Dandadan – Staff pede desculpas pela quebra de direitos autorais do anime
Na última semana, o caso envolvendo a quebra de direitos autorais da banda japonesa X Japan repercutiu bastante após o baterista Yoshiki ir ao twitter apontar que o anime de Dandadan não havia a imagem da banda sem os informar devidamente.
O caso levou a uma série de twittes de Yoshiki apontando as semelhanças entre os membros da banda fictícia “HAYASii” e seus colegas de trabalho, além das inspirações usadas para a música “Hunting Soul”.

Após um período de silêncio, o twitter oficial de Dandadan postou um comunicado oficial pedindo desculpas pelo ocorrido e explicando que tudo não passou de um infeliz incidente não intencional.
Pedimos desculpas de coração por toda a preocupação em relação à música “Hunting Soul” do anime DAN DA DAN.
Criamos essa canção com a intenção de transmitir a mesma paixão que sentimos por YOSHIKI e pelo X JAPAN, artistas que toda a nossa equipe respeita demais. Também queríamos que a trilha combinasse com a história e as cenas do anime, deixando a obra ainda mais especial.Mas acabamos não explicando isso antes para o YOSHIKI e o X JAPAN, o que não foi de forma alguma intencional e acabou gerando essa situação. Pedimos desculpas sinceras por isso. Já estamos conversando com todos os envolvidos sobre os direitos e também já falamos diretamente com o YOSHIKI.
Esperamos transformar essa experiência em uma chance de criar coisas legais juntos no futuro.
Mais uma vez, pedimos desculpas ao YOSHIKI, ao X JAPAN, aos fãs deles e também a todos os fãs de DAN DA DAN e às pessoas envolvidas. Obrigado de verdade pelo apoio e contamos com vocês para continuarem acompanhando a série!
Comitê de Produção do anime de DAN DA DAN
Por mais que tenha feito diversas cobranças sobre uma posição dos produtores do anime, Yoshiki nunca se mostrou contrário ao uso da imagem da banda, comentando até mesmo que achou engraçado a forma como foram representados.
No episódio mais recente da 2º temporada DAN DA DAN, alguns trechos da música foram usados, o que pode indicar que as negociões podem terminar de forma positiva e sem maiores problemas.
Fonte: ANN
Relacionado
