio de todos, que vem mantendo uma animação consistente desde 1990 e lá vai fumaça é o Toei. Nenhum estúdio foi, é ou será melhor que o Toei tecnicamente falando e ponto final.

  5. Lezerman disse:

    Em Kuromukuro, confesso que nos primeiros episódios achei que fosse engatar como a obra melhor animada da P.A.. mas não, continua sendo Uchouten Kazoku
    Talvez com a segunda temporada batam a qualidade de primeira, difícil acreditar que com eles mudando de lugar pra um lugar enorme e o tempo passado a qualidade não levante.

  6. João Veiga disse:

    Dos listados gosto bastante da P.A Works, Bones e KyoAni.
    KyoAni meu preferido animações sempre exelentes e ainda focam bastante em obras que me chamam atenção eheh

  7. Kappa disse:

    Marco você dropo Twin stars ou nao?

  8. messyo disse:

    A bones mora no meu coração S2

  9. ikki031015 disse:

    Top 5 absolutamente esperado pra quem já tem uma noção de animação.

    Gosto mais da Kyoani, não só por causa de sua animação fantástica como também pelos diretores de lá que fazem animes que me agradam muito.

    Os outros estúdios tem vários animes que gosto, uns mais outros menos, mas se tivesse que escolher um seria a P.A.Works.

  10. Renan disse:

    Realmente tenho pouco conhecimento sobre essa área de estúdios, mas acho engraçado que os últimos animes que eu tenha gostado ultimamente é da Bones ou MadHouse.

  11. Dieggo Antonio disse:

    O resultado foi o animes mais bem animados do estúdio. Erro de concordância, desculpe estou estudando para concursos não consigo evitar.

  12. Miyamura disse:

    Não manjo muito dos estudios,mas gosto bastante da Bones,principalmente do trabalho que fizeram em Noragami.

  13. Danhy disse:

    Dos estúdios em geral gosto mais da Bones, suas obras me interessam mais.
    Bom, o top esperado, já pensava neles e na Kyoani como primeira.

  14. Yushiro disse:

    Meu estúdio favorito é e sempre será Bones, o uso de sakugas do estúdio é ótimo.

    https://uploads.disquscdn.com/images/f0c2336af08e77cc72bae0850849cd145568fe5251dfc58fede12005cafb651b.png

    Marco, acha que um dia o estúdio GoHands vai poder estar entre os 5 melhores estúdios ?

  15. Gabriel disse:

    Oque é melhor,fazer uma obra com boa animação mas que não vende,ou uma obra mal animada mas que vende bem?

  16. Gabriel Ferretti disse:

    a kyoto animation anima bem porque eles tem o poder do moe

  17. Sora disse:

    Bacana o vídeo/post definitivamente esses são os melhores em termos de animação,só fiquei surpreso com P.A.Works no top 3 o resto era o esperado para quem tem noção ou o ”básico”,não citou Nagi nos animes famosos do estúdio em Marco :/,KyoAni deveria sair da sua zona de conforto e arriscar mais como fez com Kyoukai,de longe o meu preferido ai é a Mad pqp adoro a maioria dos animes deles fora que fizeram um dos meus preferidos no caso o Best Shounen(aqui já é pessoal mas Fullmetal tá no mesmo patamar) Hunter xD.

  18. Matheus disse:

    Esses são certamente os melhores estúdios mesmo, apesar de não confiar tanto na Ufotable, ainda mais por causa dos seus atrasos em God Eater, se aguentasse pelo menos 2 animes ao ano eu confiaria, nesse sentido a Bones é o que mais se supera, mas sem dúvida o trabalho da Ufotable é incrível. Caso uma lista dessa fosse feita há pelo menos 2 anos atrás talvez o estúdio Doga Kobo pegaria o lugar da Madhouse, mas depois que passou a pegar uma penca de animes ao ano deu uma caída, mas continua um bom estúdio.

    Kyoukai no Kanata foi certamente o anime mais bem animado que eu já vi, se a Kyoto Animation fizesse mais animes de ação seria uma delícia, mas estou satisfeito com os seus slice of lifes.

