Impressões: Sword Art Online II #05 – Arma e Espada

Revelações, ação, sakugas e plot twist! Esse episódio de SAO WARS foi movimentado.

Apesar de “movimentado”, achei o inicio meio lento, mesmo que tenha tido proposito e umas partes engraçadas. Não queria que pulassem nada mas podiam ter dado uma acelerada nos eventos. Do ponto de vista de quem leu a novel o ritmo está bom – por podermos ver praticamente tudo que está no livro animado -, mas do ponto de vista do pessoal que só acompanha o anime pode parecer meio devagar. Felizmente, a coisa esquenta bastante da metade pro final e fecha com um ótimo cliffhanger.

Maldito seja, parece que é impossível ter uma LN sem um fanservice básico.

Estava um pouco temeroso de como iriam fazer essa parte da “descoberta”. Não gostava muito dela no livro e dado a adaptação da S1 (e os excessos da direção em certas partes), essa cena seria perfeita pra fazer um estrago, com uma reação exagerada de ambas as partes ou coisa assim. Para meu espanto, porem, a cena é tratada com sutileza. O mesmo acontece para a cena do Kirito (o troll) provocando o amigo da Sinon. Era uma parte em que uma mão ruim da direção poderia deixar a cena mais espalhafatosa do que deveria (aconteceu muito na S1), mas felizmente não aconteceu aqui. No mais prefiro essa dinâmica da Sinon vendo o Kirito como um rival mesmo (o harém dele já tá muito grande).

Reparem na diferença de filosofia nessa parte. A Sinon acredita que o mundo real e virtual são coisas distintas que não se misturam, e ela sente como se o seu eu real e o virtual fossem pessoas diferentes. Talvez por isso as armas do mundo online não a incomodem. Já o Kirito vive pregando que os dois estão linkados e o mundo virtual é apenas uma extensão do real. Ninguém está certo ou errado ao meu ver, são só dois pontos de vista diferentes.

Essa luta ficou bem legal. E comparado a primeira temporada aonde eles não explicavam praticamente nada das dinâmicas de luta, nessa eles estão se esforçando bastante para que tudo fique o mais claro possível. Não achei tão impressionante tecnicamente quanto a do episódio 2 e achei que usaram um pouco demais do slow motion, mas como é a primeira luta nesse estilo faz sentido familiarizar o telespectador usando de cortes mais lentos e explicativos. Espero, no entanto, que as lutas vindouras tenham menos disso – já que os slow motions ficam quebrando as cenas ágeis em pedaços, e é mais legal ver elas inteiras como cortes de ação fluida ininterruptos.
A única coisa que não gostei foi um pedaço da OST com uma flauta fazendo um mix da main theme. Preferia algo um pouco mais empolgante ali.

Surpresa!

Por último o que brilhou de fato nesse episódio pra mim, o plot twist do final. Death Gun é na verdade um player do primeiro jogo de SAO, um membro da guild PK “Caixão Sorridente”. A tenção podia ser sentida ali, a trilha sonora, os flahbacks, a cara de assustado do Kirito, a direção estava 10. Até a OST que não me agradou tanto na luta estava perfeita no final.

E agora? Quem é Death Gun? Suponho que alguns já devam ter pelo menos uma suspeita. Como já li a LN não posso opinar, mas estou rindo do pessoal que achou que o cara que o Kirito matou na S1 é o Death Gun. Quem morreu na S1, morreu!

Bom episódio. Essa season está tão estável e bem adaptada (só o ep 3 que eu queria algumas mudanças) que estou até desconfiado se é realmente o mesmo diretor. A animação continua acima da média, a OST está boa, a direção está boa e finalmente a trama começa a se mostrar com um belo plot twist no final. Veremos como se saem com o climax das preliminares no próximo episódio. 

Avaliação: ★    ★ 

Extras

Colocaram a respiração do Darth Vader nele! Muito legal! (pra quem curte Star Wars pelo menos).

Não faz cara de coitado não, você mereceu!

Prestem atenção nos gemidos e resmungos de criança pidona que ele fica fazendo nessa parte. Ri muito.

Olha o que você fez Kirito! Sinon saiu do “friendly mode” e foi pro “psicopata mode”.

Cacete, seu troll!

