Top 5 melhores Openings – Temporada de Primavera 2014

Meio fraca essa primavera em termos de openings (principalmente se comparada ao ano passado), mas vamos lá:

Esse Top foi montado apartir da votação de dois membros do blog (Marco e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas essas 31 Openings estavam concorrendo: clique aqui.


Top 5 melhores Openings – Temporada de Inverno 2014

5º – “Black Bullet” by fripSide – Black Bullet (8)

Tanaka – Eu não tenho muito o que dizer dessa opening. Ela claramente não foi planejada e remendaram várias partes, formando assim uma miscelânea de cenas que apareceram no anime e quadros estáticos com um filtro azul cuja finalidade não me vem à mente (imagino que eles se inspiraram no estúdio GoHands ou coisa assim). Então há os filtros vermelhos nos quadros da luta contra o mascarado cujo nome eu já esqueci (aquele anticlímax), que fazem um pouco mais de sentido por ser uma cena de violência, seguidos de mais cenas remendadas e uma apresentação de outras duplas de parceiros. Eu coloquei em 7º, como perceberam, porque ficou uma bagunça.

Marco – Abertura mais ou menos, só votei nela por falta de opção. Essa introdução da música tentando fazer ripoff da opening de Shingeki no Kyojin já não ficou muito legal, já que não combina com o clima do anime (bem mais leve e menos épico que SnK). Mas o que mais me incomodou mesmo foi que tem muitas sequências de animação nessa opening sem sincronia com a música (além de não ter nenhuma sequência empolgante como tem nas openings da Fripside em Railgun).


– “Shiver” by Lucy Rose – Mushishi 2(8)

Tanaka – Como a Beta (do ELBR) já falou, a direção foi feliz na escolha de repetir a fórmula da abertura anterior. Nada combina mais com Mushishi do que uma balada lenta e ritmada com um recorte de paisagem natural ao fundo, e vou explicar o porquê. Mushishi é uma série episódica em que os eventos ocorrem progressivamente, e como cada história tem tempo o bastante para ser desenvolvida, não há necessidade de urgência. O diretor busca enfatizar por vezes o movimento do corpo humano na forma mais natural possível, seja no caminhar ou no simples movimento de mexer os ombros, sem extravagâncias, mostrando a humildade daquela gente que faz o possível para viver pacificamente. A paisagem é autoexplicativa, pois é justamente do que o anime trata: a folhagem (mushi) em todas as suas formas, e como ela segue o seu curso. Não pediria por mais nada.


– “Rising Hope” by LiSA –  Mahouka (9)

Marco – Outra pra mim lista de “falta de opções”. Achei a música ótima e esse acabou sendo o único motivo de jogar essa OP a frente da de Black Bullet no meu top. Sobre a animação, é até boa, mas não achei que conseguiram sincronizar com o ritmo acelerado da música. A música é rápida e as cenas são em geral lentas. Mesmo no final quando a animação acelera ainda parece fora se sincronia com o ritmo da música. Me sinto vendo uma OP com a música de outro anime. LiSa nota 10, storyboard da OP nota 0.

– “Sidonia” by Angela – Knights of Sidonia (11)


Marco – Não sou um fã particular da Angela mas adorei essa opening. A alteração constante de ritmos e tons de agudo e grave da música é sensacional (Melódico/grave -> Frenético/agudo -> Marcha Militar/grave -> Frenético/misturado -> Melódico/grave -> Pop). E lembram o que falei da OP de Mahouka não ter boa sincronia? Sidonia tem uma música mais acelerada e com muito mais nuances que a de Mahouka e ainda assim eles conseguiram sincronizar a música perfeitamente com a Opening. Só não ganha 10 porque essa Opening é praticamente toda feita com partes tiradas do anime.