  19. Mônica Azevedo disse:

    Marco. O cachê de um animador fixo, e mensal, por trabalho… Como funciona?

  20. Gabriel Lima disse:

    Você poderia fazer um top 5 dos piores animes que você já assistiu(sem dropar é claro)

  21. Shiro disse:

    Meu estudio favorito é Bones, amo de paixão esse estudio, mas é inegável a superioridade da Kyoto Animation.

  22. Kenar disse:

    Depois de ver Fate e principalmente aqueles trailers de Fate Grand Order , não consigo resistir , Ufotable é meu estúdio favorito. Serio, aqueles trailers de Fate Grand Order são lindos demais de se ver!

  23. Lucio disse:

    Bom kyoani em primeiro era bem óbvio eu colocaria outro em segundo já que ufotable por mim só animou bem uns 3 animes em sua história, mas de resto é um top realmente difícil de discordar.

  24. Francimario almeida disse:

    Meu estúdio favorito é Ufotable!!!!!!

  25. Micael Okamura disse:

    Kyoto Animation tem boa animação, mas eles gostam de focar num moe, Phamtom World poderia ser bom igual a novel original se não tivesse todo o moe e o clima feliz.

  26. Hum, não tem como discordar deste top, esses são realmente os mais competentes, eu particularmente gosto é da Bones como estúdio. Mas o melhor mesmo em partes técnicas é a Kyoto.

  27. DouglasLK disse:

    Excelente postagem, estava com saudades desses videos de cunho mais técnico e informativo, no aguardo pelos próximos.

  28. Reverse Flash disse:

    Marco, os estúdios Sunrise, Production I.G, A1 Pictures e Shaft? O que você acha deles em quesitos técnicos?

  29. Nico disse:

    É, não tem oque discutir, esses realmente são os melhores. Apesar de eu gostar da ufotable, reconheço que a Kyoto é superior. Mas ainda o meu favorito continua sendo a Shaft.

  30. Wendel Santos disse:

    Ótimo top. Não tem o que discordar de fato. Apesar do meu estúdio favorito sempre será o Madhouse.

  31. Gabriel Lima disse:

    Por que a A1 Pictures não tá na lista?

  32. Gabriel Nascimento disse:

    Meus Favoritos:

    1-Shaft
    2-Kyoto Animation
    3-White Fox
    4-Mad House
    5-Gainax

  33. Mateus Fonseca disse:

    Discordo um pouco desse top :v
    1 – KyoAni
    2 – Uftable
    3 – Bones
    4 – Mad House
    5 – Production I.G.
    6 – J.C. Staff
    7 – Shaft
    8 – P.A. Works (só consigo pausar meu ranking aq kkk)
    Mas meus estudios favoritos:
    1 – Bones
    2 – Mad House
    3 – KyoAni
    4 – P.A. Works
    5 – Prodyction I.G.

    Premio Framboesa d Ouro (studio bosta)
    1 – Pierrot
    2 – Production IMS ahsuahauahu tem bastante studio ruim mas dos q eu ja assisti algo e lembro nick sao esses :v

  34. Gabriel Lima disse:

    Ei,Ufotable tem outros animes conhecidos tirando esses que o marco citou?

  35. Reverse Flash disse:

    Meus estúdios favoritos selecionados a dedo por quesitos técnicos:
    1- Toei Animation.
    2- Pierrot.
    3- Pierrot Plus.
    4- Xebec.
    5- A1 Pictures.

  36. dfsd disse:

    O Marco,com o cancelamento do horário de animes do canal japonês TBS,o anime Gundam IBO vai mudar de horário ?

  37. Zerefe disse:

    Lista útil pra ter uma noção do que pode sair ou não bem animado de cada estúdio,mas não da pra se iludir com o nível das obras no aspecto de roteiro.

    Madhouse: é o que tem melhor balanceamento entre história/animação.Geralmente adaptam mangás promissores e entregam animação consistente.