Continuam fazendo cenas de visão em primeira pessoa, legal.

Lembram do que falei sobre a direção ser espalhafatosa desde a S1? No Novel o Kirito só chega até o cara dá um corte bem dado com o a espada e o cara morre (igual acontece nas sequências de luta da Opening). No anime inventaram esse efeito de luz e raios pra todo lado, além do Kirito ficar torturando o cara por uns segundos. Fica bonito visualmente, mas acho meio exagerado.

Dessa parte eu não gostei, parecia que ele estava voando. Faltou noção de gravidade (ele tinha que ter caido mais rapido).

A piada dele tentando colocar a espada nas costas por estar acostumado com os outros jogos é legal, mas se repetir demais vai perder a graça. E reparem – principalmente nessa parte – que diferente do episódio anterior, nesse, a espada faz sons iguais ao dos sabres Jedi de Star Wars.

Fucking Sakugas!!! Pena que tão poucos animes por temporada tem uma equipe capaz de criar muitas. E não, a primeira imagem de cima não tem CG , é 2D.

10/10 pro gênio que fez isso.

Obs: Se quem leu a Light Novel quiser comentar spoilers futuros coloca um aviso de “”SPOILER”” antes de comentar. Caso contrário vou deletar ou editar o comentário.

51 Resultados

  1. oga tatsumi disse:

    Eu me vi nessa última GIF. LOL
    Curti muito o episódio, apesar do fato que o Kirito consegue bloquear balas com uma espada me deixou de mau humor até o plot twist, não me lembro muito da novel, então vai ser interessante ver tudo de novo, já que esse é o melhor arco (pra mim).
    Aquele tapa foi um dos melhores momentos da temporada XD (Sou meio hater do Kirito).

  2. Leonardo Henrique disse:

    Uma boa impressao e um bom episódio 🙂
    Desde aquele ”The End” do episodio 2 eu me interessei pela Sinon, agr então…
    Ela dizendo q vai derrotar o Kirito e talz, to achando ela mais badass q ele, quero ver como ela vai se sair na classificatória.
    Uma coisa q não gostei é nessas duas imgs q o Marco colocou, mostrando as linhas de previsão e o fundo preto, eu nao gosto desse fundo, e nem deles deixarem a cena tão lenta, se bem q é a primeira luta então provavelmente vão parar com isso. A ost da luta, mds…. se vai reciclar o main theme faz bem feito., foi broxante, na melhor parte eles botam aquilo, um lixo se comparar com a de quando o Kirito fica pensando quem é o Death Gun. Acho q até dava p usar ela numa luta, ia ficar mto bom.
    Outra coisa foi quando o Kirito perfurou o cara com o sabre, o cara só ficou gritando, e foi por um bom tempo, ele nao podia fazer nada ? Lembrou de Akame, o Tatsumi segurando o cara p Mein e o cara nao conseguiu se soltar ¬¬.
    Eu ri com o Kirito trollando, foi bom ver ele assim dps de ver ele fingindo ser mulher, mas como ele msm disse, ele exagerou xD.
    P mim as melhores partes foram quando a Sinon fala q vai derrotar o Kirito e todos os mais fortes, e de longe achei a melhor parte do episodio foi o Kirito se encontrando com o Death Gun, foi tenso! *-*, achei mais empolgante q a luta.
    Mto foda o Kirito pensando quem seria ele.
    Eu imaginei o Death Gun sendo aquele carinha q se suicidou, da guilda de noobs q o Kirito entrou no começo, acho q o nome da guilda era Kuroneko…
    Nao lembro mto bem da Season 1 entao nao sei se suicidio era permitido mas lembro q tinha areas q o HP nao baixava. Devo estar errado xD.
    E o jeito dele falar é meio lento, sei lá parece uma maquina.
    Eu tenho algumas perguntas : O Kirito realmente encontrou o Death Gun ? Falou com ele, viu o rosto ?
    Aquele amigo da Sinon parece um personagem interessante, aquele olhar q ele deu p Kirito quando ele ficou provocando, ele nao parece ser um idiota qualquer. Ele vai ter algum papel importante na história ?
    Escrevi mto, nuss –‘

  3. rafaelt disse:

    Sou novo aki, não sou grande entendedor de animações mas aqui vai minhas impressões : Gosto muito da “direção” (em SAO em geral), nesse episodio os momentos de maior tensão não são durante a luta (onde me parece que houve um maior cuidado com a fluides dos movimentos e um bom uso de efeitos) e sim quando kirito volta da batalha e o death gun. Nessa hora a sensação e mais pelos enquadramentos do qualquer coisa. Alias nesse momento o trabalho de animação pareceu simples, com desenhos estáticos ou de movimento simples onde o enquadramento se movimenta sobre ou foca em determinado detalhe. Além de usar muitas cenas da temporada passada sem se parecer “filler” e sim representando a sensação do kirito de “conhecer” o death gun mas não saber que é. Quando ele ve o simbolo da PK novamente as cena das primeira temporada sã usadas de forma muito inteligente para dar a sensação sem serem parecerem “repetitivas”. A parte do kirito enfiando a espada no cara realmente parece que dura mais do que deveria, mas acho que é justamente pra enfatizar a vitoria da primeira luta do kirito nesse novo ambiente. Em tempo “real” deve ter sido super rápido, mas a “demora” na morte passa uma impressão de algo novo, inesperado e não simplesmente banal como seria numa luta fácil em um dos ambientes de realidade virtual que ele estava acostumado. Acho que SAO tem um historia legal ( não é brilahente nem ruim), mas o grande mérito parece ser como ela vem sendo contada no anime.

    • Marco disse:

      Não sou tão fã da direção de SAO em geral – apesar dela ter melhorado muito comparado a S1. Sempre que tem alguma parte dramática maior a direção costuma exagerar e deixar ela com cara de trash. Se um vilão tem trejeitos de vilanescos eles dobram isso e o cara fica mais trash do que já parecia no original. As cenas de ação são feitas de forma mais espalhafatosa no anime. Em algumas partes fica bom, outras não. Além do fato de gerar muita inconsistência. O cara ficou parado por um tempo com um sabre de luz cravado no meio do peito gritando.
      GGO não tem um sistema de dor amplificado nem nada para justificar aquilo. O sabre de luz é simples e feito para matar em hit kill, sem aquele escândalo todo. Eu entendo que eles queriam deixar o evento mais grandioso mas isso não justifica gerar inconsistências.

      Quanto a animação, SAO tem uma das melhores equipes de animadores possível. Sempre que precisa de algo mais elaborado eles costumam entregar (o que 99% das adaptações de LN não faz). A cena do final era mais estática porque não tinha motivos ou “como” a cena ser fluida ali. Diferente de uma cena dramática, aonde você pode animar com fluides as várias mudanças de expressão e movimento da pessoa, em uma cena de tenção o rosto do personagem não muda muito mesmo. A direção com certeza foi muito bem no final. Já na luta foi “boa”, mas a trilha sonora foi fraquinha demais, mesmo aquela não sendo uma luta “tensa”, deviam ter colocado algo mais empolgante.

  4. Kankor disse:

    Eu esperava um ritmo mais acelerado,mas foi um episódio bem feito…gostei muito.Só estou meio receoso com o arco que eles vão cobrir depois desse,(Oque tem a Asuna como Protagonista) eu não li a LN mas geral ta falando que é mo chato .-.

    • Marco disse:

      O arco da Asuna não tem tensão ou um plot elaborado a ser resolvido. É meio que uma side story bem grande. Tem algumas lutas mas o foco é mostrar um pouco da vida da Asuna e das possibilidades do Nervegear fora do jogo.
      É uma boa historia, só não é muito movimentada (apesar da primeira parte dela ter ação e luta contra bosses).