– “killy killy JOKER” by Kanon Wakeshima- WIXOSS (15)

Tanaka – A opening de Wixoss segue direitinho a fórmula ideal de uma abertura “de sucesso”: comece com um ritmo lento e depois avance três marchas pra cima. Só que no caso, foram 5 marchas, dada a velocidade da melodia entoada por Kanon Wakeshima (Kanon, sacaram? Kaaaaanon). A progressão com as personagens sendo apresentadas à medida que suas LRIGs apareciam como reflexos em espelhos ou poças d’água foi uma escolha interessante, visto que é um anime centrado precisamente nessas personagens (character-driven), e a “quebra” nessa rotina se dá por uma subversão do cenário, protagonizada pela loli favorita de todos, a querida Tama com seus instintos primitivos. Assim, temos a felicidade advinda da diversão nas batalhas contraposta ao horror das consequências para o perdedor sintetizadas de forma primorosa.

Marco – Boa OP, segue o padrão de começar mais devagar e acelerar no final. Não entrou no meu top porque não gostei da música (da animação eu gostei). 

– “This game” by Konomi Suzuki – No Game No Life (26)

Tanaka – A direção faz uma passagem simbólica nessa aqui. Reparem que Shiro e Sora começam imersos dentro de um grande oceano (presos dentro da realidade, com a qual não conseguem lidar, e escravos da rotina) e em determinado momento o cenário muda para um céu multicolorido, cuja vastidão alude ao sentimento de liberdade e independência (em certo momento, eles voam pelo céu encontrando algumas das personagens vistas até agora), ao mesmo tempo em que peças de xadrez gigantes destacam a natureza daquele mundo, em que tudo pode ser resolvido na base da lógica e do pensamento racional, ao contrário do mundo real. Fabuloso.

Marco – Junto a Sidonia essa é a única opening que gostei de verdade nessa season. Coloquei até um vídeo com legenda pra notarem como a letra encaixa certinho com a história do anime (legenda em português aqui). A música é ótima, a direção é ótima, a animação acima da média e muito bem sincronizada, 10.

Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.


Haikyu – Boa opening. Não achei nem a música nem a animação excepcionais, mas ambas encaixam bem com o anime.

Gikukoku no Brynhilbr – O pluss aqui é usarem uma música não letrada na abertura (provavelmente em homenagem a OP de Elfen Lied). A música combina bem com o clima do anime, pena que a animação não acompanhou muito bem todos os nuances da música.

Chaika – Não gostei muito da música mas no que tange animação a abertura é excelente e tudo a ver com a obra. Deve dar pra fazer interpretações bem legais dessa opening, mas estou com preguiça de pensar no momento XD.

Mekaku City Actors – Opening legal (apesar da animação não ser bem acabada, mas a do anime também não é então….), só não ficou melhor no meu top pessoal porque não gostei da música.

Bokura wa Minna Kawaisou – Típica abertura de slice of life. Adorei a música, e o clima combina muito bem com o anime. Começa com uma apresentação simples dos personagens em quadro estático, depois mostra o quanto a protagonista feminina é alheia a tudo a sua volta enquanto lê. Começa uma chuva de palavras seguida da imersão do protagonista no mundo dos livros, enquanto a garota muda de roupas de acordo com as mudanças de livro (representando a influência que a protagonista feminina sofre de acordo com o que ela lê). Todos os personagens juntos e depois a música fica mais lenta e romântica ao mesmo tempo que é dado foco no protagonista olhando para a garota com cara de apaixonado em diferentes situações. Ótima opening.

Isshuukan Friends – Outra abertura no padrão de slices of life mas essa é um tanto quanto mais melancólica comparada a anterior(de cima). Não achei nada demais na música e a animação é bem fraquinha mas combinou com o anime.