    Bones: Segue a mesma linha da Madhouse,mas em quantidade de obras de qualidade a Madhouse supera.Não é dos meus favoritos a nível de histórias e animação.Apesar de entregar cenas de ação fluídas,particulamente não gosto de todo o resto que envolve a animação(design,filtros,cores e etc).

    P.A Works: Tem poucos animes pra se avaliar,mas o que tem entregou algo bom.

    Ufotable: Ótimos trabalhos com Fate e Kara no Kyoukai.

    Kyoto Animation: É o desperdicio de animação pra fazer só animes slice of lifes,comédias e moes que eles tiram de não sei da onde e são medianos/legalzin.Se pegassem pra adaptar mangás famosos ou promissores igual a Madhouse e Bones fazem,seria o estúdio da galera e iria acrescentar e muito ao mercado.

    • Doug disse:

      Já pensou um One Piece, ou Naruto da vida(citei animes mais populares, mas poderia ser qualquer anime bom), animados pela Kyoto Animation?

      • Zerefe disse:

        Poisé,seria uma maravilha.Se pelo menos eles pegassem slice of life ou dramas renomados pra adaptarem já estaria de bom tamanho,mas nem isso fazem,pegam um monte de moe e slice of life que eles inventam e que no final nem são grandes coisas.Os mangás do Inio Asano é um ótimo exemplo de coisas que eles podiam pegar sendo slice of life ou drama.

    • Renan disse:

      Bem nessa acho que ninguém acompanha aqui só pela animação, o pessoal busca um balanceamento, eu tendo um bom roteiro ou sendo divertido para mim eu assisto qualquer animação de boa, só não pode avacalhar que nem fizeram com Berserk esse ano.

    • Yato disse:

      Eu acho que a Kyoto Animation se foca em moe justamente pelo lucro, sabe. É uma animação cara, e eles tem que lucrar.
      Acho que mais importante que a animação, é a direção. Acho que é esse o responsável
      pelo balanceamento do roteiro, onde usar a grana da animação e quando.
      Fora o cara responsável pelas Key Frames, são esses caras que fazem aquelas cenas memoráveis.

  38. SafyNyaah disse:

    No meu caso, só muda um pouco a ordem:

    1 – Kyoto Animation
    2 – P.A Works
    3 – Ufotable
    4 – Bones
    5 – MadHouse

  39. Cesar disse:

    Engraçado como na maioria das vezes, (pode ser so para leigos, ou não) so o nome do estudio la presente ja faz vc pensar que se trata de uma obra cima da media, nao so em animação mas de roteiro tambem, toda vez que eu vejo o nome MadHouse numa obra dou logo uma chance, 3 de meus animes preferidos sao da madhouse, Death note, Monster e HxH, e to vendo Rainbow agora que tambem ja é muuuito acima da media

  40. Henrique disse:

    Acho que merecia ter o estúdio Trigger no minimo citado, as obras do estúdio costumam ser bem consistentes na animação e tem um estilo diferenciado da maioria, mas o resto eu concordo com toda a lista.

    • Yato disse:

      Já vi um pessoal implicando com a qualidade da animação de Kill la Kill,
      mas peloamor, que eu saiba não teve aquele budget, só que genialidade
      na direção de arte é incrível, o design dos personagens, é tudo muito bem encaixado.
      Sem dúvida, um dos meus estúdios favoritos.
      Outro com uma direção de arte bem atraente é a do estúdio Shaft, pelo menos em
      Arakawa, Madoka e em Monogatari. O uso de fotos e montagens, a troca rápida de cenas,
      eu acho bem criativo e diferente. Me atrai bem mais que um monte de moe lindos super bem animados (kof kof, Kyoto Animation, kof kof)

      • Henrique disse:

        Trigger é meu favorito, a genialidade que eles usam para os originais é algo incrível, coisa que pouco estúdio faz igual.
        Shaft realmente é muito bom também. E eu gosto da KyoAni, mas o problema é que todos os personagens são iguais de anime pra anime, muda só o cabelo aushasuhasu