  5. Marco você me trollou ( eu estava esperando o post o sábado inteiro e quando vou dormir ele me posta isto ás 23:57h :P).
    Eu gostei bastante deste episódio 😛 ( Apesar da ação acontecer na metade do episódio em diante né? :P). Quando o Kirito mostrou o perfil dele para Sinon eu disse para mim mesmo: Agora fudeu cara. Sinceramente ele mexeu com a onça com vara curta. Adorei o tapa que ele levou na cara para ele aprender a nunca mais se aproveitar de uma garota bancando uma de Asuna 😛 – O melhor é ele correndo atras da Sinon que nem um cachorrinho sem dono pedindo por ajuda.
    A cara de pau do Kirito é uma das coisas que gosto dele apesar de achar que ele merecia mais um tapa na cara. Achei a Sinon muito gente boa por ainda explicar a mecânica da classificatória para ele, mas não gostei dele provocando a Sinon e o Spigel – Ele foi muito Troll, passou e muito dos limites. Apesar de sido bem rápida eu gostei da luta – O efeito de som do sabre de luz parecido com o Star Wars me deixou com água nos olhos ( Marco no episódio anterior ele também faz quando Kirito movimenta o sabre – se você prestar atenção – mas neste episódio esta mais evidente). Gostei deles explicando a linha de previsão, como o Kirito prever elas e desvia as balas com o sabre de luz, mas como você disse espero que não tenha mais estes cortes nos próximos episódios e e os cortes sejam fluidos e sem estas interrupções. Gostei do final deste episódio, foi muito bom. Agora sobre os comentários extras: Kirito realmente consegue despertar o modo psicopata das pessoas – sinon que o diga. Também quero mais cortes com visão em primeira pessoa, ficaram legais e me lembram bastante quando estou jogando algum Shot em primeira pessoa. Realmente o Death Gun é uma cópia do Darth Vader , mas este não tem redenção 😛 – Gostei do som mecânico na respiração dele. Acredito que eles não vão repetir tanto a piada do Kirito tentando guarda o sabre nas costas. Sobre aquele detalhe da queda, eu realmente não tinha reparado naquilo ( direção existe algo chamado gravidade que faz você cair em direção ao chão com velocidade quando pula de lugares altos ou dá um salto ok? :P) – Ansiosa pelo próximo episódio com o embate Kirito vs Sinon 😛
    P.S: Os pontos de vista de Sinon e Kirito no começo deste arco são realmente interessantes :3 ( O desenvolvimento da Sinon neste arco do inicio ao fim também é legal – ela amadurece bastante, seu ponto de vista em relação a certas coisas também sofre uma ligeira mudança :P)
    Agora fiquei com vontade de comprar ou fazer um sabre de luz 😛

  6. credo2 disse:

    Que coisa em!

    E impressão minha ou a voz do kirito estava meio feminina,sinceramente era como se eu estivesse vendo uma versão do kirito feminina nesse ep.

    Praticamente quase tudo dele estava feminino.

    Quero spoiler porfavor!

    Quem e aquele feio death gun ?

    • Avisando aos desavisados: A pedido desta pessoa vou dá um spoiler do final de Phanton Bullet – Se você quiser pode colocar sua conta em risco e ler este espoiler:
      [Spoiler] Death Gun é um player que usava o nick de XaXa em SAO, ele era membro do Caixão Sorridente como foi evidenciado neste episódio, Kirito já encontrou com ele dentro de SAO. Em uma operação da linha de frente eles conseguiram desfazer esta guilda, vários jogadores dela morreram – Kirito fez parte dessa operação. O Death Gun é irmão do amigo da Sinon. O amigo da Sinon auxiliava ele nas mortes dentro de GGO junto com outro pessoa que fazia parte do Caixão Sorridente de SAO [Spoiler]
      Sim, a voz do Kirito foi afeminada até na LN kkkk – Mas relaxa ele é homem rapaz 😛

  7. ayrton disse:

    gostei muito desse episódio, pra min está sendo um dos melhores animes da temporada (normalmente gosto de slice of life e de vez em quando um shoujo mas os dessa temporada estão péssimos) minha maior dificuldade aqui foi ver esses avisos de spoiler e ter que me conter pra não estragar a surpresa heheeheheh
    Ótima matéria marco vou continuar acompanhando seu blog espero que venham mais animes de ótima qualidade para serem analizados^^

    • Marco disse:

      Hum, gostou de Barakamon não? (é slice of life). Nozaki-kun também estou achando divertido.
      Não leia spoiler não, perde a graça.
      Vlw, mas quanto a animes de ótima qualidade eu não sei. Só pego o que me diverte ou tenho interesse e rezo pra sair coisa boa.