Nisekoi OP 2 – Boa música (e última da ClariS ao que parece). A animação é bem fraquinha tirando algumas poucas partes mais inspiradas como a sequência do trem. Seguindo os mesmos moldes da OP 1 essa também conta uma mini-historia, na primeira temos uma ida conturbada do protagonista até a escola, nesse é a Chitoge convidando o grupo todo para sair junto e o que acontece até eles chegarem lá (garotas escolhendo a roupa-> viajem de tem-> chegada ao destino). 
Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
1
15
WIXOSS
No Game No Life
2
11
No Game No Life
Sidonia
3
8
Mushishi 2
Mahouka
4
6
Haikyuu
Black Bullet
5
4
Chaika
Gokukoku
6
3
Date a Live 2
Bokura Wa Minna
7
2
Black Bullet
Mekaku CIty Actors
8
1
Mahouka
Haikyuu
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
No Game No Life
26
2
Wixxos
15
3
Sidonia
11
4
Mahouka
9
5
Mushishi, Black Bullet
8
6
Haikyu
7
7
Gokukoku, Chaika
4
8
Date a Live 2, Bokura wa Minna
3
9
Mekaku City Actors
2

Recomendado:

35 Resultados

  1. William Igarashi disse:

    e a 2 OP de Gokukoku, vc não incuíram?

    • Marco disse:

      Ela ainda não tinha saído quando fizemos a votação (inicio da semana passada) mas de qualquer modo eu não colocaria ela no meu top ou sequer citaria no menções honrosas (o Tanaka eu não sei). Achei horrível, tem um cara vomitando no microfone, aquilo não é música pra mim. E pra piorar a sincronização da música com a animação é péssima.

  2. Isabella Mendes disse:

    Minhas favoritas foram a de Isshuukan, Mekaku, WIXOSS, Sidonia (angela <3 ) e a de Bokura wa.

    Menciono as de Dai Shogun e de M3, que não pulei nenhuma vez~

  3. James Xavier disse:

    Minha lista:

    1 – No Game No Life OP
    2 – Mahouka OP
    3 – Sidonia ED = Tenohira: show – Eri Kitamura
    4 – Gikukoku no Brynhilbr OP 2 – Virtue and Vice – Fear, and Loathing in Las Vegas
    5 – Black Bullet ED = Tokohana – yanagi nagi

  4. JuniorKun disse:

    Meu Top é
    1 – Mekaku City Actors OP
    2 – Akuma no Riddle OP
    3 – No Game No Life OP
    4 – Black Bullet OP
    5 – Gikukoku no Brynhilbr OP

  5. Sora disse:

    Bom top o meu ficaria assim:
    1-Mahouka (Lisa owna sem mais)
    2-Wixoss
    3-No Game No Life
    4-Black Bullet
    5-Gokukoku No Brynhildr(1 OP)

  6. geovane.link disse:

    Nossa cade a OP de Ping Pong ?

    meu top fica assim …

    1-Ping Pong
    2-No game no life
    3-Sidonia no Kishi
    4-Hitsugo no chaika
    http://vimeo.com/97493407

    • Marco disse:

      Não sou hipster, gosto de coisas normais absurdamente bem feitas e não coisas esquisitas feitas de forma esquisita XD. Em resumo, não curti a OP de Ping Pong, não é pra mim.

  7. chefe é chefe né pai disse:

    MEU TOP 05 DESSA TEMPORADA FICO ASSIM.
    5- Butterfly Effect by Shiritsu Ebisu Chuugaku-Ryuugajou Nanana
    https://www.youtube.com/watch?v=HYjP-O2y310

    4- This game by Konomi Suzuki – No Game No Life
    https://www.youtube.com/watch?v=4nA44Kx4P0k

    3- Junction heart by Sayaka – Break Blade 2014
    https://www.youtube.com/watch?v=Hu_yn08nFGE

    2- Rising Hope by LiSA – Mahouka
    https://www.youtube.com/watch?v=FaCACXkmjr8

    1-Black Bullet by fripSide – Black Bullet
    https://www.youtube.com/watch?v=fiL7rgof5oo

