Top 5 melhores Openings – Temporada de Primavera 2014

Meio fraca essa primavera em termos de openings (principalmente se comparada ao ano passado), mas vamos lá:

Esse Top foi montado apartir da votação de dois membros do blog (Marco e Tanaka). Cada um montou um top 8 próprio, foram dados valores para cada colocação nesse Top e então fizemos a contagem, o resultado se encontra a seguir (o número ao lado do nome do anime é a pontuação da votação).

Todas essas 31 Openings estavam concorrendo: clique aqui.


Top 5 melhores Openings – Temporada de Inverno 2014

5º – “Black Bullet” by fripSide – Black Bullet (8)

Tanaka – Eu não tenho muito o que dizer dessa opening. Ela claramente não foi planejada e remendaram várias partes, formando assim uma miscelânea de cenas que apareceram no anime e quadros estáticos com um filtro azul cuja finalidade não me vem à mente (imagino que eles se inspiraram no estúdio GoHands ou coisa assim). Então há os filtros vermelhos nos quadros da luta contra o mascarado cujo nome eu já esqueci (aquele anticlímax), que fazem um pouco mais de sentido por ser uma cena de violência, seguidos de mais cenas remendadas e uma apresentação de outras duplas de parceiros. Eu coloquei em 7º, como perceberam, porque ficou uma bagunça.

Marco – Abertura mais ou menos, só votei nela por falta de opção. Essa introdução da música tentando fazer ripoff da opening de Shingeki no Kyojin já não ficou muito legal, já que não combina com o clima do anime (bem mais leve e menos épico que SnK). Mas o que mais me incomodou mesmo foi que tem muitas sequências de animação nessa opening sem sincronia com a música (além de não ter nenhuma sequência empolgante como tem nas openings da Fripside em Railgun).


– “Shiver” by Lucy Rose – Mushishi 2(8)

Tanaka – Como a Beta (do ELBR) já falou, a direção foi feliz na escolha de repetir a fórmula da abertura anterior. Nada combina mais com Mushishi do que uma balada lenta e ritmada com um recorte de paisagem natural ao fundo, e vou explicar o porquê. Mushishi é uma série episódica em que os eventos ocorrem progressivamente, e como cada história tem tempo o bastante para ser desenvolvida, não há necessidade de urgência. O diretor busca enfatizar por vezes o movimento do corpo humano na forma mais natural possível, seja no caminhar ou no simples movimento de mexer os ombros, sem extravagâncias, mostrando a humildade daquela gente que faz o possível para viver pacificamente. A paisagem é autoexplicativa, pois é justamente do que o anime trata: a folhagem (mushi) em todas as suas formas, e como ela segue o seu curso. Não pediria por mais nada.


– “Rising Hope” by LiSA –  Mahouka (9)

Marco – Outra pra mim lista de “falta de opções”. Achei a música ótima e esse acabou sendo o único motivo de jogar essa OP a frente da de Black Bullet no meu top. Sobre a animação, é até boa, mas não achei que conseguiram sincronizar com o ritmo acelerado da música. A música é rápida e as cenas são em geral lentas. Mesmo no final quando a animação acelera ainda parece fora se sincronia com o ritmo da música. Me sinto vendo uma OP com a música de outro anime. LiSa nota 10, storyboard da OP nota 0.

– “Sidonia” by Angela – Knights of Sidonia (11)


Marco – Não sou um fã particular da Angela mas adorei essa opening. A alteração constante de ritmos e tons de agudo e grave da música é sensacional (Melódico/grave -> Frenético/agudo -> Marcha Militar/grave -> Frenético/misturado -> Melódico/grave -> Pop). E lembram o que falei da OP de Mahouka não ter boa sincronia? Sidonia tem uma música mais acelerada e com muito mais nuances que a de Mahouka e ainda assim eles conseguiram sincronizar a música perfeitamente com a Opening. Só não ganha 10 porque essa Opening é praticamente toda feita com partes tiradas do anime.

– “killy killy JOKER” by Kanon Wakeshima- WIXOSS (15)

Tanaka – A opening de Wixoss segue direitinho a fórmula ideal de uma abertura “de sucesso”: comece com um ritmo lento e depois avance três marchas pra cima. Só que no caso, foram 5 marchas, dada a velocidade da melodia entoada por Kanon Wakeshima (Kanon, sacaram? Kaaaaanon). A progressão com as personagens sendo apresentadas à medida que suas LRIGs apareciam como reflexos em espelhos ou poças d’água foi uma escolha interessante, visto que é um anime centrado precisamente nessas personagens (character-driven), e a “quebra” nessa rotina se dá por uma subversão do cenário, protagonizada pela loli favorita de todos, a querida Tama com seus instintos primitivos. Assim, temos a felicidade advinda da diversão nas batalhas contraposta ao horror das consequências para o perdedor sintetizadas de forma primorosa.