  8. chefe é chefe né pai disse:

    Quando contratam um monte de animadores talentosos,pra um anime que vem de uma season com média de venda de 35 mil BD/DVD sendo que seu material original e o mais vendido do gênero, são muitos os motivos pra apostar em sword art online,agora que vilão foda,na primeira temporada eu senti falta disso,de um cara que realmente assustava,se bem que parecia que o tal death gun tava surpreso também,já que ele veio do SAO e o Kirito era uma lenda de la e ai fico aquele climão dos dois.
    As lutas também tem uma dinâmica diferente, acredita-se que no combate melee tenha desvantagem contra armamento a distancia, kirito acha uma forma na propiá função do jogo pra reverter essa desvantagem,oque mostra que realmente ele e um gênio gamer.

    • Marco disse:

      Na verdade não. Lembra de Monogatari S2 e IS 2? Ambos com vendas acima de 35k e mesmo assim tiveram animação bem abaixo das seasons anteriores.

      A Shaft é porque ela tá quase sempre sobrecarregada e tem uma schedule ridícula. Nisemonogari saiu acima da média porque foi o único momento desde 2009 que a Shaft ficou 6 meses sem lançar anime nenhum (entre o meio de 2011 e inicio de 2012), e então teve um tempo maior e mais pessoal disponível para trabalhar no projeto.

      Como eles não tem nada planejado para as próximas seasons até o início do ano que vem talvez vejamos o segundo animes bem produzido deles na WInter do ano que vem.

      O problema de IS 2 era similar. O estúdio 8-bit estava com mais projetos do que era capaz de aguentar (mantendo uma qualidade boa). O diretor não soube compensar isso trazendo talentos externos e deu no que deu.

      SAO é uma caso aparte porque a “A1- Pictures” não funciona como um estúdio normal. Eles não tem pessoal fixo e para todos os projetos deles é formada uma Staff de freelancers (normalmente que a Aniplex conhece). Ela sofre com excesso de projetos, mas isso afeta ela bem menos do que a estúdios normais.

      Ter gente talentosa também não é garantia de boa animação. Wizard Barristers tinha um sakuga animator extremamente talentoso trabalhando no projeto e deu no que deu. Tinha alguns cortes bonitos aqui e ali, mas em geral era fraco e só foi piorando a cada episódio.

      Sobre o Kirito: Não acho ele um gênio, no máximo um bundão (e se não tivesse espada em GGO?) com super reflexos XD.

      • chefe é chefe né pai disse:

        Não sabia dessa rotatividade de sakugas nos estúdios,pra min cada um tinha seus profissionais fixos,também deve ter aqueles que trabalhão com um certo diretor e onde o cara vai ele ta indo, vulgo ”os peixe” no Brasil.

        falando nisso não ia sair um monogatari essa temporada ?

        e sobre o kirito se não tivesse espada e super reflexos ?
        fácil de mais, é só chamar o hacksuya pra ensinar ele a dar tiro com uma nove milímetros a 100 metros de distancia com potencia de uma .50,se ia ver se não ganhava o GGO só de headshot.

  9. kingumaga disse:

    SAO ta bem bacana, igual a primeira temporada (tirando a parte das fadas que decaiu um pouco), o final achei muito Star Wwars com essa luta com sabre de luz e o Death Gun de Dath Vader hahahahaha da parte de ação não tem do que reclamar até agora.

    Quando sai as Terceiras Impressões da temporada? Gosto muito desse quadro.

  10. credo2 disse:

    Sonceramente eu assisti todas as temporadas de sao ontem rsrs.

    [Spoiler]E tive curiosidade de olhar a ligth novel (hoje) que mostra um novo jogo UW.
    Parece que esse jogo vai superar os outros como ALO,GGO.

    As Fujoshis vão ter ataque cardiaco quando Eugeo aparecer em animação (se ter uma temporada depois dessa).
    Vai começar existir Kirito x Eugeo rsrsr.

    Afinal elas conseguem ver romance ate onde não existe kkkk.

  11. credo2 disse:

    spoiler.

    Parando pra pensar sera que o autor de sao estava tentando chamr a atenção das fujoshis criando eugeo.
    Por que no japão existe uma enorme quantidade delas.

    Bom a maioria dos autores de animes/mangá fazem esses tipos de coisas só pra chamar atenção.