  8. A opening de No Game no Life também fica como a minhas preferida desta temporada, quando a escutei eu agradeci aos céus porque não tinha nenhuma opening que havia me chamado a atenção na temporada até aquele momento, a música é linda e como Marco disse se encaixa perfeitamente com a história do anime, a animação também ficou muito bem feita e eu gostei 😛
    Para ser franca eu conto No Game no Life como um dos animes que eu realmente gostei na temporada de primavera e um que me surpreendeu, porque estava com receio de vê-lo e ser uma bosta completa, mas quando comecei a ver ele me fez o efeito contrário, o anime é divertido e me rendeu um bom entretenimento. agora voltando ao assunto meu top 5 ficaria assim ( não muito diferente) :
    01 – No Game no Life
    02 – Wixoss
    03 – Mahouka
    04 – Black Bullet
    05 – Mushishi 2

    • Marco disse:

      Cadê Sidonia? gostou não?
      Fora isso ficou quase igual o resultado da votação (nunca pensei que isso pudesse acontecer). E pelo menos alguém justificou um anime do seu top pessoal o/, tava achando que geral só ia colocar ranks por aqui.

      • Eu não vi o anime ainda, mas vi a opening e sendo sincera não curtir muito desta opening não 😛 ( Pode me chamar de herege como o carinha lá em cima kkk) Do resto os outros animes eu vi e gostei de suas respectivas opening ( para ser sincera Mahouka eu dropei no episodio 4, ele estava me fazendo dormir, mas gostei da sua opening)

  9. lucio leite disse:

    a unica abertura q gostei foi no game no life !, agora eu não aguentei a curiosidade e fui ler a novel ,e cada vez mais da dó da steph coitada só se fode kkkkk e também a historia cada vez fica melhor! valeu

    • Marco disse:

      Não gostou de Sidonia? seu herege! (brincadeira)
      Olhando os Top do povo No Game no Life foi quase unanimidade. Apesar de quase ninguém dizer o porque escolhia ele =/. Ficar olhando top não tem graça se a pessoa não justifica as escolhas.

      • lucio leite disse:

        a escolha é simplesmente porque dos q estou acompanhando é o único q me fez querer ficar escutando varias vezes no primeiro episodio, e de vez em quando me pego escutando de novo e de novo kkkkk! já o de mahouka eu gosto da musica , mas como vc também não fui muito com a cara não (não sei explicar o porque!). já esse sindonia não estou acompanhando , mas vou dar uma olhada, porque nessa temporada estou acompanhando apenas dois animes, a maioria assisti o primeiro episodio e nao consegui assistir mais! valeu

  10. Eduardo disse:

    1- No Game no Life – Essa OP é excepcional, música show e animação colorida e bem sincronizada.

    2- Bokura wa Minna Kawaisou – Essa é muito linda, quando eu vejo ela da uma sensação de felicidade, sei lá kkk. A paisagem é confortante, a parte q a Ri-chan fica trocando de roupas tbm é legal. A parte do final q aparece o pessoal se divertindo de noite da uma sensação q o anime em si vai ser divertido…

    3- Mushishi 2 – Essa música entrou pra playlist do meu cel, n preciso dizer mais nada.

    4- Baby steps – Bem animada a música e a sincronia ficou ótima tbm! N sei pq, mas eu adoro a parte q aparece o Ei em um quadro, depois em 3, depois em 9, parece q a musica da uma animada extra kkk

    5- Nisekoi 2 – Gostei bastante tbm. A música é legal e as cenas também são divertidas. A parte q o Ichijo entra no trem pra seguir as garotas mas percebe q o trem é errado é muito hilária. Eu gostei de como a OP conta parte da história.

    Todas as OPs q estão no meu top 5 eu realmente gostei e nenhuma foi por falta de opção, mas fora elas eu não gostei de mais nenhuma (inclusive sidonia)

    • Marco disse:

      Só não entendo Mushishi em 3º. Não tem animação, só uma música bacana. Em EDs que são mais pobres eu até entendo escolher baseado só na música, mas em OPs acho estranho.