        • Yato disse:

          eu preciso assistir alguma coisa além de kyoukai no kanata, a animação é linda, mas também é só, não me marcou em mais nada…

          • Mateus Fonseca disse:

            Suzumiya Haruhi no Yuuutsu, Chuunibyou demo Koi ga Shitai!, Luck Star, Free, Nichijou, Amagi Brilliant Park, Clannad, Musaigen no Phantom World, Tamako Market, Hibike! Euphonium, Koe no Katachi, Inu Yasha, Amagi Brilliant Park e Hyouka(melhor anime deles) com tanto anime popular eu acho incrivel quandi alguem diz que só viu kyoukai no kanata kkk okay okay eu não vi todos q falei mas sei q são todos populares (pelo menos metad dessa lista ai eu ja vi :V )

          • Yato disse:

            eu leio mais mangás do que assisto animes, e só esse ano que eu comecei a assistir mais coisas, por isso…

    • Marco disse:

      Olha, Kill la Kill tem uma porrada de design torto da metade pra frente, e uma mistura não muito eficaz com CG nas cenas de ação, mas como é estilo cartoon com design deformando toda hora o povo acha que não tem problema. Além disso é bem econômico nas cenas de ação, embora tenha uma fluida aqui e ali é aquele estilo Cartoon com um bando de movimentos repetidos. Kiznaiver foi o anime mais consistente deles até agora, mas só tem ele. Precisaria de mais animes para comprovar algo.

  41. Angel-chan disse:

    Kyoani é o meu estúdio favorito, o único anime deles que eu não adorei foi musaigen no phantom world.a animação deles é imbatível!PA works tem animes legais, mas o problema é que muitos deles acabam se perdendo no roteiro. Mas no quesito qualidade de animação eles são tão bons quanto a kyoani.Madhouse é um estúdio tão bom que sakura card captors, um anime dos anos 90 ,tem uma animação até hoje considerada muito bonita!

  42. Leonardo Nascimento disse:

    E o estúdio production i.g? Bom estúdio não? Deveria pegar o top 5 tem animes bem animados como Haikyuu e kuroko

  43. João Vitor disse:

    O estúdio David Production é um estúdio com animações boas ?

  44. Matheus Alves disse:

    Gosto muito da P.A Works, para mim é o melhor estúdio de animes originais, sempre com animação a cima da média combinados com excelente roteiro e direção. Pena que não faz muitos animes. O meu favoritismo fica pra Madhouse, pelo seu equilíbrio técnico somados a quantidade de animes, personagens, e história marcantes.

  45. a disse:

    Faltou uma menção honrosa ao Polygon.

  46. vitormsart disse:

    O que mais gosto é a kyoani… pessoal fala que eles só tem animação boa, eu discordo, porque eles fizeram muitas obras boas (hyouka,k-on, clannad, hibike, etc) e algumas divertidas, única que achei ruim foi o musaigem.

  47. Asta disse:

    Marco nessa sua lista pessoal a A1 – Pictures é a sexta é?

  48. 阿良々木 暦 disse:

    Shaft não entrou por que?

  49. Mfojmep disse:

    Acho que o estúdio Pierrot merece uma vaga no Top 5, ou pelo menos uma menção honrosa.

    Eis um exemplo de uma de suas recentes produções: Soul Buster, da atual temporada (outono/2016). Reparem nos inovadores (d)efeitos visuais, como os filtros cinzentos simulando sombras e as gotas de tinta na tela durante as lutas, passando a impressão que o animador “carregou na tinta” ao animar a cena. Animação bastante fluida, vários saiu gás por episódio. Não é qualquer estúdio que detém esse conhecimento técnico-gráfico. O fato de Soul Buster ser um genérico de Fate não é culpa do estúdio.

  50. YukkiYunoAmano disse:

    A Pierrot sem duvidas e a melhor de todas,principalmente no anime naruto aonde vemos aquela otima batalha bem anime e fluida do naruto contra o pain,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  51. FoxStar disse:

    Vaga para Pierrot vey eles manja, kkkk

Deixe um comentário