    Afinal quanto maior o publico maior e a quantidade de fans o anime/mangá vai ter.
    As fujoshis também não podem ver uma cena de amizade entre dois garotos que começam a fazer uma festa comemorando um novo casal yaoi (na mente delas).

    Fonte: tenho uma amiga obsecada por yaoi,a convivencia com ela me fez entender um pouco da locura das fujoshis.

    • Marco disse:

      Não, o autor escreveu isso originalmente em 2007 ou 2008. A febre das fujoshi começou bem depois disso. Nas notas ele comenta que queria colocar um outro homem como segundo protagonista pra mudar um pouco do sistema de uma nova heroína todo arco (apesar desse arco ter uma nova heroína também, mas ela demora a aparecer).

      • credo2 disse:

        Hunm que interessante essa ideia do autor.
        Um segundo protagonista,eu gostei dessa ideia.
        As vezes tenho a impressão que eugeo e a copia do kirito por que eles quase são indenticos esteticamente.

        Obrigado por responder.

        Nossa meu deus fui procurar imagens do eugeo pra ver como ele e esteticamente e acabei encontrando o que não devia.

        Aviso: Não procurem imagens do Eugeo se não vai acabar vendo coisas que não devem.

  12. credo2 disse:

    Tomara que a Asuna não tenha tanta participação nesse arco,as vezes ela tão chatinha.

    Esperando uma boa luta nos proximoa episodios.

  13. credo2 disse:

    Ei pessoal eu gostaria de saber se nesses 25 (ou 26) episodios só vai ser o jogo GGO ?

    Ou eles vão acrescentar UW junto na metade desses 25 (ou 26) episodios ?

    • Marco disse:

      No episódio que vem termina o livro 5, ai eles vão precisar de mais uns 7 a 8 episódios pro livro 6 (que é um pouco maior que o 5), e ai termina GGO. Depois de GGO ou eles vão usar Mothers Rosario(livro 7) junto com uma side story do livro 8 chamada Calibur ou vão começar UW. A maior aposta é Mothers Rosario + Side Story, deixando UW só para um futuro SAO 3.

  14. ND9 disse:

    Pessoal… alguma dica de onde achar SAO 2 para baixar?? em boa qualidade!!

    Terminei de assistir a primeira parte hoje!! E putz comentei em um outro post antigo, mas fiquei muito impressionado como os personagens de SAO são exatamente iguais aos de Love Hina! A maioria da para identificar um personagem igual, a Asuna inclusive usa a mesma roupa da Naru de Love Hina em boa parte do desenho =S.
    Além de serem iguais.

    obrigado.

    • Marco disse:

      Se souber inglês http://www.nyaa.se/ . Caso contrário http://www.portalkai.com.br

      o.O, “exatamente iguais” aonde? Tem que forçar a vista para achar uma semelhança significativa no design. E mesmo assim só acho uma garota que lembra de leve a Asuna e uma nanica que lembra a irmã do Kirito. Que outros personagens são parecidos?

      • ND9 disse:

        Sei lá pode ser impressão minha, mas cada episódio que eu assistia de SAO eu ficava em algum momento com a sensação de que já tinha visto uma cena igual aquela. Ou algum personagem muito parecido com outro que eu já vi.
        E nunca tinha acontecido isso antes, mas foram várias e várias vezes.. A primeira relação que eu fiz foi com LH por causa da Asuna.
        Mas já faz um tempo que eu assisti, não vou conseguir lembrar cena por cena ou episódio por episódio.

        Lembro de poucos exemplos… a cena que a Asuna cai em cima do Kirito e ele aperta o peito dela. Tem uma exatamente igual no LH. (pode ser que seja meio comum.. não sei)
        Uma outra cena também que no LH eles penduram a Naru em uma corrente pelas mãos. Ela está com uma roupa e a cena é bem me lembrou bem com uma de SAO. (são duas situações bem diferentes, mas me lembrou)

        Mas entendo se for impressão minha… vocês com certeza já viram mais animes e tem um olhar mais refinado hehe eu talvez ache apenas similar e exista mesmo essa similaridade em vários animes diferentes..

        Dica de onde baixar SAO 2?? vlw!
        Faz pouco tempo que conheci o site aqui, estou curtindo bastante!

Deixe um comentário