      • Eduardo disse:

        Eu não acho estranho, afinal, esse é o clima q retrata perfeitamente o anime. Eu meio q avalio as minhas OPs pelos fellings q eu sinto sabe… E essa OP faz vc submergir na atmosfera q o anime quer passar. Uma OP tradicional não se encaixaria bem com Mushishi.

  11. Jessica Alguma Coisa disse:

    Hm, se fosse pra fazer um top por preferencia mesmo:
    1-MCA
    (cool, spoiler, bem sincronizada apesar da pobreza e Jin abandonando a IA)
    2- Ping Pong
    (animação interessante, bem no estilo do diretor)
    3 – Mushishi
    (ótima música, mas não é a melhor abertura da década como vi uns comentando)
    4 – No game No Life
    (eye candy, apesar de achar a música meio esquecível)
    5 – hmmmm Sidonia?
    (não gosto de AMV mas ANGELA)

  12. Rowlle disse:

    vamos lá
    1 – Sidonia no Kishi
    2 – No Game No Life
    3 – Mahouka
    4 – Black Bullet
    5 – Gokukoku no brynhildr
    Agora, oque eu quero muito ver mesmo são as OP da próxima temporada, quero ver a cara das pessoas quando meterem um RAP na OP de Akame, e que tipo de musica vão colocar na OP de Tokyo Ghoul.

    • Marco disse:

      Quase igual ao meu top. Já liberaram a música da OP de Tokyo Ghoul na internet faz 2 semanas, pessoal já tá até usando pra fazer fan-openings com as animações dos PVs antigos https://www.youtube.com/watch?v=pP9vxvVyjBE

      Já não ligo mais pra trilha sonora de Akame, e não acho o Iwasaki grandes coisas com ou sem rap. Rap só vai deixar pior do que já ficaria naturalmente. Se a trilha sonora ficar uma porcaria (como acho que vai) mas eu gostar da animação eu posso até me animar a largar o blog e abrir um fansub dedicado a editar os episódios de Akame retirando a OST do Iwasaki e trocando por um mix das OSTs do Sawano (isso inclui trocar a música das OPs/Eds).

      • Marco não teve como eu não rir do seu comentário. Isto que é um fã revoltado, mas você não acha que editar os episódios de Akame e abrir um fansub não te daria mais trabalho do que permanecer como um dos redatores do blog? Além disso também acho que alguém precisaria trancar uma facul ( brinks)

        • Marco disse:

          Por isso falei que ia ter que me aposentar do blog, ia trocar o tempo que gasto fazendo posts editando o som de Akame (o que seria bem trabalhoso principalmente nas partes que tem vozes misturadas a OST).

      • Akagi~ disse:

        Só digo uma coisa: Estou apavorado pra ouvir a abertura de Akame desde quando soube quem cantaria.

        – Que me desculpe a Sora Amamiya, mas putz, ela não era nem de longe a mais indicada para cantar uma Opening de um anime como esse. Ainda que ela se junte a um instrumental de um power metal ou uma orquestra super densa, não acho que ela caberia nessa situação. Enfim, espero que queime minha língua, mas já estou esperando pular a abertura em todo o 1º cour…

      • Leonardo Henrique disse:

        Ta falando sério ?! Eu ia baixar concerteza os teus episodios o/
        Faz isso cara, msm q nao fique ruim a ost de Akame, ia ser ótimo ver com a do Sawano ou Yuki Kajiura, mas de preferencia o Sawano msm.

    • Rowlle não fale isto pelo amor de Deus, se eles meterem um Rap na opening de akame eu contrato um shinigami vendendo minha própria alma para matar todos os membros daquela staff não apenas o Iwasaki, mas o diretor e os animadores por concordarem com tal coisa ( menos os dubladores) – Até curto um pouco de Rap, mas Rap não faz o estilo de Akame ga Kill.

    • Leonardo Henrique disse:

      Já saiu a Op de Tokyo Ghoul, mto top *o*

      http://www.youtube.com/watch?v=IXU7gNnGjDw

      E p quem quiser um AMV do manga q eu recomendo fortemente, MTO bom!

      http://www.youtube.com/watch?v=5K0G9BdkSfs

  13. Akagi~ disse:

    1 – No Game No Life (This Game)
    2 – Captain Earth (Believers High)
    3 – Mekakucity Actors (Daze)
    4 – Akuma no Riddle (Soushou Innocence)
    5 – Hitsugi no Chaika (Darakena)

    Considerações:
    — Ripoff de Guren no yumiya? Viajou nessa hein, Marco…nada a ver, não puxando pra nenhum dos dois lados, mesmo porque não gosto muito de fripSide, já que é sempre previsível no uso de Eurobeat e muito menos das OP’s do Shingeki, mas não foi guren a primeira música com esse tune, justiça seja feita…
    Sobre o vídeo, ficou melhor que o primeiro (óbvio) mas continua *bom*, isso e nada mais…
    — Não estou assistindo Mushishi, mas é uma op bem gostosa de se ouvir, ainda sim não entraria no meu top.
    — Mahouka….ah, o overrated da temporada…a música é boa, o diálogo próximo do refrão é de certo bem engraçado também, mas acho que deixaria em 6º, porém, concordo totalmente com “storyboard da op nota 0” +1
    — Eu até curto as musicas da Angela, mas “Angel” do Coppelion é melhor que essa na minha opinião, ainda que eu tenha gostado dessa. A animação dela é bacana, bastante tons contrastantes, e flashes em algumas partes coincidem exatamente na batida da música,
    — Não vi nada de mais em “Killy Killy Joker”, a abertura em vídeo não é lá aquele capricho, e a música não é algo que já não se tenha visto em um anime…
    — This Game, ahhh, agora sim! Adoro as músicas da Suzuki Konomi, ouvi durante meses várias vezes por dia “Days of Dash” de Sakurasou, “Choir Jail” de Tasogare Otome, enfim, a melodia é muito bem composta, Suzuki como sempre afinadíssima, aquele finalzinho que arrepia até a axila, a animação bem detalhada, mostrando as diferentes realidades, os distintos cenários, a apresentação dos personagens, a letra que coincide com a história, é tudo muito bem feito.

    • Marco disse:

      Good, ao menos sei que alguém leu os comentários (vou colocar uma receita de miojo no meio na próxima vez pra testar quantos leem e quantos só olham as posições e pulam o resto).

      Nunca vi nenhuma opening com aquele tipo de música de SnK (ao menos nos últimos 5 anos), ai vem a FripSide menos de um ano depois de SnK e faz uma música com uma entrada parecidíssima (coincidência?). Achei meio copiado, ainda mais que depois da introdução bem parecida com a de SnK eles voltam ao feijão com arroz de sempre (usado nos Railgun) pelo resto da música.

  14. Abraão ~Y~ disse:

    1- Bokura wa minna
    2- Captain Earth
    3- No game no life
    4- Haikyuu
    5- Mekakucity

    1- Amo esse tipo de opening, claro que a cantora também. Fora que acho que combinou muito com o anime.
    2- É uma música que ao meu ponto é suave, consigo escuta-la diversas vezes seguidas e ainda não me sinto cansado.
    3- Essa é uma das boas, mesmo que ainda goste da cantora e da música não foi meu top1.
    4- Curti pakas essa opening, não tinha reparado muito nela até ouvir ela na play tv.
    5- Essa é top, achei que combinou um pouco com o estilo do “Anime”, mesmo não gostando do mesmo.

Deixe um comentário