Marco – Boa OP, segue o padrão de começar mais devagar e acelerar no final. Não entrou no meu top porque não gostei da música (da animação eu gostei). 

– “This game” by Konomi Suzuki – No Game No Life (26)

Tanaka – A direção faz uma passagem simbólica nessa aqui. Reparem que Shiro e Sora começam imersos dentro de um grande oceano (presos dentro da realidade, com a qual não conseguem lidar, e escravos da rotina) e em determinado momento o cenário muda para um céu multicolorido, cuja vastidão alude ao sentimento de liberdade e independência (em certo momento, eles voam pelo céu encontrando algumas das personagens vistas até agora), ao mesmo tempo em que peças de xadrez gigantes destacam a natureza daquele mundo, em que tudo pode ser resolvido na base da lógica e do pensamento racional, ao contrário do mundo real. Fabuloso.

Marco – Junto a Sidonia essa é a única opening que gostei de verdade nessa season. Coloquei até um vídeo com legenda pra notarem como a letra encaixa certinho com a história do anime (legenda em português aqui). A música é ótima, a direção é ótima, a animação acima da média e muito bem sincronizada, 10.

Menções honrosas


Clique no nome do anime para ver a OP.


Haikyu – Boa opening. Não achei nem a música nem a animação excepcionais, mas ambas encaixam bem com o anime.

Gikukoku no Brynhilbr – O pluss aqui é usarem uma música não letrada na abertura (provavelmente em homenagem a OP de Elfen Lied). A música combina bem com o clima do anime, pena que a animação não acompanhou muito bem todos os nuances da música.

Chaika – Não gostei muito da música mas no que tange animação a abertura é excelente e tudo a ver com a obra. Deve dar pra fazer interpretações bem legais dessa opening, mas estou com preguiça de pensar no momento XD.

Mekaku City Actors – Opening legal (apesar da animação não ser bem acabada, mas a do anime também não é então….), só não ficou melhor no meu top pessoal porque não gostei da música.

Bokura wa Minna Kawaisou – Típica abertura de slice of life. Adorei a música, e o clima combina muito bem com o anime. Começa com uma apresentação simples dos personagens em quadro estático, depois mostra o quanto a protagonista feminina é alheia a tudo a sua volta enquanto lê. Começa uma chuva de palavras seguida da imersão do protagonista no mundo dos livros, enquanto a garota muda de roupas de acordo com as mudanças de livro (representando a influência que a protagonista feminina sofre de acordo com o que ela lê). Todos os personagens juntos e depois a música fica mais lenta e romântica ao mesmo tempo que é dado foco no protagonista olhando para a garota com cara de apaixonado em diferentes situações. Ótima opening.

Isshuukan Friends – Outra abertura no padrão de slices of life mas essa é um tanto quanto mais melancólica comparada a anterior(de cima). Não achei nada demais na música e a animação é bem fraquinha mas combinou com o anime.

Nisekoi OP 2 – Boa música (e última da ClariS ao que parece). A animação é bem fraquinha tirando algumas poucas partes mais inspiradas como a sequência do trem. Seguindo os mesmos moldes da OP 1 essa também conta uma mini-historia, na primeira temos uma ida conturbada do protagonista até a escola, nesse é a Chitoge convidando o grupo todo para sair junto e o que acontece até eles chegarem lá (garotas escolhendo a roupa-> viajem de tem-> chegada ao destino). 
Dados da votação:

Top 8 Individuais
Rank
Pontos
Tanaka
Marco
1
15
WIXOSS
No Game No Life
2
11
No Game No Life
Sidonia
3
8
Mushishi 2
Mahouka
4
6
Haikyuu
Black Bullet
5
4
Chaika
Gokukoku
6
3
Date a Live 2
Bokura Wa Minna
7
2
Black Bullet
Mekaku CIty Actors
8
1
Mahouka
Haikyuu
Resultado
Rank
Anime
Pontos
1
No Game No Life
26
2
Wixxos
15
3
Sidonia
11
4
Mahouka
9
5
Mushishi, Black Bullet
8
6
Haikyu
7
7
Gokukoku, Chaika
4
8
Date a Live 2, Bokura wa Minna
3
9
Mekaku City Actors
2

Recomendado: